Autor Tópico: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz  (Lida 5872 vezes)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Online: 26 de MAR?O de 2008, 18:36 »
Caros,

Sou completamente ignorante em Linux, portanto, por favor, tenham paciência comigo. Obrigado. :-)

Comprei um computador novo com CPU Intel Core 2 Duo 2,2 GHz e 1 GB de RAM. Vou tentar instalar nele um Windows XP OEM vindo de minha máquina anterior, mas não sei se vou conseguir ativar a cópia por já estar registrada na máquina antiga. Se não conseguir, terei que partir para o Linux (pois recuso-me a comprar uma licença nova do Windows e não quero usar nada pirata).

Minhas dúvidas:

1. Que distribuição Linux tira melhor proveito dessa CPU? (OK, sei que este fórum é sobre o Ubuntu, mas, ei, não me atirem pedras, sou ignorante em Linux, lembram?  ;D )

2. Como estou habituado ao Windows XP e ao Mac OS X, a distribuição indicada em resposta à pergunta acima teria uma inteface pelo menos tão amigável quanto a do Windows? (Se possível, em português.)

3. Onde baixar?

Agradeço de antemão pelas opiniões.

Marcelo

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2008, 18:51 »
Benvindo, já uso Ubuntu há mais de dois anos e acho tranquilo usá-lo,comece estudando:   http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.msg103648.html#msg103648
e   http://www.ubuntu-br.org/comece
Boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #2 Online: 29 de MAR?O de 2008, 18:48 »
Caros,

Sou completamente ignorante em Linux, portanto, por favor, tenham paciência comigo. Obrigado. :-)

Comprei um computador novo com CPU Intel Core 2 Duo 2,2 GHz e 1 GB de RAM. Vou tentar instalar nele um Windows XP OEM vindo de minha máquina anterior, mas não sei se vou conseguir ativar a cópia por já estar registrada na máquina antiga. Se não conseguir, terei que partir para o Linux (pois recuso-me a comprar uma licença nova do Windows e não quero usar nada pirata).

Minhas dúvidas:

1. Que distribuição Linux tira melhor proveito dessa CPU? (OK, sei que este fórum é sobre o Ubuntu, mas, ei, não me atirem pedras, sou ignorante em Linux, lembram?  ;D )

2. Como estou habituado ao Windows XP e ao Mac OS X, a distribuição indicada em resposta à pergunta acima teria uma inteface pelo menos tão amigável quanto a do Windows? (Se possível, em português.)

3. Onde baixar?

Agradeço de antemão pelas opiniões.

Marcelo

em principio nao terá nenhum problema em instalar o windows na outra máquina... se ele nao activar ligue para a microsoft e active manualmente dá na boa

quando a linux... mesmo que o windows instale.. nao deixe de dar uma oportunidade ao fantastico ubuntu, eu uso há pouco tempo e so tenho a dizer maravilhas... depois de estar habituado ao ambiente... o windows tem traalhado muito pouco.. a segurança e a estabilidade sao incomparáveis!!!!!!

abraço

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #3 Online: 29 de MAR?O de 2008, 19:08 »
Caros,

Obrigado pelas respostas. Consegui ativar o XP normalmente.

No momento da instalação do XP, particionei o HD em dois para poder instalar o Ubuntu na outra partição.

Só não conclui o procedimento ainda porque estou com dúvidas sobre essas partições. As instruções que encontrei em http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD não são claras. Fiquei com medo de instalar o Ubuntu na partição errada e apagar a do Windows. Como posso garantir que isso não aconteça?

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #4 Online: 29 de MAR?O de 2008, 19:11 »
Caros,

Obrigado pelas respostas. Consegui ativar o XP normalmente.

No momento da instalação do XP, particionei o HD em dois para poder instalar o Ubuntu na outra partição.

Só não conclui o procedimento ainda porque estou com dúvidas sobre essas partições. As instruções que encontrei em http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/InstalarComDesktopCD não são claras. Fiquei com medo de instalar o Ubuntu na partição errada e apagar a do Windows. Como posso garantir que isso não aconteça?

nomeie a partição do windows com o nome "windows" por exemplo

depois utilize a outra partição

durante  a  instalação vai ter de criar 3 partiçoes
2 - ext3
1 - sawp

mas utilize os guias presentes no forum

qualquer duvida disponha

abraço!!!

NOTA: o ubuntu nao instala na partição do windows... ;D

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #5 Online: 29 de MAR?O de 2008, 21:59 »
Estou no Ubuntu neste momento, carregado a partir do CD.

nomeie a partição do windows com o nome "windows" por exemplo.

depois utilize a outra partição

Eu tinha feito isso no Windows, mas o instalador do Ubuntu não mostra os nomes das partições.

durante  a  instalação vai ter de criar 3 partiçoes
2 - ext3
1 - sawp

mas utilize os guias presentes no forum

Estou com a seguinte página aberta:

http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoUbuntuEmHdComWindows

O problema é que esse guia parte do princípio que o usuário já não está com o HD particionado. Não achei instruções sobre como proceder nesse caso.

