Autor Tópico: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?  (Lida 8717 vezes)

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2011, 11:52 »
Eu uso o Ubuntu desde a versão 9.04. Na época, não atualizei para o 9.10 e quando saiu o 10.04.1 eu formatei o desktop e o instalei a versão i386. Desde então eu o usava normalmente e já tinha me acostumado com o tempo de boot (cerca de 20 segundos).

Ocorre que quando lançaram o 10.04.3, por coincidência, precisei formatar de novo o pc, para reorganizar as partições para a instalação do debian. Então, baixei, mas na versão amd64. Para minha surpresa, ficou absurdamente mais rápido do que antes, com boot em cinco segundos.

Não consigo entender o que mudou ao ponto de apresentar um resultado tão significativo. Além disso, o sistema está bem mais estável do que antes.

Então, fica a pergunta: Com o lançamento dessa revisão 10.04.3 é vantajoso reinstalar o sistema a partir da imagem atualizada, ou essa melhora de desempenho se deve ao fato de ter trocado a versão i386 pela amd64?

Pergunto isso porque no netbook eu tenho instalado o ubuntu 10.04 da época do lançamento e desde então faço regularmente as atualizações recomendadas. E, reparo que o tempo de boot desse netbook é de 25 segundos e o comportamento dele logo após o carregamento é bem lento. Depois que os aplicativos são abertos pela primeira vez a coisa melhora um pouco. Fiquei tão surpreso com o desempenho da reinstalação do pc que estou pensando em fazer mesma coisa no netbook, usando a versão i386 ou mesmo a específica para netbook (embora eu não goste do layout)

no meu disco costumo deixar a /home em uma partição própria formatada em ext4, que criei em a uns 2 anos (ela estava em ext3 e foi convertida para ext4), sempre que quero testar uma nova distro, uso essa mesma /home (apagando apenas os arquivos ocultos). percebi um grande ganho de desempenho quando apaguei e recriei todas as partições do disco (4 partições primarias e nenhuma lógica, /boot, swap, /home e /), não pesquisei muito sobre isso, mas pela sua descrição, essa pode ser uma das causas do ganho de desempenho.
também percebo um ganho de desempenho nas versões x86_64 em relação as i386, acredito que seja principalmente por causa do kernel.

Offline raymundojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o ubuntu 10.04 LTS no lugar do 11.10: Reinstalação?
« Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2011, 19:42 »
Pessoal, estou com o mesmo problema do usuário abaixo nesse outro fórum

coldplay (usa Ubuntu)

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Reinstalando-1004-no-lugar-do-1110-PROBLEMAS

e não tenho encontrado respostas.

Desde já, agradeço a atenção.
A Partição /home abriga os arquivos pessoais e configurações de aplicativos em pastas ocultas (que tem nomes começados por . ) Se você formatar o sistema e preservar a /home, como está voltando ao 10.04LTSm o ideal é apagar as pastas de configuração.

Se você fizer como descreveu e tiver o cuidado com as pastas de configuração da /home, não deve haver problemas.

Mas, sinceramente, não vejo sentido em usar partições separadas para /var e /tmp. Na verdade, isso até pode causar alguns problemas, já que você só pode criar até quatro partições primárias (delimitadas no raio do disco) e seria preciso criar partições lógicas (distribuídas ao longo do disco) Naturalmente, uma partição primária é mais segura e apresenta um risco de corrupção menor.



Bem, entendo quando você fala dos arquivos ocultos, tais que podemos ver ao pressionar Ctrl+h na partição "/home"...
Porém, como descrevi, antes de reinstalar o 10.04 no lugar do 11.10, havia criado um usuário chamado redjunior, tal, que ainda existe em forma de pasta, bem como o novo, raymundojr na partição "/home" atual, tbm em forma de pasta porém contendo arquivos de texto e arquivos encriptados, estes arquivos com mais de 150MB até, só em forma de texto, pelo menos é como o sistema me permite visualizar, mesmo após a reinstalação sem solicitação de formatação da "/home" e com formatação das "/", "/var" e "/tmp" os antigos arquivos existem, tanto é que ocupam mais de 60GB do meu HD, ficando "invisível", tentei até usar algum tipo de programa para recuperação de arquivos deletados...
Amat victoria curam ... C'est la vie!

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer algo, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Offline raymundojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o ubuntu 10.04 LTS no lugar do 11.10: Reinstalação?
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2011, 20:28 »
Pessoal, estou com o mesmo problema do usuário abaixo nesse outro fórum

coldplay (usa Ubuntu)

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Reinstalando-1004-no-lugar-do-1110-PROBLEMAS

e não tenho encontrado respostas.

