grub e startup manager no ubuntu 10.04

Iniciado por Walt, 20 de Maio de 2010, 12:56

tópico anterior - próximo tópico

Walt

startup manager funciona no Ubuntu 10.04?
A pagina de documentação da versão 10.04 (https://help.ubuntu.com/community/GrubHowto/ChangeDefaultOS) informa como instalar o startup manager e etc. Ao tentar realizar um backup do arquivo menu.lst do grub antes de instalar e efetuar alterações na sequência de boot (carregar windows default por exemplo) identifiquei que o referido arquivo não existe no diretório /boot/grub, e se ele não existe nem com editor de texto consigo alterar o grub para "carregar" windows como padrão numa máquina dual boot linux/windows.
Será que na versão 10.04 o arquivo menu.lst tem outro nome?

adilson bts

o 10.04 usa o grub2 e nao existe mais o menu.lst  o que vc pode alterar com muito cuidado é o "/etc/default/grub ...e depois de alterar e salvar da um update-grub
note aspire 4710, dualcore 1,73, mobile intel grafic media acelerator 950, 2gb ram, Ultimate edition 2.6- Ubuntu 10.04

Leandro_Rabuja

Embora o Grub2 não tenha o menu.lst, o Startup Manager funciona normalmente no Ubuntu 10.04, apenas sem a opção para reduzir o número de kernels.
É estranho que venha com a opção de criar disquete de segurança... alguém ainda usa disquetes?
Acer e-machine E627
AMD64 Athlon TF-20 - Vídeo: ATI Radeon HD3200 - Áudio: ATI Azalia 5Bx00
Rede: Atheros AR9285 (sem fio) - Atheros AR8132 (com fio)

clodoaldops

Instale o startupmanager pela central de programas

Depois abra em Sistemas>>> Adminstração >>> Startupmanager

Funciona muito bem no Lucid, Mint9 e BigLinux5

macalex

Não achei a opção de aparencia no startupmanager do lucid.
Aliás achei ele bem pobre.....
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

clodoaldops

Eu gostava mais do SUM no grub1 pq havia mais opções de configurações, como limitar o numero de kernel.
Não sei pq apenas o ubuntu e derivadas usam grub2...alguem sabe?

Tota

Ola, clodoaldops

Mas se você domina mais o Grub1, por que não instala ele e remove o Grub2?

Ou pode usar outros se quiser => http://www.xs4all.nl/~lennartb/bootloaders/

Eu acho que: "apenas o ubuntu e derivadas usam grub2...alguem sabe?"

A resposta sera porque eles gostam, ou as funcionalidades são ao ver deles mais apropriadas, o que não impede a mudança.

[],s

.:KZS:.

Um problema que eu encontrei no Startup Manager atual com o Grub presente no Ubuntu 9.04 até o 10.10 é que o programa não permite ocultar as chamadas dos kernel antigas, aí, após o Ubuntu atualizar o Kernel, e no caso de o usuário escolher outro sistema operacional para o start padrão (Windows ou outra distro Linux) o Startup Manager se perde (creio que ele guarde apenas a ordem das entradas e não a entrada escolhida propriamente dita).

Amigos, conhecem outro gerenciador como o Startup Manager que seja confiável?

Abraço.

gandaran

Citação de: .:KZS:. online 28 de Dezembro de 2010, 03:35
Um problema que eu encontrei no Startup Manager atual com o Grub presente no Ubuntu 9.04 até o 10.10 é que o programa não permite ocultar as chamadas dos kernel antigas, aí, após o Ubuntu atualizar o Kernel, e no caso de o usuário escolher outro sistema operacional para o start padrão (Windows ou outra distro Linux) o Startup Manager se perde (creio que ele guarde apenas a ordem das entradas e não a entrada escolhida propriamente dita).

Amigos, conhecem outro gerenciador como o Startup Manager que seja confiável?

Abraço.
ha outro sim, adicione este repositorio PPA
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
atualize os pacotes de software
sudo apt-get update
e instale o grub-customizer
sudo apt-get install grub-customizer