Autor Tópico: Synaptic travado com sério bug  (Lida 4462 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Synaptic travado com sério bug
« Online: 23 de Maio de 2009, 20:42 »
Ola todos.
Continuo com o mesmo problema, o Synaptic tem um bug no Ubuntu Studio, por muitas vezes quando tento instalar um programa que tenha alguma relação com o Java, o Synaptitc fica com os pacotes travados, e não consigo liberar estes pacotes, e o Ubuntu fica inoperante.
Tentei de novo instalar o Openoffice, e quando chega na parte de configurar o dicionário o synaptic trava, se fecho a janela trava o micro.
Não adianta usar os comandos para o Synaptic, e nem usar o o Aptitude.
Alguém sabe o que fazer?
Como limpar o Synaptic?
Já pedi socorro várias vezes sobre o mesmo tópico, e não obtive nenhum retorno.
Eu tenho um backup do Ubuntu instalado para retornar, pois a versão atual no meu micro esta baleada por causa do synaptic.
Gostaria de aprender a solucionar este problema.
« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 11:35 por Becker »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug - socorro por favor
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2009, 11:02 »
Sugestão - mude o título do tópico - tire o "socorro por favor"
Sobre o problema tente reinstalar o java !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2009, 11:36 »
Aí é que esta o problema.
Como Synaptic travado, não consigo instalar e nem desinstalar qualquer programa.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2009, 21:03 »
Primeiro:

sudo apt-get install -f

Segundo:

sudo dpkg-reconfigure -a

Terceiro:

Tente instalar pelo apt-get os programas que vc quer, ou desinstale o Synaptic e depois reinstale-o.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2009, 21:43 »
Velox.
Qualquer dos comandos que você indicou já tentei anteriormente, mas sem sucesso.
Simplesmente o Synaptic trava quando se utiliza estes comandos, e trava todo o sistema também.
O jeito  é desinstalar o Synaptic mas como?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2009, 08:29 »
sudo apt-get purge synaptic
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2009, 09:09 »
Ola.
Vou anotar a sua sugestão.
Mas não sei se vai resolver, pois as pendências com certeza vão continuar.
Mas primeiro quero tentar ver se consigo resolver o problema pelo Aptitude.
Quando tentei instalar o openoffice, vários arquivos ficaram com problemas de dependência, sempre quando algum programa ter relação com o Java.
O Problema é que o openoffice tem muitos arquivos.
Consegui resolver quase todos.
Agora estou com poucos arquivos, mas não tá fácil resolver as dependências, pois alguns arquivos dependem de instalação, e outros para poder cancelar dependem da instalação de outros programas.
Na situação atual, não consigo nem fazer atualização do sistema.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2009, 11:22 »
Pois é, o apt-get instala pacotes e as suas dependências, vc já habilitou os outros repositórios do Ubuntu, como o backport e proposed? Abra o Sinapic e vá na aba Configuração/repositórios e selecione as bagaças todas, feche a janela e o programa, depois vai no terminal e manda um

Citar
sudo apt-get update

e depois um

Citar
sudo apt-get dist-upgrade

ou

Citar
sudo apt-get upgrade
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2009, 12:35 »
Tentei também estes últimos comandos, mas não resolveu.
Atualmente estou com os seguintes pacotes quebrados:
openoffice.org-common
openoffice.org-emailmerge
openoffice-org-style-human
python-uno

O que causou todo o problema foi o openoffice.org-emailmerge

Vou tentar pelo aptitude
Aluguma dica?

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2009, 13:54 »
Já tentei desinstalar pelo aptitude.
Mas não consegui sucesso.
Simplesmente não  funciona nenhum comando.
E na maioria das vezes os comandos fazem o micro travar.
Tem que haver um jeito, mas fácil, de limpar o synaptic/aptitude.
Pois o openoffice é extramente complicado com os seus arquivos, e a relação de dependências é enorme.
Isto é um problema sério tanto do synaptic como do aptitude, uma coisa é lidar com pequenos programas, que são a maioria no linux,  outra coisa é lidar com programas maiores e mais complexos.
Ao meu ver para o linux melhorar, tem que reformular esta parte que é crucial para a manutenção do sistema.
O controle das dependências é importante por um lado, para instalar certo , mas por outro lado, quando nos deparamos com pacotes quebrados o problema fica de dificil solução.
E reparar centenas de depêndências por linha de comando é uma tarefa quase impossível, pois muitas vezes quando você acerta uma, podem surgem duas novas, e assim vocẽ entra num labirinto desconhecido.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2009, 14:23 »
O que lhe vou dizer, não faço ideia se resulta ou não, mas pode dar o abanão que necessita no seu pc. Compreenda que não tenho a certeza do que vai acontecer, mas já o fiz uma fez numa outra situação desesperada e resultou. Escusado será dizer que uma copia de segurança dos ficheiros do .synaptic para outra directoria é aconselhável...