Desde já, agradeço a atenção.
A Partição /home abriga os arquivos pessoais e configurações de aplicativos em pastas ocultas (que tem nomes começados por . ) Se você formatar o sistema e preservar a /home, como está voltando ao 10.04LTSm o ideal é apagar as pastas de configuração.

Se você fizer como descreveu e tiver o cuidado com as pastas de configuração da /home, não deve haver problemas.

Mas, sinceramente, não vejo sentido em usar partições separadas para /var e /tmp. Na verdade, isso até pode causar alguns problemas, já que você só pode criar até quatro partições primárias (delimitadas no raio do disco) e seria preciso criar partições lógicas (distribuídas ao longo do disco) Naturalmente, uma partição primária é mais segura e apresenta um risco de corrupção menor.


1. http://ubuntuone.com/4F5BNKRs32W3P0ZJHitqkg
2. http://ubuntuone.com/6st34zzXQ7zS0Zxck40AoV
3. http://ubuntuone.com/4wfXmpDXWqx6JpX1U7fMub
4. http://ubuntuone.com/1R2XNq2moK94eqzHp4W9Gs
5. http://ubuntuone.com/6g91xgXxyAuxuzz36ee8BL
6. http://ubuntuone.com/0GsyFhde9sCwWyIa6DDpTW

Respectivamente:
1. estamos em /home atual
2. em /home/.ecryptfs/
3. em /home/.ecryptfs/redjunior
4. em /home/.ecryptfs/redjunior/.Private
5. em /home/.ecryptfs/redjunior/.Private e na 1ª pasta, que contém 39 itens
6. em /home/.ecryptfs/redjunior/.Private , na 1ª pasta, que contém 39 itens e na pasta que contém 25 itens

entende? os antigos arquivos existem, encriptados, em forma de textos contendo vários caracteres, porém, com tamanhos variando entre 50MB a 190MB, totalizando mais de 100GB de espaço ocupado, porém, "oculto" no diretório atual, algo que não aconteceu no desktop do trabalho, os antigos permaneceram visíveis, ocupando o mesmo espaço antigo, mas visíveis.


Outra coisa, nesse site,
http://www.hardware.com.br/guias/ubuntu/diretorio-encriptado.html

Sobre encriptação, quando estamos instalando o ubuntu e ele oferece a opção para encriptar, foi justamente esta opção que fiz no antigo 11.10 e por isso não consigo visualizar atualmente, por isso ele está "oculto", encriptado?

Cara, eu não sei realmente se entendi o que me disse antes, só sei que ando desesperado porque tenho muito trabalho da faculdade e alguns vídeos que será complicado baixar novamente, embora os vídeos eu não tenha problema, posso demorar novamente, mas os trabalhos...
Desde já, agradeço a atenção ai e no que me puder ajudar ainda.
Abraço!
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 20:36 por raymundojr »
Amat victoria curam ... C'est la vie!

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer algo, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2011, 22:23 »
Tranquilo.

É muita informação mesmo e precisa um tempo para digerir tudo.

A pasta /home abriga a estrutura de pastas dos usuários e suas configurações. Se a pessoa usa um pc compartilhado com outra, com duas contas, ambas aparecerão como pastas dentro da /home. Quando se marca a opção de encriptar, a ideia é criar um sistema de segurança que impeça que outra pessoa acesse os dados e consiga a informação, por meio de uma sessão live-cd, por exemplo. A /home encriptada é montada normalmente no sistema, que por segurança solicita a senha para acesso. Um usuário não autorizado que queira acessar as informações, mesmo que se apodere da máquina, não teria como acessar os dados, pois eles estariam codificados.

Ou seja: a opção de encriptar é para garantia da segurança das informações, impossibilitando que sejam acessadas posteriormente. Assim, como essa opção foi usada numa instalação anterior, acredito que o sistema não consiga acessar esses dados, mesmo que você use o mesmo nome de usuário e senha na nova instalação.

Então, se entendi direito, você nem consegue mais acessar o conteúdo dessa pasta, certo?

Nesse caso, antes da instalação, pela sessão live-cd, você deve acessar a partição /home e apagar as pastas redjunior e encriptfs. Depois, você acessa /home/raymundojr e apaga as pastas de configuração (.adobe, .cache....).

