Autor Tópico: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada  (Lida 8144 vezes)

Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Bom, sou novo no Ubuntu, e ainda não sei de quase nada, antigamente usava o kurumin era bem mais fácil conectar a internet por ele.

Pois bem, meu linux é o Ubuntu Desktop Edition 8.04.
Meu modem é o HSP56 Micromodem.

Gostaria de saber como instalar esse modem no ubuntu e como discar/conectar-se a internet.



Aguardo uma resposta desde já.



Abraços!

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2008, 15:09 »
meu rei da uma olhada nesse tuto, tive um problema igual al seu e consegui resolver atravez desse link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=6834.30

espero que funcione com vc


Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2008, 16:20 »
me parece que esse tutorial é para ubuntu 5.10, alguem sabe me dizer se funciona no ubuntu 8.04 ?


Aguardo uma resposta.



Obrigado

Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2008, 21:37 »
Ninguém?  :'(

Offline Josely

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 130
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2008, 08:56 »
ainda não testei no 8.04, mais garanto que no 7.10 funciona pq ja testei. mais acredito que não vai dar problemas no 8.04 ja que os pacotes para instalação do modem são compativeis com qq versão.

faz um teste e vê no que da, o maximo que pode acontecer é não funcionar.


alarcon

  • Visitante
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2008, 10:50 »
Bom, sou novo no Ubuntu, e ainda não sei de quase nada, antigamente usava o kurumin era bem mais fácil conectar a internet por ele.

Pois bem, meu linux é o Ubuntu Desktop Edition 8.04.
Meu modem é o HSP56 Micromodem.

Gostaria de saber como instalar esse modem no ubuntu e como discar/conectar-se a internet.



Aguardo uma resposta desde já.



Abraços!


Veja se isso lhe ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442

Baixe o pacote indicado lá, coloque na sua pasta de usuário, abra u nautilus descompacte ele clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolhendo a opção extrair aqui. Entre na pasta criada e leia o arquivo leia-me (resumido) e guia_instalação.pdf (completo e com ilustrações)  que mostram como usar o pacote.
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 10:53 por alarcon »

Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2008, 15:47 »
Fiz todos os procedimentos e deu certo a instalação, só que na hora de concectar está apresentando o seguinte erro.

Citar
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy


Aguardo uma resposta, obrigado!

alarcon

  • Visitante
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2008, 17:15 »
Fiz todos os procedimentos e deu certo a instalação, só que na hora de concectar está apresentando o seguinte erro.

Citar
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy
--> Cannot open /dev/ttyS0: Device or resource busy


Aguardo uma resposta, obrigado!

Faça um teste para mim, antes de usar o discador gnome-ppp abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal)) e digite:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

Depois deste comando tente usar o discador gnome-ppp

Offline angelo_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Então Percebi * http://entaopercebi.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2008, 17:25 »
Bom, tenho um modem como o seu, baixei o arquivo v23 do amigo, instalei bonitinho e funcionou. O que deve acontecer com vc (foi um erro meu também) foi não executar o arquivo como root (o usuário super-poderoso do sistema).
Você deve ter baixado o arquivo na sua pasta home (Pasta Pessoal) certo? Se você descompactou ele á esmo, deve ter criado uma pasta chamada modem-arquivos-v23. Ok, faça o seguinte:

Abra o Consola, vá no menu Aplicações > Acessórios, Consola

Normalmente ele abre na sua pasta pessoal, vc precisa entrar na pasta do modem. para isso o comando cd pasta, assim:

cd modem-arquivos-v23

No meu fica assim: angelo@angelo-desktop:~/modem-arquivos-v23$
Agora digite o seguinte comando (obs: vc pode copiar daqui com o CTRL+C normal e depois pra colar no Consola use o CTRL+SHIFT+V)

sudo ./install-modem_Gnome

Digite sua senha e pronto, o script vai ser executado como super-usuário, o root. Vc precisa dele pq seu usuário normal não tem permissões pra instalar o modem, mas ele tem. Tenha cuidado em fazer coisas no sistema usando o root pelo comando sudo, pois ele tem o direito de fazer qualquer alteração no sistema, ao contrário dos outros usuários. Trata-se de uma questão de segurança. Mas pode usar normal pra vc instalar seu modem, sem problemas.
Depois q fiz isso, meu modem funcionou belezinha.

Outro detalhe, não apague a pasta modem-arquivos-v23, pq se voce atualizar o sistema e instalar uma nova versão do kernel (já saiu uma esses dias), você vai precisar reinstalar o modem. Pra mais informações, veja o arquivo leia-me do pacote v23.
Lembrando também q o arquivo v23 é pro Ubuntu 8.04 hardy Heron, outras versões veja o pacote indicado no tópico onde vc baixou o arquivo.

Espero ter ajudado. Um abraço.

