Grub: no such partition

Iniciado por Amon_Ra, 29 de Dezembro de 2010, 02:06

tópico anterior - próximo tópico

Amon_Ra

Tenho um notebook acer particionado com o windows 7 e o ubuntu 10.04, estava no windows dando uma olhada no "Acer recovery"("só uma olhada mesmo!")  olhei e cancelei, nao iniciei nenhum processo ou coisa do tipo, cliquei em sair e quando reiniciou começou a mostrar a mensagem

"error: no such repartition"
grub rescue >

dei uma pesquisada e parece que o procedimento é reparar o gerenciador de boot do windows com dvd de instalação, porém , nao veio dvd/cd externo , mas sim embutido no hd do notebook, de tal forma que nao posso usar essa solucão para o meu problema

Alguém conhece outra  forma de solucionar isso?

nao gostaria de perder nenhum dos dados tanto no ubuntu , quanto no linux.

agradeço a paciência!

Yarwinish

Olha, da última vez que deu isso no meu computador foi após um redimensionamento de partição a partir do Windows, pelo programa Paragon Partition Manager. Parece que a tabela de partições se corrompeu e a solução foi excluir a partição problemática. Infelizmente perdi dados, mas não eram importantes.

Tenta iniciar pelo live cd do Ubuntu e rodar o programa Gparted, para ver o que ele retorna acerca de tuas partições.

libonati

Olá Amon_Ra. Deparei com esta mesma mensagem
"error: no such repartition"
grub rescue >
ontem no meu computador. Uso uma partição de teste e nesse tira coloca drivers da nvidia perdi o boot. O interessante que apenas modifiquei a partição de teste e afetou a partição principal que está com o driver 260.19.29.
Desconfio que isso ocorreu por terem (as partições) a mesma senha.
Solução:
Inicie usando o livecd. Abra o terminal e use os comandos seguintes:
sudo su
mount /dev/sda5 /mnt   (substitua sda5 por sua partição do linux)
mount --bind /dev /mnt/dev
chroot /mnt
update-grub
grub-install /dev/sda

Aperte as teclas Ctrl + D
umount /mnt/dev
umount /mnt
reboot

Ao reiniciar o sistema, não deverá enchergar o windows, então novamente usando o terminal como root
update-grub
reboot

Amon_Ra

Valeu libonati!!!

fiz o passos indicados, e a tela de boot do meu notebook ficou quase normal!

meu note está particionado da seguinte maneira

12 +- GB para Windows (vista? loader) -- era assim que monstrava na tela inicial do grub, mas acredito que na verdade esse seja o backup , recovery do sistema (já que o note veio sem cd ou dvd de instalação)
140 +- GB para Windows 7
140 +- GB para Ubuntu 10.04

e mais algumas outras opções de recuperação.

Antes de usar o método acima, tentei usar ,através do livecd, o programa "testdisk", dei uma fuçada nele.
Antes quando eu dava um "fdisk -l", nao mostrava a partição com o linux. E quando usava o gparted do liveCd dizia que o espaço estava livre... nao conseguia ver meus arquivos pelo liveCd, devido ele nao conseguir enxergar a partição.
Após usar o testdisk e fazer uma busca, "restaurei" a tabela de partições e atualmente está assim:

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1            1568        1580      104422+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            1581       20417   151302887+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3   *       20417       38136   142330880   83  Linux
/dev/sda4           38136       38914     6251175    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5           38136       38891     6065144   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6           38892       38914      178700   82  Linux swap / Solaris

porém mesmo seguindo a instrucao de dar update-grub e reboot
a tela inicial do grub agora possui apena uma opção com o windows
e quando seleciono a mesma, dar erro, e pede que eu insira o dc/dvd de instalação para recuperar

tenho que arranjar o cd/dvd ou teria outro jeito para solucionar o problema?
mesmo assim valeu, pelo menos já posso acessar normalmente meu arquivos no ubuntu e fazer um backup ::)