Por fim, você inicia a instalação, sem marcar a opção de formatar a /home e definindo-a como ponto de montagem /home da nova instalação. Se fizer isso e usar o mesmo nome de usuário raymundojr, o sistema não criará outra pasta e aproveitará a estrutura existente.

Se você não apagar as pastas ocultas de configuração, essas configurações serão aplicadas aos pacotes instalados na nova instalação (por isso que dá erro). Se fosse uma reinstalação, da mesma versão, não haveria problemas.

Observação: Se na nova instalação você ativar a opção de encriptação, o sistema criará uma nova pasta encriptfs dentro da /home, para embaralhar os dados do usuário. Isso dificulta bastante uma reinstalação, pois impede que se aproveite a estrutura da /home existente, obrigando que você tenha que copiar seus dados para um hd externo como backup (o que tira uma das vantagens mais interessantes da /home em partição separada)

Edit: Não uso partição /home encriptada e por isso não testei, mas tem um tutorial de como acessar:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessando-dados-de-uma-pasta-home-encriptada

Então, antes de apagar qualquer coisa, você deve acessar o sistema por uma sessão lice-cd, decodificar a pasta conforme o tutorial (será preciso usar o nome de usuário e senha antigos num determinado momento) e fazer a cópia desses dados para um hd externo.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2011, 22:36 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline raymundojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #19 Online: 02 de Janeiro de 2012, 17:11 »
Tranquilo.

É muita informação mesmo e precisa um tempo para digerir tudo.

A pasta /home abriga a estrutura de pastas dos usuários e suas configurações. Se a pessoa usa um pc compartilhado com outra, com duas contas, ambas aparecerão como pastas dentro da /home. Quando se marca a opção de encriptar, a ideia é criar um sistema de segurança que impeça que outra pessoa acesse os dados e consiga a informação, por meio de uma sessão live-cd, por exemplo. A /home encriptada é montada normalmente no sistema, que por segurança solicita a senha para acesso. Um usuário não autorizado que queira acessar as informações, mesmo que se apodere da máquina, não teria como acessar os dados, pois eles estariam codificados.

Ou seja: a opção de encriptar é para garantia da segurança das informações, impossibilitando que sejam acessadas posteriormente. Assim, como essa opção foi usada numa instalação anterior, acredito que o sistema não consiga acessar esses dados, mesmo que você use o mesmo nome de usuário e senha na nova instalação.

Então, se entendi direito, você nem consegue mais acessar o conteúdo dessa pasta, certo?

Nesse caso, antes da instalação, pela sessão live-cd, você deve acessar a partição /home e apagar as pastas redjunior e encriptfs. Depois, você acessa /home/raymundojr e apaga as pastas de configuração (.adobe, .cache....).

Por fim, você inicia a instalação, sem marcar a opção de formatar a /home e definindo-a como ponto de montagem /home da nova instalação. Se fizer isso e usar o mesmo nome de usuário raymundojr, o sistema não criará outra pasta e aproveitará a estrutura existente.

Se você não apagar as pastas ocultas de configuração, essas configurações serão aplicadas aos pacotes instalados na nova instalação (por isso que dá erro). Se fosse uma reinstalação, da mesma versão, não haveria problemas.

Observação: Se na nova instalação você ativar a opção de encriptação, o sistema criará uma nova pasta encriptfs dentro da /home, para embaralhar os dados do usuário. Isso dificulta bastante uma reinstalação, pois impede que se aproveite a estrutura da /home existente, obrigando que você tenha que copiar seus dados para um hd externo como backup (o que tira uma das vantagens mais interessantes da /home em partição separada)

Edit: Não uso partição /home encriptada e por isso não testei, mas tem um tutorial de como acessar:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessando-dados-de-uma-pasta-home-encriptada

Então, antes de apagar qualquer coisa, você deve acessar o sistema por uma sessão lice-cd, decodificar a pasta conforme o tutorial (será preciso usar o nome de usuário e senha antigos num determinado momento) e fazer a cópia desses dados para um hd externo.



ATT: xluisfernando ... Feliz ano novo...

Cara, perdoe-me a demora, estou com uns problemas desde esse dia em que você postou essa resposta... Enfim...

Veja só, segui o passo a passo descrito nesse link do viva o linux, Acessando-dados-de-uma-pasta-home-encriptada, porém, no final
   
            ...
            Enable filename encryption (y/n) [n]: y

            Filename Encryption Key (FNEK) Signature [aaaaaaaaaaaaaaaa]: bbbbbbbbbbbbbbbb

            WARNING: ... ... ... ..