Então Percebi * Ubuntu é o MELHOR
http://entaopercebi.blogspot.com/p/linux.html

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2008, 17:55 »
Veja se isso lhe ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442

Baixe o pacote indicado lá, coloque na sua pasta de usuário, abra u nautilus descompacte ele clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e escolhendo a opção extrair aqui. Entre na pasta criada e leia o arquivo leia-me (resumido) e guia_instalação.pdf (completo e com ilustrações)  que mostram como usar o pacote.
[/quote]

Alarcon
Boa tarde!
Estou com um problema parecido.
Tenho um Desktop que veio com a versão 7.04. Como uso internet discada, comprei a revista do Ubuntu com o CD da versão 8.04.
Na hora de atualizar optei pelo modo "assistido" que rapa tudo. Só uso mesmo o Ubuntu. (esse foi o meu erro?)
Depois da atualização: Sem modem, sem som, sem gravador de DVD, sem quase tudo e  com muito barulho na torre. (Depois pesquiso sobre isso, quando tiver internet)
Vamos ao modem:
Pesquisei bastante e para não abrir um novo tópico estou postando aqui.
Vi que 99,99...% das respostas sobre modem são suas. Então pergunto:
Liguei para o fabricante e ele me disse que o modem é Motorola e que deveria instalar o driver Debian Linux 3.1
sm56-06.09.05-1-deb3.1-2.6.11-1.386.i386deb
(veio um CD com diversos drive para motorola, PCtel, Conecxant)
Instalei e não funciona. Tenho o discador do Gnome e quando clico em detectar, diz que nenhum modem está instalado.
Li seu tutorial, citado acima, e não entendi se serve para a versão 8.04.
Se servir, não entendi:
* quanto ao Live CD estar no drive (se é o meu caso)
* quanto a DNS e IP (uso internet discada, com diversos provedores gratuitos, e não observei se tinha esses dados na versão 7.04)
Sou iniciante em Linux e pergunto:
Como posso ver se o modem é mesmo motorola?
O drive que instalei e não funcionou, o que faço?
Posso seguir seu tutorial? (caso positovo, por favor responda as 2 dúvidas com(*))
Já instalei a nova versão 3 vezes, por orientação do fabricante, que estava me orientando, mas nada deu certo.
Grata desde já por qualquer orientação, pois preciso da internet para trabalhar.

Editando: Desculpe, quiz destacar sua mensagem, mas não consegui.

Editando novamente:
Não precisa responder, já está resolvido. Resolvi por este seu link:

http://www.4shared.com/file/48072063/3125204f/modem-arquivos-v24tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

colocado no tópico: 
   
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
 
Tudo funcionando perfeitamente, de primeira. Só tive que desabilitar o Modo offline do Firefox.
Parabéns! Seu tutorial é excelente.
Grata, pois me ajudou muito.

« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 21:15 por Rojacone »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Offline giguilobi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2008, 20:13 »
Obrigado pela resposta, mas continuo tendo problema.

Fiz oque o alarcon me disse, dei restart, ele passou daquele erro para esse

Citar
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Oque poderá ser? será que é o drive certo ?


Abraços

alarcon

  • Visitante
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2008, 21:11 »
Citar
author=Rojacone link=topic=36048.msg215122#msg215122 date=1212008110]
Veja se isso lhe ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442


Alarcon
Boa tarde!
Estou com um problema parecido.
Tenho um Desktop que veio com a versão 7.04. Como uso internet discada, comprei a revista do Ubuntu com o CD da versão 8.04.
Na hora de atualizar optei pelo modo "assistido" que rapa tudo. Só uso mesmo o Ubuntu. (esse foi o meu erro?)
Depois da atualização: Sem modem, sem som, sem gravador de DVD, sem quase tudo e  com muito barulho na torre. (Depois pesquiso sobre isso, quando tiver internet)
Vamos ao modem:
Pesquisei bastante e para não abrir um novo tópico estou postando aqui.
Vi que 99,99...% das respostas sobre modem são suas. Então pergunto:
Liguei para o fabricante e ele me disse que o modem é Motorola e que deveria instalar o driver Debian Linux 3.1
sm56-06.09.05-1-deb3.1-2.6.11-1.386.i386deb
(veio um CD com diversos drive para motorola, PCtel, Conecxant)
Instalei e não funciona. Tenho o discador do Gnome e quando clico em detectar, diz que nenhum modem está instalado.
Li seu tutorial, citado acima, e não entendi se serve para a versão 8.04.
Se servir, não entendi:
* quanto ao Live CD estar no drive (se é o meu caso)
* quanto a DNS e IP (uso internet discada, com diversos provedores gratuitos, e não observei se tinha esses dados na versão 7.04)
Sou iniciante em Linux e pergunto:
Como posso ver se o modem é mesmo motorola?
O drive que instalei e não funcionou, o que faço?
Posso seguir seu tutorial? (caso positovo, por favor responda as 2 dúvidas com(*))
Já instalei a nova versão 3 vezes, por orientação do fabricante, que estava me orientando, mas nada deu certo.
Grata desde já por qualquer orientação, pois preciso da internet para trabalhar.

