Ola,
Nem voltar para o Wndows, nem condenar/louvar o GNU/Linux.
minha historia particular e pessoal:
Só estudar. Isto sim resolve tudo em ambos os sistemas.
Depois que recebi minha certificação da Microsoft para o windows 98, acchava que sabia tudo. Ledo engano meu. Havia o Windows NT para destrinchar, muito mais complexo que o 98 na época.
E dá-lhe Millenium, XP, 2003server...
E tome estudo.
Com Linux foi diferente, comecei por imposição, fui "condenado"/"convidado" a participar de um grupo de professores que iriam implementar o que hoje é conhecido como Internet em São Paulo, na USP.
O sistema era Unix e lá conheci um obscuro projeto GNU.
E tome estudo.
Livros? Sim, muitos livros. Pesquisa? Muuita pesquisa.
Aprendi? ainda não o quanto eu gostaria, e tem o windows 7, e tem o 9.10, novo grub, novo bash, etc...
Fora que a visão destes sistemas é diferente, como o é do Mac OS.
No windows, temos um sistema monolitico, e monocrático, mas com 99 % de suporte, pois quase tudo no mundo de informatica pessoal se resume a ele.
No GNU/Linux temos uma grande salada, de termos e de idéias, isto com 2 % do mercado pessoal.
Até revistas especializadas confundem os conceitos basicos, esquecendo que Linux é o kernel, GNU são os rings perifericos ao Kernel ( bash, cron, anacron, etc. ) e GNU/Linux um sistema sem interface grafica mas com o Xwindow system ( XF86 ) incorporado.
Revistas estas que chamam o nosso Ubuntu de Sistema Operacional, quando na realidade o GNU + o Linux é que são, Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux e portanto deveria se chamar GNU/Linux Ubuntu.
Logo, problemas atribuidos ao Ubuntu, são na realidade problemas do sistema GNU/Linux, que permite a liberdade de se fazer do sistema o que se desejar em configuração / customização, observados os ditames do Sistema de software Livre e respectivas licenças.
mas no Fedora funciona e no Ubuntu não. Se funciona no fedora, pode funcionar no Ubuntu, mas haja estudo.
Já no Mac, o sistema foi feito para a maquina e esta feita para "encaixar" no sistema.
São três visões com três perspectivas, e no fim todo o mundo está certo.
E finalmente concordo parcialmente com o titulo do topico. GNU/Linux é dificil, sim, demanda estudo e muito aprendizado, compilar kernel, aprender compilação, sh, fsh, bash, bash2, alterar modulos "na mão", são conceitos diferentes nos tres sistemas citados, sem contar os pacotes de aplicativos, alguns bem diferentes e que requerem novos treinamentos.
Terminando esta minha experiência, pessoalmente, dificil é o Mac OS. É Unix ( BSD ), é pproprietário, só tenho na maquina da minha filha e eu nunca estudei nada para Mac OS.
mas como estudei DOS, tirei uma finada certificação, estudei Unix, e estudo GNU/Linux, quando preciso configurar algo no Mac OS apanho um bocado. Isto para mim é dificil, e minha filha deita e rola em cima de mim quando o assunto é Mac OS
E olhem ( tenho 51 anos ) que acompanho este cara desde o principio =>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds[],s