Notebook Positivo Z63

Iniciado por mda1969, 08 de Maio de 2008, 08:01

tópico anterior - próximo tópico

mda1969

Amigos,
Tenho um Notebook Positivo Z63 e não consigo instalar nenhuma distribuição Linux, gostaria da ajuda de alguem.
Somente consigo rodar o LiveCD do Ubuntu em modo seguro segue a configuração do note:

Processador Intel Celeron 530/540/550
2 GB memoria DDR2 533/667
Monitor 14" WXGA (1280x800) Acelerador Grafico VIA VN896CE
Audio integrado compativel com Sound Blaster
Modem Integrado com v.92/v.90 modelo ML3054
Rede sem fio Azurewave AW-GU700
Rede LAN Faste Ethrnet 10/100
80 GB Sata
Express Card 54/34

Não reconhece Video, Som.

Espero poder contar com a ajuda de vocês

Abraços

Parrillo

Opa,

Você não deve estar conseguindo iniciar por falta de parametros na inicialização.

Teste o Seguinte:

Coloque o CD e espere aparecer as opções.

Em Live CD pressione o F6 ai no final da linha adicione os parametros:

nosmp nolapic noapic

Se não der certo substitua por:

acpi=off noapic nolapic

No meu notebook só entra se for um desses casos.. ou um ou outro... Não tenho um positivo mas deve resolver.

mda1969

Valeu a dica Parrillo,

Mais não rolou ele começa a inicializar e a impressão que tenho é que somente não aparece a imagem após carregar todo a CD, ele não consegue entender o video (Placa e/ou monitor) e em modo seguro não funciona o som.

Parrillo

Entendi... tive o mesmo problema com o Ubuntu 8.04

Quando usei o 7.1 eu utilizei esses parametros e foi tudo de boa.. ocorreu tudo corretamente.

No 8.04 eu fiz da seguinte forma (vou colar aqui o que escrevi em outro tópico):

O problema é que o LiveCD e o Alternate também não esta configurando o arquivo xorg.conf.
Deveria ser configurado pelo menos com o driver vesa.. mas nem isso foi configurado.

Faça o seguinte:

Instale o Ubuntu 8.04 usando o alternate cd, no boot escolha modo de restauração porém aperte e letra "e" para editar e depois a letra "e" novamente na segunda opção

Adicione no final do comando:

acpi=off pnpbios=off noapic nolapic
de ENTER
Depois "b"
espere carregar.. quando aparecer uma tela azul escolha entrar como root.

Depois digite:

vim /etc/X11/xorg.conf

vá até a linha da configuração da placa de vídeo, vai estar assim:

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Deixe da seguinte forma:

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
        Driver          "vesa"
        Option          "NoLogo" "true"
EndSection

Quem nunca usou o editor "vim"

Faça assim.. Vá até a linha EndSection, aperte a letra "i", de um ENTER depois digite os parametros..

quando terminar digite ":wq" sem as aspas..

Pronto.. reinicie "shutdown -r now" e pronto.. irá iniciar normalmente..

Qualquer problema me avise que eu tento ajudar..

abs

mda1969

Amigos Boa tarde,

Apesar das dicas continuo com problemas para instalar o Ubuntu em um note Positivo Z63.
Não funciona Video e Som, somente funciona em modo seguro.

e.daniel-ct

Amigo vc esta tentando utilizar o livecd, e no seu caso não esta funcionando por um motivo ou outro, então tente baixar o alternatcd que é uma instalação que não se ultiliza do servidor x, depois disso, edite um xorg com as suas expecificações, e substitua o xorg que padrão da instalação, existe um tutorial explicando sobre todas as opções do xorg no club do hardware, infelismente não lembro o link exato, mas uma googlada de uns 5 min e vc acha certeza!!!!

Abraço boa sorte!!!

MacBio

Tenta fazer isso aqui:
acessar a BIOS do computador e DESABILITAR a opção "USB LEGACY BIOS", que vem como "Enabled" por padrão.

mda1969

Pessoal valeu pelas dicas mais nada que me enviaram funciona.

Eu acredito que se deve pelo fato da placa de vídeo e som ser VIA, pois nenhuma distribuição funciona a não ser que eu mude a configuração de vídeo, porem se eu mudo fica muito ruim sem condições de uso. E quanto ao som nem com reza brava funciona. Estou frustrado pois já tentei com Ubuntu, fedora, suse, debian, kurumin e nada só ta funcionando com o Windows porque tem os drivers.

Valeu :-\

e.daniel-ct

Não sei quanto a versão de seus perifericos, mas aqui em casa minha placa mãe é toda onboard via e tudo funciona blz, inclusive na instalação, já pesquisou sobre o suporte ao seu hardware pelo kernel, se for suportado não será este o motivo, vc já conseguiu usar alguma coisa em linux no seu note????

ronaiml

Já experimentou baixar o iso de uma outra mirror e tentar a instalcao. às vezes, ocorre isto.
Ronai Lisboa
HP: dv2000t dv2699ep

vanderleinun

Tenho um note igual a este seu rolando o ubuntu 8.04 sem problemas

so deu o primeiro problema com relação a o video que ja foi citado ai simplesmente selecionei o modo seguro e ta rodando de boa com o drive vesa
resolucao de 1280x800 na boa...
Vanderlei Nunes

rusu

No meu caso funcionou quando eu segui a parte de instalação do drive via que tem neste tutorial

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=40174.0

Se você não quizer ativar o compiz (eu aconselho não ativar por agora) é só pular a parte que pede para modificar o arquivo /usr/.../compiz

E para ajustar as resoluções do drive via dá uma olhada no tutorial

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,40528.0.html

Espero que te ajude

ericmazoni

conforme nosso amigo falou no post acima, o procedimento é os dos tópicos mencionados.

instale em modo seguro e depois configure ele segundos os topicos.

Estou postando de um note positivo z63 com ubuntu 8.04, com compiz, beryl e tudo o que tem direito ativado.

a disposição.

la_de_longe

Eu tenho esse note e também tive problemas com a 8.10 x86, porem a 8.04  funciona normalmente e a 8.10 x64 teanto ubuntu qt kubuntu também funciona mas iniciava em 1920x1200 e parte do desktop fica pra fora da tela ate vc configurar a resolução. Já a 9.04 ta showde bola, funciona certinho e ja inicia com a resolução máxima do monitor (1280x800).