Fiz um post um tanto quanto engraçado com um fio crítico no meu Blog, falando sobre esta pesquisa:
bit9: Pode vir quente que nós estamos fervendo!!!Este título pode parecer um tanto quanto revoltado, mas não me entenda mal, nele quero expressar minha extrema revolta com a pesquisa realizada pela empresa bit9, esta pesquisa consiste em avaliar os softwares mais vulneráveis do ano de 2008 (assim como a retrospectiva 2008 da rede Globo

).
Reflita comigo, se você pretende organizar uma pesquisa, os primeiros requisitos é ter uma "organização" bem conceituada, profissionais com real conhecimento sobre o assunto avaliado na pesquisa, além do principal requisito:
IMPARCIALIDADE!!!. Vemos que estes dois importantes requisitos a empresa bit9 deve possuir, porem... (sempre temos um porem), como a empresa bit9 é uma Microsoft Certified Partner (Parceira Certificada Microsoft), podemos deduzir, em nossa mais primitiva inocência de que alguem estará sendo favorecido nesta pesquisa. Quem será?
Imagem por: Guanabara.Info
5° Lugar: Skype! Eu esperaria sim um cliente de mensagens instantâneas (neste caso áudio e texto) nas primeiras posições, assim como os "vírus reais", se propagam rapidamente no boca-a-boca, além de quê o Skype tem uma boa "cliente-la" de usuários, o que o torna mais propicio a falhas.
4° Lugar: iTunes! Pessoalmente eu não esperava, visto que a Apple se preocupa bastante com seu Software/Loja, e sua tecnologia não me parece tão vulnerável como um browser, um mensageiro instantâneo ou cliente P2P.
3° Lugar: MSN! Somente em 3° lugar? O cliente de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, com suas firulas e formas de comunicação variadas, trocas de arquivos e scripts maliciosos e etc... Coisas que todos já conhecem... (Oi veja nossas fotos da festa do final de semana, estava sensacional!). Poupe-me!!!
2° Lugar: Adobe Acrobat! Quem diria que um leitor de pdf seria vulnerável. Eu não costumo utiliza-lo, mas mesmo assim não consigo imaginar possíveis portas de entrada para aplicativos maliciosos, falhas de segurança e etc...
1° Lugar, o Grande Campeão, Congratulations !!!Firefox!!! O quê? Firefox? Constantemente atualizado, mantido por uma empresa séria, além de receber "ajuda" da comunidade, código aberto, onde as vulnerabilidades são rapidamente encontradas, isoladas e corrigidas... mas... mas... mas... eu não sei o que argumentar negativamente :-)
O nosso querido navegador possui suas extensões, nem todas são testas e aprovadas pelo time de desenvolvimento, além de ser um navegador de internet, porta de entrada principal para vírus e programas com "más intenções".
Feliz com o resultado? Não!!! O quê meu amigo ;-) , vai me dizer que o Internet Explorer não é mais vulnerável que o Mozilla Firefox? O navegador da Micro$oft recebe automaticamente instalação de barras e pacotes "complementares", sem autorização do usuário, não se tem uma fonte "segura" para baixar determinados complementos, além de o mesmo demorar anos para receber correções para estas vulnerabilidades (leia-se bugs).
Agora vejamos, temos a bit9, parceira "leal" da Micro$oft, testando softwares concorrentes de sua empresa, além do Mozilla Firefox ser uma das aplicações com mais chances de desbancar um dos produtos da Micro$oft. O que pode-se esperar? FRAUDE!
Não estou acusando ninguém sem provas, "pera lá", nem insinuando que esta empresa (bit9) não é uma fonte confiável. Este post é um protesto referente a escolha do Firefox como aplicativo mais vulnerável.
O título pode parecer Xiita, e ele realmente é, mas o escolhi com o simples intuito de demonstrar que nós podemos argumentar contra os "proprietários", por ninguém bater de frente com estes "criminosos" é que eles concretizam seus desejos monopolistas e de certo modo até genocidas. ;-)
Para encerrar (to ficando chato né?), não quero mandar um:
EI! Sunitas vão toma no copo!!! Mas quero pedir encarecidamente que você não se deixe levar por pesquisas ou textos em sites/blogs (até mesmo este artigo), e incentivar que corras atrás da informação, forme sua opinião e não deixe que te dominem, mostre sua cara pintada ao mundo! ;-) (Agora eu viajei legal!)
Obs.: Programas em fase de teste (betas) não foram considerados nesta pesquisa, além de quê muitos programas antiquados foram usados como base para julgar versões mais recentes: Firefox 2 e 3, Adobe 8.1.2 e 8.1.1, Windows Live Messenger 4.7 e 5.1 (ridículo), iTunes, 3.2 e 3.1.2, e o Skype 3.5.0.248.
REFERÊNCIAS: *
Bit9 *
Fórum Ubuntu-br *
Blog Viva o Tux de Sergio Luiz Araújo Silva *
Guanabara.info *
O Globo Tecnologia Como pedido, anexei a noticia na integra.