su
(escreva password do root)
cd /root
rm /root/.synaptic -R (FACA ISTO SE ESTIVER DE CABEÇA PERDIDA E MENTALIZADO QUE SE CALHAR TEM DE FORMATAR O PC. NÃO ESQUEÇA BACKUPS DE DOCUMENTOS)
mkdir /root/.synaptic
chown root root /root/.synaptic
chmod 700 /root/.synaptic
dpkg -l |grep ^rc | awk '{print $2}' |xargs dpkg -P
apt-get update
apt-get install -f
apt-get autoclean
apt-get autoremove
apt-get upgrade
dpkg -l |grep ^rc | awk '{print $2}' |xargs dpkg -P

Espero sinceramente que o consiga ajudar. Eu sei o desespero que é quando as dependências começam a ficar com problemas...

Um abraço
« Última modificação: 25 de Maio de 2009, 14:27 por slkslk »
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2009, 17:27 »
Ola todos.
Não tem jeito  não.
Os últimos comandos que foram aqui postados, também não funcionam.
Acredito, que não só o Synaptic tenha um bug, como também o Aptitude, enfim todos os aplicativos que trabalham com a instalação/remoção de programas no Ubuntu Studio versão 9:04.
Na minha última tentativa de consertar via aptitude, saiu a seguinte mensagem emitida pelo próprio sistema:
"Synaptic travado com sério BUG" não esta respondendo.
Numa outra parte deste fórum, discutimos se o Synaptic tinha um bug ou não?
Agora tenho certeza é bug mesmo.
E dái ao tentar fechar a janela travou o micro mais uma vez.
Penso que não é normal o Synaptic travar o micro.
Nunca tive problemas desta natureza no Ubuntu, nas versões anteriores do Ubuntu normal e do Ubuntu Studio, mas na nova versão este bug se repete a cada reinstalação do zero.
Outra possibilidade da origem do bug, pode ser a incompatibilidade do Kernel RT (realtime), necessário para se poder trabalhar na produção de áudio, já que o Kernel normal, é muito lento e tem uma latência proibitiva para áudio.
E a maioria dos programas, a excessão de alguns de áudio, são programadas para rodar num Kernel normal.

A única forma é reinstalar, mas depois o problema volta, já fiz isto várias vezes.
Vou desistir do Ubuntu Studio pelo DVD alternative.

Vou tentar a seguinte solução, e ver no que dá:
01- Instalar o Ubuntu normal por cima do Ubuntu Studio formatando a partição;
02- Instalar todos os programas que necessito, inclusive os de áudio para utilização no Ubuntu Studio, isto ainda no Ubuntu Normal;
03- Por último, fazer um upgrade do Sistema do Ubuntu normal baixando os pacotes do Ubuntu Studio, transformando o sistema em um novo Ubuntu Studio, só que nesta opção, vou ter acesso no GRUB de usar o kernel normal e o kernel otimizado rt.
Quando for trabalhar exclusivamente com áudio vou acessar o rt, e não instalar/remover mais nada.
Quando for instalar/remover qualquer programa e fazer updates, vou acessar o kernel normal.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Synaptic travado com sério bug
« Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2009, 03:29 »
Se lhe voltar a acontecer o mesmo poste o log do kernel. Pode ser que dê uma pista do que se está a passar. De qualquer modo, o 9.04 ainda é muito recente. Por experiência própria cheguei à conclusão que demora uns seis meses a estabilizar a versão quando se pede recursos fora do comum. Não tem hipótese de testar uma versão anterior, por ex o 8.04? Eu não conheço o studio, portanto a pergunta pode ser idiota, mas se for possível, pode ser que seja o suficiente para resolver... Quando instalei o 8.04 (cerca de um mês depois do lançamento) tive muitos problemas em várias áreas e muitos aqui no forum afirmavam serem ultrapassados com o 7.04 e mesmo o 6.04... Pode também ser simplesmente uma incompatibilidade com a sua board e ficar resolvido com uma placa de som auxiliar... Estive a preparar um pc na empresa que a board não era correctamente reconhecida, nem pelo 8.04., nem pelo 8.10 e precisei do 9.04 para a pôr a funcionar.

Um abraço
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8