Fazendo uma busca pelo Synaptic, já na versão Hardy Heron, pelo Pidgin, encontrei ótimas novidades sobre plugins.
Entre eles:
*O pidgin-musictracker, um plugin que mostra a música que está tocando de vários player do Linux: Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet.
*O pidgin-mpris - idem do acima, mas c/ suporte ao VLC (VideoLAN), BMPx, Audacious 1.4.
*O pidgin-sipe: é um protocolo VOIP similar ao SIP, c/ possibilidade de se conectar a essa rede SIPE (SIP Exchange). Nas especificações vista no Synaptic, pode-se notar que o MSN adota o Live Communication Server (LCS), que tem suporte similiar ao Sip/Simple, mas esse SIP do MSN ñ segue as normas padrões do SIP.
Ativei o pidgin-musictracker e pidgin-sipe, e vi que esse último fica na área de criar nova conta.
P/ eu testar o pidgin-sipe, tá meio difícil, pois ainda continuo c/ problemas de chiado no meu microfone. E também acho que ele só serve p/ conta por escrito, mas é uma notícia muito animadora p/ o Pidgin, pois já pensou se for implantado o suporte a voz e imagem nele.
É interessante notar, que semanas atrás, fazendo uma rigorosa pesquisa sobre o VOIP, achei esse link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_VoIP_softwareAtentem nessa tabela, sobre os protocolos do Windows Live Messenger: SIP, RTP, proprietary.
Qdo vi essa informação, fiz várias pesquisas na Internet, inclusive no site da Microsoft e ñ vi nada, somente em um site é que encontrei algo falando sobre o SIP p/ MSN nas versões 9 e 10 do Windows Live Messenger.
Vamos aguardar, mas acho uma jogada importante da Microsoft, pois apesar da popularidade e facilidades do Skype, ainda tenho minhas preocupações c/ ele por usar a rede P2P, tanto até que li que empresas preferem ñ adotá-lo exata/ por essa característica.
Se ocorrer da Microsoft adotar também o SIP p/ o MSN, até indireta/ o mundo do software e protocolo livre vai ganhar.