Aí você está generalizando, mas uma coisa que critica e faz o uso. Engraçado que em certos momentos parece ser uma pessoa que entende, fala de linguagem interpretada e etc, noutros momentos é tão inocente e acredita em algo do tipo.
Observe a diferença: o java é uma linguagem de programação. Tudo está documentado. Não sei programar quase nada nela, mas tenho certeza de que existe documentação, padronização, funções e procedimentos nativos. Não tem erro.
No Linux a situação é oposta: cada um que se vire. Inclusive pessoas como eu são muito ridicularizadas, pois os experientes no Linux costumam responder os clássicos: "RTFM, se vira, procura no google, don't feed the trolls", mesmo quando já se pesquisou.
Pouca gente no Linux está realmente interessada no crescimento dele(do SO). Não existe união. Uns, sabe-se lá porquê, preferem o Ubuntu, outros o Fedora, outros o Mandriva, outros o falecido Kurumin, outros o Big Linux, outros a distro X ou Y.
O que isso contribui pra melhoria do Linux? No meu entendimento, nada. Mesmo porque um usuário da distro A muitas vezes não consegue ajudar o usuário da distro B e vice-versa. Tudo muda, até os comandos.
Certa vez eu estava com uma distro que pra iniciar a conexão, o comando era:
adsl-start.
Tentei fazer a mesma coisa no Suse e o comando é desconhecido. Então, resumindo, de que me servem esses comandos? Me dei conta de que eu não estava aprendendo o Linux e sim aprendendo a distro.
Suponnha, então, que alguém vá arranjar um emprego e o entrevistador pergunta se ele entende de Linux, ele responde que sim. Ao usar o computador da empresa, ele tenta dar o comando adsl-start, mas não funciona, e fica perdido. O patrão vê e reclama: "ora, mas vc não disse que entende de Linux?".
O que o empregado vai responder? Que entende, mas apenas das distros baseadas no Debian?
Se alguém falou isso, foi por falta de conhecimento, assim como você, ou não soube se expressar ou não quis ser detalhista na explicação, mas qualquer um que tem bom senso já deveria saber que não dá para ter tudo por lá.
Pra não dizer que estou inventando, veja aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.htmlForneceram duas alternativas de instalação de programas no Ubuntu. A primeira, pelo terminal. A segunda, pelo synaptic. É de se supor que qualquer das opções seja válida, pra todos os programas.
Se eu pedir a alguém que nunca usou o Linux pra fazer a interpretação de texto, tenho certeza absoluta de que ele vai concordar comigo.
Quando ensino a alguém a fazer qualquer coisa no Windows, eu erro também, mas se possível, corrijo logo pra evitar esses mal-entendidos.
Ué você mesmo já dá um exemplo de algo proprietário que se pode instalar pelo Synaptic
Não foi pelo synaptic e sim clicando no ícone "vídeo"(menu superior, administração).
não necessariamente é por que só se possa fazer no terminal, mas sim por que para quem escreve a ajuda, comandos de terminal levam menos tempo para se dizer/escrever
Sei, mas por isso existe o FAQ. Se houver preguiça de dizer graficamente, então é só postar o link.
Eu poderia sugerir pra alguém saber o IP no Windows clicando no iniciar, programas, acessórios, prompt de comando e digitar ipconfig e clicar Enter, mas isso não combina com usabilidade.
É melhor pedir pra entrar no
www.whatismyip.com . Bem mais resumido.
é você mesmo que se ridiculariza quando escreve comentários como esse:
Até se separarmos/juntarmos o comando, dá erro. Tem que ser exatamente igual ao que nos recomendaram.
sudo fdisk -l
e não
sudo fdisk-l
Garanto a você que um usuário iniciante que demonstra comprometimento em aprender e usar, sabe que está diante de algo diferente, mas que com esforço próprio chega lá.
Isso não é ridicularização e sim
opção do usuário fazer as coisas do jeito dele. A minha é
não usar comandos.
Quem tem que se adaptar é o sistema operacional, não o usuário.
Eu instalo o Windows com a maior facilidade. Hoje ativei o efeito Aero sem nunca ter usado. É algo intuitivo.
As únicas vezes que precisei digitar comando no Windows foi quando precisei retirar o Grub e voltar o boot do Windows.
fdisk /mbr
Acho que é isso. Não estou habituado a digitar comandos.
Entenda que computador deve ajudar o ser humano, deve aumentar na produtividade e não ser trabalhoso, cansativo, enfadonho.
chmod xxx
erro de permissão 777.
sudo su.
access denied.
Ahhh, rapaz. Que é isso! Isso é pra quem gosta de perder tempo. Gente ocupada não se ocupa com esses negócios. A menos que esteja sendo pago pra isso.