Isso está tomando proporções desnecessárias. Minha opinião, quero deixar claro em relação ao tópico criado pelo Piras aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37614.0.htmlMembros entram e saem do Fórum quando quiserem. Pelos mais variados motivos. Podem não gostar da Administração, da distribuição, da falta de ajuda no Fórum, enfim, muitas causas.
Vejo muita polêmica sobre as regras aqui. Eu fiz questão de visitar todas as páginas de Fóruns do Ubuntu, não que eu saiba ler em todas as línguas que possuem Fórum sobre o Ubuntu. Mas das poucas línguas que entendi, não vi absolutamente nada de anormal nas regras do nosso fórum em relação aos outros. Tem Fórum muito mais rígido nas regras, nem mesmo possuem uma sessão para descontrair, e o próprio Fórum em Inglês possui um verdadeiro contrato que deve ser aceito antes que você poste algo no Fórum.
Isso é o que mais me intriga. Ninguém é obrigado a aceitar os termos das regras impostas na grande maioria dos Fóruns. Mas a partir do momento que eu aceito, que raios eu tenho que ficar reclamando das regras? Ora bolas, se eu não gostei, porque eu aceitei as regras?
O pessoal costuma criticar muito a moderação ou adminstração aqui, e ainda nos chamam de ditadores! Mas se forem ler as regras do FórumPCs, por exemplo, lá nem se pode reclamar ou criticar a administração do Fórum. Você é expulso do Fórum!
Se temos um Fórum eminente técnico sobre Linux, qual o motivo de termos tópicos criados para se discutir política, religião e futebol? Só dando alguns exemplos. O que muitos não sabem, é que isso além de ser um barril de pólvora, nos consome uma quantidade enorme de recursos. Pois isso o que vocês vêm aqui, não é de graça! Pra que ficar pagando tráfego de banda sobre assuntos como Meu Time Y é melhor que seu Time Z, que com certeza vão chegar rapidinho em 10 páginas, se a função desse Fórum é ajudar os usuários do Ubuntu?
Antes tínhamos um Fórum com poucas regras sim. Uma sessão completamente livre (o bodega) para falar o que quiser. Sabe o que foi que virou? Uma ZONA de GUERRA! Eu pessoalmente cheguei a receber um pedido formal de um membro do Fórum para apagar o tópico que ele havia criado (sem má intenção), mas que acabou em agressão verbal à mãe do membro! Outro usuário criou um tópico para falar o motivo dele ser ATEU e que outras pessoas deveriam fazer o mesmo! Já viu onde isso foi parar! Foi mais ou menos depois desses acontecimentos que começamos a querer mudar as regras. Alguns membros da administração já eram contra a essas mudanças nessa época, e acabaram por se retirar. Claro, pois não queriam mais fazer parte das novas regras. Outros membros assumiram. E assim foi. Ultimamente, tivemos mais baixas em nossas fileiras de moderadores. Pelas mais variadas causas. Vamos procurar repor essas perdas. O Fórum cresceu demais nos últimos 2 anos.
Se erros foram cometidos pela administração? É claro que foram, ninguém é perfeito. Mas muita coisa poderia ser evitada se nós cumprissemos as regras.
Muita gente reclama, mas na hora de assumir a responsabilidade, de fazer as coisas andarem, de cobrar o cumprimento das regras dos membros, botar a mão no bolso para ajudar nos custos da manutenção, o pessoal abre! Ninguém da administração é pago para fazer esse serviço! Todos são voluntários.
Já li até críticas sobre o processo seletivo dos moderadores. Como se tivéssemos que fazer um processo democrático. Ora bolas, eu nunca vi em Fórum algum sobre Linux os membros da administração serem votados por todos os membros do Fórum! Se alguém já viu algum processo eleitoral aberto para eleição de moderadores em Fóruns sobre Linux, por favor me indique o Link, vou ficar muito agradecido em ver como tal processo funciona. E não estou sendo sarcástico! Que eu saiba a grande maioria elege seus membros por meritocracia!
Será que os usuários do Fórum também não mudaram? Se antes o pessoal vinha aqui para pedir ajuda ou ajudar aos outros, hoje temos vários membros criando problemas no Fórum! Se a moderação não faz nada, somos criticados, se a gente modera, somos criticados! Não agradamos nem a gregos e nem a troianos.
Enfim, com esse desabafo que já se extendeu demais, queria apenas resumir que isso está virando uma tempestade num copo d'água!
Nem todos que se tornam membros ou deixam de ser membros são motivados pela moderação do Fórum. Se a pessoa não está contente, não vejo nada mais normal dela ir embora. Eu mesmo já fiz isso em outros Fóruns. E se esse dia chegar, também deixo esse Fórum sem problemas!