Autor Tópico: tratamento de imagem no Ubuntu  (Lida 13126 vezes)

Offline Flávio Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
tratamento de imagem no Ubuntu
« Online: 17 de Dezembro de 2009, 18:24 »
Sou bastante iniciante em Ubuntu/Linux, e tenho recorrido à ajuda do pessoal aqui do fórum para me adaptar. Me parece justo compartilhar com a comunidade algo do conhecimento que tenho de fotografia e como está sendo a minha jornada fotografica em Ubuntu/Linux.

Sou fotógrafo e cinegrafista. Um daqueles "Crashes" míticos no Windows quando estava fechando a última prancha de um foto-livro, me levou a queimar e rodar um Live-CD do 8.10 para salvar o material e concluir o trabalho. De cara já gostei da intuitividade, do "plug & play" real (mais tarde comecei a descobrir algumas lacunas, mas consigo viver com elas...) e da leveza do OS.

Fiquei algum tempo usando os dois sistemas para tratar e editar minhas imagens. Na verdade ainda usava um Photoshop no Windows, mas aos poucos ia me treinando no Gimp.

Em um dado momento reduzí a minha partição de Windows a uns 15% do HD, e montei o Photoshop 7 via Wine no Ubuntu. Aos poucos fui abandonando o Photoshop, primeiro naquelas tarefas em que ele não funcionava bem (vale lembrar que o Wine é uma gambiarra...) e comforme ia pegando traquejo no Gimp.

Em um dado momento descobrí o Huggin/Panotools, um programa basicamente de montagem de panorâmicas com múltiplas imagens, mas que vai muito além dissso: cria arquivos HDR, retifica perspectiva e distorções lineares, e tem provavelmente um dos mais eficientes sistemas de correção de aberração cromática via software do mercado. No pouco que o usei posso dizer com certeza que para montar panorâmicas o Huggin/Panotools é melhor que o Photoshop.

A questão toda do Huggin/Panotools é que tem um sistema de trabalho completamente diferente. mas quando começamos a nos entender com ele, é impressionante o que ele faz.