Autor Tópico: [Resolvido] Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?  (Lida 10493 vezes)

Offline aor_sl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá Pessoal,

já fiz de tudo para tentar fazer o vídeo no Ubuntu 8.04 funcionar, mas ainda não consegui. Ele só entra com o drive "vesa", e para qualquer outra configuração é "TELA PRETA" na certa. Já reinstalei o Ubuntu umas quatro vezes, por não conseguir voltar atrás nas configurações.
Eu gostei muito do Ubuntu 8.04, reconheceu audio, placa de rede, placa wireless, HD SATA 2, mas o vídeo não tem jeito.
Eu estou tentando fazer isto em um notebook Positivo Z804, placa mãe Via VN896CE, processador intel Core 2 Duo 1.6GHz, 2GB de memória RAM, placa de video Chrome9 HC.

Alguém tem alguma solução?

VALEU,
Alessandro
« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 17:56 por aor_sl »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2008, 23:59 »
Olá Pessoal,

já fiz de tudo para tentar fazer o vídeo no Ubuntu 8.04 funcionar, mas ainda não consegui. Ele só entra com o drive "vesa", e para qualquer outra configuração é "TELA PRETA" na certa. Já reinstalei o Ubuntu umas quatro vezes, por não conseguir voltar atrás nas configurações.
Eu gostei muito do Ubuntu 8.04, reconheceu audio, placa de rede, placa wireless, HD SATA 2, mas o vídeo não tem jeito.
Eu estou tentando fazer isto em um notebook Positivo Z804, placa mãe Via VN896CE, processador intel Core 2 Duo 1.6GHz, 2GB de memória RAM, placa de video Chrome9 HC.

Alguém tem alguma solução?

VALEU,
Alessandro

É difícil achar alguma coisa para o seu problema.  Após alguam pesquisa me deparei com =>este<= site que pode ter alguma pista mas tem uma solução um tanto quanto complicada.  Vale a pena conferir.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2008, 10:19 »
 :( Lamento informar, aor_sl

Realmente a S3/Via, nesta questão, não está ajudando muito, pois é fabricante desta arquitetura. Eu tenho um exemplo aqui de uma S3 Unichrome Pro que só fica até 640x480. Dificílimo configurá-la mesmo com a documentação da Openchrome que desenvolve drivers alternativos.

Aí coloquei o Ubuntu 7.10, apliquei a documentação, funcionou, mas ficou uma carroça. Sinceramente, já deixei de lado o Ubuntu neste computador. Neste vou testar o SUSE, mas creio que terei problemas também, mas não custa tentar, já que a culpa não é da distro.
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2008, 11:04 »
:( Lamento informar, aor_sl

Realmente a S3/Via, nesta questão, não está ajudando muito, pois é fabricante desta arquitetura. Eu tenho um exemplo aqui de uma S3 Unichrome Pro que só fica até 640x480. Dificílimo configurá-la mesmo com a documentação da Openchrome que desenvolve drivers alternativos.

Aí coloquei o Ubuntu 7.10, apliquei a documentação, funcionou, mas ficou uma carroça. Sinceramente, já deixei de lado o Ubuntu neste computador. Neste vou testar o SUSE, mas creio que terei problemas também, mas não custa tentar, já que a culpa não é da distro.

Já que você vai testar outra distribuição procure o Linux Mint pois é feito também com o modelo do Ubuntu e usa quase os mesmos repositórios.  A versão atual é a 4.0 mas já tem a versão beta da 5 se não me engano.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2008, 11:49 »
Obrigado pela dica, vou testar também
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline aor_sl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2008, 13:44 »
Dae pessoal,

eu já fui no site que o csat indicou (http://wiki.openchrome.org/tikiwiki/tiki-index.php?page=Compiling+the+source+code), porém quando cheguei no passo ./autogen.sh --prefix=/usr
o seguinte erro ocorre:

configure: error: Package requirements (xorg-server xproto xvmc fontsproto libdrm ) were not met:
No package 'xorg-server' found
No package 'xproto' found
No package 'xvmc' found
No package 'fontsproto' found
No package 'libdrm' found

Tentei atualizar todos os pacotes, mas sempre ocorre algum erro neste passo. Por isso estou procurando outra solução. Assim que eu tiver uma, faço um post aqui.

Valeu!

Offline aor_sl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2008, 20:08 »
Dae,

bom não tenho nenhuma solução ainda que funcione... a ultima tentativa foi com o driver que está em
http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action porém é para chipset VIA CN896 e o meu chipset é Via VN896 CE.
Com essa tentativa fiquei com uma tela laranja com riscos horizontais de outras tonalidades de laranja, pelo menos já foi melhor que tela preta e que ter de reinstalar o sistema, pois o CTRL+ALT+1 funcionou.
Até consegui acessar com esse driver com resolução 640X480, mas com uma resolução péssima e ao aplicar os efeitos visuais, recebi um aviso que se em 38 segundos eu não clicasse em OK, ele voltaria as configurações anteriores, mas trancou tudo e tive que reniciar no dedo mesmo.
Bom, continuo com o driver "VESA", alguém sabe como forçar a configuração 1280X800, é que é a melhor para monitor 14,1".

VALEU

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2008, 21:04 »
Não querendo lhe desanimar, mas este será um grande desafio, visto que nem os desenvolvedores ainda resolveram esta questão. O Ubuntu 8.04 parece que saiu do forno sem alguns ingredientes. E temperar depois de assado, rsrs, sabe como é, o Linux-Mint estou baixando aqui para comparar, vamos ver o que dá, espero que não seja só estética...
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline aor_sl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Será que não existe solução para a placa de Video Via Chrome9 HC ?!?
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2008, 21:26 »
Aleluia, consegui resolver o problema da placa de vídeo com um script que encontrei em um Fórum.

Segue o link abaixo (para fazer o download do arquivo openchrome-stable.sh precisa se cadastrar naquele Fórum):
http://ohioloco.ubuntuforums.org/showthread.php?t=485646

Depois de fazer o download do script é só executar ./openchrome-stable.sh e permitir que ele altere no final o arquivo xorg.conf.

Cuidado, eu tenho um chipset Via VN896 e video Via Chrome9 HC IGP, não é garantido que funcione para qualquer modelo.
Minha resolução agora está bala 1280X800 (consigo ler o texto nitidamente), porém os efeitos visuais não foram suportados  :'(

O próximo passo é conseguir configurar o 3D e trabalhar com todos os efeitos visuais do Ubuntu 8.04, mas isso é só balaca  ;D.

T+
« Última modificação: 27 de Maio de 2008, 17:58 por aor_sl »