Slackware rodando live-cd e USB super-leve e permite instalar novos aplicativos

Iniciado por ucastrobr, 11 de Maio de 2008, 13:43

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

Temos três distrus que exige pouca memória. Vou começar com o slax:


SLAX é um sistema operativo Linux é baseado na distribuição Slackware. Esta distribuição Linux corre diretamente de um CD ou USB (como por exemplo uma Pen Drive), sem ser necessária qualquer instalação.

"Se eu posso usar a distro de um CD, porque instalar em um Pendrive?"

Ou seja, quais são as reais vantagens de utilizar o Slax em um pendrive e não como Live-CD? Uma das vantagens é a possibilidade de você gravar, adicionar e remover arquivos e programas, além da capacidade de salvar as configurações feitas (sim, salvar configurações! Como wallpaper, atalhos na área de trabalho, etc), ou seja, é como se você realmente utilizasse o GNU/Linux em um HD "de bolso".

Perceberam, em vez de mostrar para seu colega que não conhece o linux um live-cd que nada mais é do que
o linux cru sem configuração nenhuma de aparência e programas. Mostre o Slax em USB e mude o que quiser.


Para baixar a última versão do slax segue o site abaixo e veja o manual. Configure o site em sua língua nativa o português é claro.
http://www.slax.org

Tem um ótimo tutorial meio antigo abaixo, não use ele para instalar o slax, para instalação use o próprio manual do site slax que é super simples, o tuto abaixo ensina salvar alterações automaticamente quando  quando você finalizar o sistema e carregar quando você inicializar.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6502&pagina=1

Requisitos para instalação do SLAX:

Memória

· 30 MB para executar SLAX, dificilmente alguém tem um pc de museu com 32mb de memória.
· 64 MB de correr com fluxbox 
· 128 MB de correr com o KDE
Processador
·  I486 ou melhor, Pentium ou AMD  OK.
Periféricos
·  Algum teclado
· PS / 2 ou USB conectado mouse
· Serial mouse não é automaticamente reconhecido, mas pode ser utilizado.
Não é necessário Disco Rígido (HD)

O SLAX inclui:

- Linux kernel 2.6 oferecendo um excelente suporte a Hardware
- os mais recentes drivers de som ALSA
- ndiswrapper para ler os drivers do Windows para Placas WIFI
- madwifi drivers para suporte nativo a Placas WIFI (Multiband Atheros)
- Sistema X11 (xorg) Xwindow, suporta muitas placas gráficas e ratos com roda
- KDE 3.5, um excelente Software de Desktop
·- webconfig feature permite-o guardar a sua sessão no  slax'
· MPlayer 1.0pre5 with KPlayer
· kopete ICQ/AIM/Y!/IRC
· midnight commander
· rdesktop (rscp in KDE)
· hotplug support
· cdrtools
· k3b burning GUI for KDE
· mutt email client
· wget
· and much more...

Depois de instalado, o Slax nada mais é do que uma versão customizada do Slackware. O que você aprender a fazer no Slax pode ser feito também no Slackware e vice-versa.

Um dos grandes atrativos do Slax é ser um sistema bem simples e limpo, com poucos programas instalados por padrão. Isto é uma faca de dois gumes, pois também significa que ao usar o sistema por mais tempo, você acabará precisando investir mais tempo baixando e instalando programas adicionais.
Para instalar o suporte a português do Brasil no KDE, por exemplo, baixe o pacote kde-i18n-pt_BR, que está disponível na pasta "slackware/kdei/" do CD ou mirror. Os pacotes do Slackware usam a extensão ".tgz". Junto com cada pacote, existe sempre um arquivo ".txt", com uma descrição curta e um arquivo ".asc", usado pelo instalador para verificar a integridade do pacote principal.

Para instalar o pacote baixado, use o comando "installpkg", seguido pelo nome do pacote, como em:

# installpkg kde-i18n-pt_BR-3.4.2-noarch-1.tgz

Use a tecla TAB para completar o nome do arquivo depois de digitar as primeiras letras. O installpkg é uma ferramenta simples de instalação, que funciona de uma forma similar ao "dpkg -i" do Debian. Ele permite instalar pacotes que você já baixou, mas não é capaz de baixar os pacotes por si só, como o apt-get. O installpkg também não checa dependências ao instalar os pacotes: mesmo que exista algum problema, você só saberá depois de tentar abri-lo.

Esta forma simplificada de instalar programas é a principal característica do Slackware. A vantagem é que você literalmente pode fazer o que quiser, sem que ele te perturbe com mensagens de erro e dependências desencontradas. A desvantagem é que ele não faz nada sozinho; a única maneira de descobrir que o pacote x precisa do pacote y para funcionar é pesquisando.

Depois de instalado o pacote, acesse o Painel de Controle do KDE, Regional & Accessibility > Contry, Region & Language e, dentro dela marque a opção Add Language > Brazil Portuguese. Clique no "Apply" e reinicie o KDE para que os aplicativos passem a usar nossa língua.

Bem o espaço é pequeno e o tempo é curto, outras versões de distrus que requer pouca memória é o Damn Small baseado no Debian e também o GoblinX baseado no Slakware e KDE que é brasileiro e vale a pena dar um olhada nos screnshoots no link abaixo.

http://www.goblinx.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Damn_Small_Linux

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")