            Would you like to proceed with the mount (yes/no)?: yes

            Would you like to append ... ... warning in the future(yes/no)?: yes

            Se tudo ocorreu bem aparecerá:
            ...
essa [aaaaaaaaaaaaaaaa] anteriormente, no meu, claro, é uma sequência e quando chega nesse ponto ele informa outra sequencia, por exemplo, a minha anterior começa com 64... e nesse ponto ela informa 84..., e como as minhas [aaaaaaaaaaaaaaaaaaa] deveriam coincidir, para que eu possa em "Filename Encryption Key (FNEK) Signature [aaaaaaaaaaaaaaaa]: bbbbbbbbbbbbbbbb" digitar a minha [bbbbbbbbbbbbbbbb] e não coincidem, aparece o erro
   
   ...
   in order to avoid this warning in the future (yes/no)? : yes
   Successfully appended new sig to user sig cache file
   Error mounting eCryptfs: [-2] No such file or directory
   ...

e não é montada, descriptografada, a antiga pasta contendo os arquivos antigos, ou seja, não deu certo.

Esse é um screen do que acabei de falar
http://ubuntuone.com/5n5l9ikWGxyRbMvCFsv0Ol


Não sei se fui claro, porém, e desde já agradecendo a atenção, peço que me ajude.
Abraço!
Amat victoria curam ... C'est la vie!

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer algo, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #20 Online: 02 de Janeiro de 2012, 19:31 »
raymundojr

Como eu disse, não tenho come testar porque não uso /home criptografada, mas pelo que li no procedimento, pela sessão live-cd e como root, você acessa o diretório .ecryptfs dentro de sua /home e lá você executa um comando, que vai te dar uma resposta exadecimal, desde que você tenha a senha usada quando essa /home estava no sistema.

Depois, com essa sequência enorme de letras e números anotada (diferenciando maiúsculas e minúsculas), você precisa registrar a chave no sistema. Esse registro fornecerá duas outras sequências numéricas, que precisam ser anotadas.

Por fim, você monta a pasta para desembaralhar, com as chaves anotadas.

Uma única letra ou número errado provoca erro.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 19:34 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline raymundojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #21 Online: 13 de Janeiro de 2012, 12:17 »
raymundojr

Como eu disse, não tenho come testar porque não uso /home criptografada, mas pelo que li no procedimento, pela sessão live-cd e como root, você acessa o diretório .ecryptfs dentro de sua /home e lá você executa um comando, que vai te dar uma resposta exadecimal, desde que você tenha a senha usada quando essa /home estava no sistema.

Depois, com essa sequência enorme de letras e números anotada (diferenciando maiúsculas e minúsculas), você precisa registrar a chave no sistema. Esse registro fornecerá duas outras sequências numéricas, que precisam ser anotadas.

Por fim, você monta a pasta para desembaralhar, com as chaves anotadas.

Uma única letra ou número errado provoca erro.


==========

Acessando cada diretório...

raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs$ ls
raymundojr  redjunior
raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs/redjunior$ ls
raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs/redjunior$ cd .ecryptfs/
raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs/redjunior/.ecryptfs$ ls
auto-mount  auto-umount  Private.mnt  Private.sig  wrapped-passphrase
raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs/redjunior$ cd .Private/
raymundojr@meupc:/home/.ecryptfs/redjunior/.Private$ ls

*** dentro desta, aparece tudo isso que se encontra no link abaixo
    http://ubuntuone.com/1R2XNq2moK94eqzHp4W9Gs

E é dentro deste ".Private" que, logo após todo o processo de desencriptar, deveria aparecer o conteúdo antigo, o conteúdo descriptografado.

Então, diante de todo o cuidado com todos as letras e números que aparecem na informação hexadecimal, e olha que eu tomo todo cuidado para que o que estou digitando seja igual ao que li, mesmo assim, ainda não adiantou.

Bom, nesse momento, estou pensando mesmo é em deixar pra lá, já que aprendi que, em qualquer hipótese, preciso sempre executar um backup dos dados. Desta vez, infelizmente, perdi a batalha.

Cara, de qualquer forma, muito obrigado mesmo pela atenção dispensada.
Grande abraço!
Amat victoria curam ... C'est la vie!

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer algo, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2012, 10:08 »
raymundojr

Tem uma outra dica, por live-cd

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Acessar-diretorio-home-criptografado-pelo-Ubuntu-usando-livecd/

Mas, pela resposta que você postou, acho que o detalhe é o fato de que esses comandos devem ser executados por sessão live-cd (ubuntu@ubuntu)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS