Autor Tópico: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br  (Lida 6508 vezes)

Offline markinhupvh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Online: 14 de Maio de 2009, 22:39 »
oĺá.
sou iniciante no mundo linux e confesso que estou adorando!!!!!!.....tenho instalado em meu computador o ubuntu 8.04 e estou com problemas para instalar o broffice 3.1.0 pt-br.
o que devo fazer?????
como devo proceder??????
sem querer pedir de mais, poderiam me dar um passo a passo de como instalar o broffice em meu ubuntu??????
desde já, um muito obrigado....

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2009, 20:31 »
oĺá.
sou iniciante no mundo linux e confesso que estou adorando!!!!!!.....tenho instalado em meu computador o ubuntu 8.04 e estou com problemas para instalar o broffice 3.1.0 pt-br.
o que devo fazer?????
como devo proceder??????
sem querer pedir de mais, poderiam me dar um passo a passo de como instalar o broffice em meu ubuntu??????
desde já, um muito obrigado....

Dá uma olhada aqui http://news.softpedia.com/news/How-to-Install-OpenOffice-org-3-1-on-Ubuntu-9-04-111105.shtml está em ingles, só para voce saber como foi feito lá tem os repositório de várias distro.

Primeiro passo:
Vá em sistema>administração>clique em canais de software>digite a senha do root, e na janela que abrir clique  em aplicativos de terceiros depois clique em adicionar e adicione a linha abaixo:
deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ppa/ubuntu hardy main
Clique em adicionar canal.
Depois abra o Gedit e cole este texto abaixo em vemelho:

-----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
Version: SKS 1.0.10

mI0ESXanRwEEAOTPu1sTcJChTjkA9LkIh6WqiBgPzxNY2p8w18Qt/cE3ev4VyjiIadZtr+fh
C+kuRRQuRinLV+MzeD7Od3uqyR1plc90lqUeLeKJMgXfCoGMmKwng0qD2gpevIvEEpdlmsRo
1hutsyRxAL3o/NfFpovg6dWC27Y1Vwwma8UIL5wXABEBAAG0K0xhdW5jaHBhZCBQUEEgZm9y
IE9wZW5PZmZpY2Uub3JnIFNjcmliYmxlcnOItgQTAQIAIAUCSXanRwIbAwYLCQgHAwIEFQII
AwQWAgMBAh4BAheAAAoJEGDREhckfRz/4QoEAOJ429PsO5oi1xsnX/lraHACYpHNvk4KVghu
cY2p6J8M0WTTlfls96jRYGlDBDuyZcfW0W+VJlaiu28u2Y9zEnXTWHMlIk6PiOmLPxXofgDf
lKRqvBFYdRD8+33TBeD6u6qajNOLYTL08dnqCfVqmJTGZxqXTmYIOF1NdIs0KlF/
=1y5I
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----


Salve-o como OOO_key.txt  em uma pasta de sua preferência(Geralmente eu crio uma pasta com o nome Keys para facilitar, aí depende de você)

Agora volte a janela do canais de software clique na aba Autenticação e clique em importar selecione a pasta onde você colocou a OOO_key.txt  e dê duplo clique nela. Você será informado de que foi importado com sucesso, depois clique em fechar. Você será informado de que precisa recarregar os repositórios, clique em recarregar espere terminar e ele se fechara automaticamente. Pode ser que aparecça o icone de novas atualizações,ignore.

Agora vá até sistema>administração> e clique Gerenciador de atualizações, se pedido digite a senha do root, espere que carregue as informações e quando aparecer uma janela dizendo que será feito somente uma atualização parcial, clique em fazer atualização parcial depois voce será perguntado sobre remover arquivos obsoletos selecione remover.Quando a atualização parcial acabar clique em fechar.
Porém nem todos os arquivos são removidos, então você terá de removê-los manualmente, para isso abra o terminal e digite:
sudo apt-get remove language-support-en language-support-translations-en openoffice.org-help-en-gb openoffice.org-l10n-en-gb openoffice.org-l10n-en-za thunderbird-locale-en-gb
Voce será perguntado se realmente quer remover estes pacote, responda  "y" de sim, espere terminar e feche o terminal.
Neste momento voce não tem ainda o OpenOffice 3.1 instalado, então vai até Aplicações> Adicionar/Remover Programas e no campo do lado direito selecione todos, e no campo de pesquisa digite openoffice, então abaixo vai aparecer o resultado da pesquisa, role para baixo e veja que tem o OpenOffice.org Suite Office então marque a caixinha do lado e na janela que abrir clique em instalar todos depois clique em aplicar mudanças e depois
aplicar, e esper que o Office seja instalado.
Tudo isso é para fazer o upgrade do OpenOffice Org 3.0 para o 3.1 pois houveram algumas mudanças na extruturação.
Feito isso vá até Aplicativos>Escritório e note que está ali os link da suite. se voce abrir voce vai notar que está em ingles.
Agora desinstale o OpenOfficeOrg com o comando
apt-get remove --purge openoffice*
Terminado a remoção agora é instalaar o BrOffice.

Então para instalar o BroFFICE VÁ ATÉ O SITE http://www.broffice.org/download  E FAÇAO DOWNLOAD DO PACOTE PARA DEBIAN?UBUNTU.


Para instalar o Broffice descompacte o arquivo para a sua Home, entre na pasta DEBS com o comando
cd /home/Usuário/OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399/DEBS
OBS:  Onde esta Usuário é o seu nome de Usuário,
depois de o comando:
sudo dpkg -i *.deb        (obs:depois do i tem espaço)
espere fazer a instalação depois entre na pasta deskopt-integration com o comando:
cd /home/Usuário/OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399/DEBS/desktop-integration
OBS:  Onde esta Usuário é o seu nome de Usuário
estando nela dê o comando:
sudo dpkg -i broffice.org3.1-debian-menus_3.1-9393_all.deb

Espere fazer a instalação do desktop integration e pronto voce estará com a mais nova versão do BrOffice a sua disposição.

Espero que ajude caso de algum erro report aqui falo, abraços.
« Última modificação: 21 de Maio de 2009, 20:35 por SergioJP »
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2009, 06:43 »
Bom dia.

Infelizmente é comum à usuários amd64 terem de esperar bem mais que usuários x86(32bits) pelos aplicativos atualizados.

O site ftp://www.broffice.org/stable/ mostra que para todas as versões do BrOffice anteriores à 3.1.0 já existe link para a arquitetura amd64, menos nesta, ex.: ftp://www.broffice.org/stable/3.0.1/BrOo_3.0.1_LinuxX86-64_install_pt-BR_deb.tar.gz.

Como eu disse, para aqueles que têm arquitetura amd64, como eu, terão de esperar que a versão correspondente seja disponibilizada.

Interessante como uma arquitetura que se propõe a ser melhor para a máquina, proporcionando um melhor desempenho e melhor recursos de memória sempre tem seus aplicativos feitos em segunda ou terceira ordem, dificultando assim a agilidade nas atualizações que gostaríamos de ter... e ficar instalando aplicativos 32bits em máquinas 64bits nem sempre é uma possibilidade.

Então... esperemos a boa vontade dos desenvolvedores.
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2009, 11:52 »
Vamos la, vou tentar te ajudar

Primeiro desistale o OpenOffice para evitar conflitos, digite no terminal

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge openoffice*
Depois faça o download do broffice no site oficial e salve na pasta home do seu usuario para uma melhor organização dos arquivos

Descompacte o broffice

Código: [Selecionar]
tar xvzf BrOOo_3.1.0_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gzobs: se o nome do pacote que vc baixou for outro, coloque o nome do mesmo

Depois entre no diretorio descompactado

Código: [Selecionar]
cd OOO310_m11_native_packed-3_pt-BR.9399/DEBS
De permissão para executar os arquivos

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x *deb
Instalar os pacotes

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i *deb
Instalar os atalhos do menu

Código: [Selecionar]
cd desktop-integration
E instale os pacotes

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i *deb
Atualizar o Painel

Código: [Selecionar]
sudo killall gnome-panel
E va em Aplicativos-Escritorio e veja se os icones estão todos la

Eu consegui instalar dessa maneira, que é a maneira citada no site oficial, qualquer duvida estamos ai para ajudar





Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Resposta ( Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 16:32 »
Bom dia.

Mas, infelizmente como eu disse, esse tutorial de instalação não se aplica à arquiteturas amd64... o pacote debian serve apenas para pc's de 32bits... ou seja, quem tem pc's amd64 e instalou ubuntu nesta opção não terá como instalar o BrOffice 3.1.

Estou arrependido de ter instalado a versão 64bits, porque esta versão é sempre a última a ter qualquer tipo de recurso: aplicativos, kernel, opções de ferramentas, etc., e agora fico na dúvida se eu migrar para a versão 32bits não acabo perdendo tudo o que tenho no meu HD...

Só nos resta esperar a boa vontade da equipe do BrOffice para apressar logo a versão x86_64 do BrOffice 3.1, senão ficamos com a ultrapassada mesmo...
Abs.,
Nemex
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline enockubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2009, 11:19 »
Salve, salve a galera do forum!!! Valeu ae SergioJP segui os passos e consegui direitinho! Muito obrigado mesmo. Abraços a todos ;D
« Última modificação: 21 de Julho de 2009, 11:21 por enockubuntu »

Offline Abdul-Lah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Problemas na instalação do broffice 3.1.0 pt-br
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2011, 23:54 »
Bruno Carvalho...

"Atualizar o Painel

Código:

sudo killall gnome-panel"

No caso do Kubuntu, Qual o processo equivalente para que eu possa atualizar o Painel?

Grato pela atenção de todos para os iniciantes!

Wa salaam

Abdul-Lah