Editando: Desculpe, quiz destacar sua mensagem, mas não consegui.


Primeira coisa, no Ubuntu abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal) e digite:

lspci -d 1057:3052

se aparecer algo semelhante a isso Motorola SM56 Data Fax Modem (Rev04) é por que seu modem motorola tem suporte no linux. Senão aparecer nada então seu motorola tem outra ID e não é suportado pelo linux.

Faça assim, baixe (pelo windows ou outro computador) o pacote que fiz chamado de modem-arquivos-v23.tar.gz deste link:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.msg203442.html#msg203442

coloque ele no ubuntu na sua pasta de usuária e pelo nautilus ( menu Locais > Pasta Pessoal) clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo modem-arquivos-v23.tar.gz e escolha a opção extrair aqui. Será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v23, entre nela e leia os arquivos Leia-me (resumindo) e guia_instalação.pdf (completo com ilustrações) que mostra como ativar o modem e a solução para os problemas mais comuns.

Isso deve fazer seu modem funcionar , se ele for um motorola suportado. A questão de ter o CD do Ubuntu do driver de CD (na bandeja) é por que alguns arquivos necessários durante o processo de ativação do modem se encontram no CD por isso antes de executar o srcipt de ativação do CD de instalação do Ubuntu deve estar na bandeja para posterior uso ok.

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2008, 21:17 »
Grata Alarcon
Acho que eu estava editando minha mensagem anterior quando você respondeu.

Não precisaria responder, já está resolvido. Resolvi por este seu link:

http://www.4shared.com/file/48072063/3125204f/modem-arquivos-v24tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

colocado no tópico:
   
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
 
Tudo funcionando perfeitamente, de primeira. Só tive que desabilitar o Modo offline do Firefox.
Parabéns! Seu tutorial é excelente.
Grata, pois me ajudou muito, já estou escrevendo do PC.
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

alarcon

  • Visitante
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2008, 21:18 »
Obrigado pela resposta, mas continuo tendo problema.

Fiz oque o alarcon me disse, dei restart, ele passou daquele erro para esse

Citar
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.


Oque poderá ser? será que é o drive certo ?


Abraços

Por favor peço para que leia de forma completa o guia_instalação.pdf que está dentro do pacote modem-arquivos-v23.tar.gz para ver se vc está fazendo os passos de forma completa, principalmente na parte que fala sobre solucionando os problemas.

Veja se as perguntas que o instalador faz a você é respondida de forma correta por você.

Pelo log mostrado por você:

Citar
--> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot set information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
--> Sending: ATQ0
--> Re-Sending: ATZ
--> Modem not responding.

a parte em negrito deveria ser ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0, se não me falha a memória, portanto veja onde você pode estar errando ok.

Um erro muito comum é o de digitar o nome de acesso do provedor apenas fulano, qunto o correto seria fulano@provedor.com.br, pois deve-se digitar o nome de acesso completo com o @ e domínio. Outro erro do uso do meu pacote é quando ele pergunta o nome do usuário corrente, o que vc digita ao entrar no Ubuntu, aí o usuário digita é o nome de acesso do provedor e por aí vai.

Você está usando o discador gnome-ppp que fica em Aplicações > Internet > GNOME PPP ou está tentando se conectar diretamente pelo wvdial via terminal?


Cole aqui o resultado dos comandos dados no trminal do Ubuntu:

dmesg | grep slamr

ps -aux | slmodemd

lsmod
« Última modificação: 28 de Maio de 2008, 21:26 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Ajuda como instalar / conectar a internet usando conexão discada
« Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2008, 21:20 »
Grata Alarcon
Acho que eu estava editando minha mensagem anterior quando você respondeu.

Não precisaria responder, já está resolvido. Resolvi por este seu link:

http://www.4shared.com/file/48072063/3125204f/modem-arquivos-v24tar.html?dirPwdVerified=33e0a9ae

colocado no tópico:
   
Re: Tutorial para HSP56 MR driver Smartlink
 
Tudo funcionando perfeitamente, de primeira. Só tive que desabilitar o Modo offline do Firefox.
Parabéns! Seu tutorial é excelente.
Grata, pois me ajudou muito, já estou escrevendo do PC.


Ok  ;)

Engraçado estou vendo muita gente falar neste problema do firefox, mas comigo ele não fica offline, entretanto uso conexão banda larga não sei se isso influencia para não ocorrer este erro.