Concordo que parte do problema esta nos softawares de Hardware(Impressoras, Webcam, Scanners, Placa de TV). Mas a galera do Linux deveria achar um meio de fazer com que estas empresas fossem obrigadas a fazer os drives. Como fazer isso?
Não lembro ao certo, mas um dos cobrões do mundo Linux disse que a saída para o Linux é investir em Jogos, diversão (Multi-Midia) e continuar melhorando seus programas e sistema, visando a usabilidade através da facilidade.
Por que jogos e Multi-Midia, por que uma grande maioria de pessoas, tem PC em casa para jogar e se divertir.
Ele pensou que popularizando o Linux as empresas serão obrigadas fazer os software para Linux.
Agora imaginem só o problemas de algumas empresas, ontem comprei uma impressora HP e veio 3 cds, 1(XP) 1(vista) e 1(MAc), se eles dessem suporte para o Linux, teria(conforme a politica deles) que vir 1 CD para cada distribuição Linux(Fedora, Ubuntu, Mandriva, PCLinuxOS, Suse, . . . ) Ou seja, os caras temem a complexidade do Linux. Então falta um padrão e uma maior união das distros para coisas simples como perifericos. (O Bill deve achar o maior barato essa falta de organização das distros)
A estratégia é popularizar o Linux, como se faz isso? Dificil umas trocentas distros, vários formatos, os usuários deLinux está crescendo mas a passos de tartaruga.
A minha esperança é o Ubuntu, pois a Canonical é organizada, focada, e está fazendo o que nenhuma outra distro fez, ser reconhecida, ou seja, ser popular, mas estamos encomodando muito pouco.