Quando ele pergunta "Como você deseja particionar o disco?", a primeira opção já vem selecionada ("Guiado - redimensionar SCSI1 (0,0,0), partição #1 (sda) e utilizar o espaço liberado"). Nem o programa de instalação, nem o guia da página acima, explicam o quê exatamente estará acontecendo ao mover a barra para a esquerda ou direita. Se eu movê-la para a direita, por exemplo, estarei liberando espaço para o Windows ou para o Ubuntu?  ???

qualquer duvida disponha

É, vou mesmo precisar de ajuda...   :-\

NOTA: o ubuntu nao instala na partição do windows... ;D

Menos mau. Mas que esse troço dá medo, dá!  :D

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2008, 22:00 por Todaro »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #6 Online: 30 de MAR?O de 2008, 10:13 »
aproveite para aprender e perder o medo do particionamento de disco, será muito util  mesmo que vc decida usar somente o windows. dividir o hd em partições tem suas vantagens :D aprendi isso com o windows 95 long long time ago...
; Linux is almost there!

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2008, 13:27 »
yzarc, não tenho medo de partições. O que tenho medo é de perder dados. Apesar de eu ter backup de tudo, se eu perder a partição do Windows terei que ter novamente todo o trabalho de instalá-lo e atualizá-lo, bem como todas as minhas aplicações. Se posso evitar isso, por que não?  ;)

O problema é que, como expliquei acima, o instalador do Ubuntu não é claro quanto ao que está acontecendo com as partições já existentes e é para isso que preciso de ajuda.

Um abraço!

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #8 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:35 »
Bom, é o seguinte:

Resolvi encarar a possibilidade de perder a partição do Windows e mandei o programa de instalação do Ubuntu seguir em frente. Mesmo sem entender o que estava acontecendo e confirmando o que me havia sido dito, o Ubuntu foi instalado na outra partição e não tocou na do Windows. O Ubuntu já está rodando e está sendo atualizado neste momento.

Agora, se é que adianta alguma coisa, eu gostaria de sugerir que esse tutorial de instalação fosse melhorado nesse ponto. Nem ele, nem o próprio programa de instalação do Ubuntu, são intuitivos. Deixam o usuário meio no escuro quanto às possibilidades.

Agora, uma última pergunta: como posso saber se o Ubuntu está tirando todo proveito da arquitetura de 64 bits do meu processador Intel Core 2 Duo?

Obrigado!

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #9 Online: 30 de MAR?O de 2008, 21:50 »
Acho que o instalador do Ubuntu esta bem intuitivo, seu problema deve ter sido causado pelo fato de ser seu primeiro particionamento, não? Isso é que você nunca deve ter instalado um Gentoo 2005, hehehe
Mas é isso aí velho! ;)
Citar
Agora, uma última pergunta: como posso saber se o Ubuntu está tirando todo proveito da arquitetura de 64 bits do meu processador Intel Core 2 Duo?
Bom, aí você tem alguns modos de ver o desempenho.
Existe uma interface gráfica para tal. Está em Sistema>Adminstração>Monitor de Sistema
E se quizer ver qual arquitetura você esta rodando, pode ir na aba Sistema dentro do Monitor de Sistema ou digitar o comando:
Código: [Selecionar]
uname -aVeja o meu, por exemplo:
Código: [Selecionar]
xxxx@xxxx:~$ uname -a
Linux desktop 2.6.24#1 SMP Tue Feb 12 02:46:46 UTC 2008 x86_64 GNU/Linux
xxxx@xxxx:~$

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #10 Online: 30 de MAR?O de 2008, 22:02 »
Acho que o instalador do Ubuntu esta bem intuitivo, seu problema deve ter sido causado pelo fato de ser seu primeiro particionamento, não? Isso é que você nunca deve ter instalado um Gentoo 2005, hehehe
Mas é isso aí velho! ;)

Não, não é meu primeiro particionamento, mas é a primeira vez que encaro um gerenciador que escreve hieroglifos ao invés de linguagem que eu possa entender.  ;)

Citar
Bom, aí você tem alguns modos de ver o desempenho.
Existe uma interface gráfica para tal. Está em Sistema>Adminstração>Monitor de Sistema
E se quizer ver qual arquitetura você esta rodando, pode ir na aba Sistema dentro do Monitor de Sistema ou digitar o comando:
Código: [Selecionar]
uname -aVeja o meu, por exemplo:
Código: [Selecionar]
xxxx@xxxx:~$ uname -a
Linux desktop 2.6.24#1 SMP Tue Feb 12 02:46:46 UTC 2008 x86_64 GNU/Linux
xxxx@xxxx:~$

OK. Eis o resultado do meu:

Código: [Selecionar]
Linux marcelo-desktop 2.6.22-14-generic #1 SMP Sun Oct 14 21:45:15 GMT 2007 x86_64 GNU/Linux
Grato pela dica.  :)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #11 Online: 30 de MAR?O de 2008, 22:14 »
hehehe
Bacana velho, assim que aprende linux mesmo.
Mas que o instalador do Ubuntu é mais sofisticado que nosso "amigo" Windows, é verdade. O do Windows nem se quer particiona.
E de acordo com sua saída, esta tudo Ok!
Arquitetura x86_64 = 64 bits

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #12 Online: 30 de MAR?O de 2008, 23:04 »
Mas que o instalador do Ubuntu é mais sofisticado que nosso "amigo" Windows, é verdade. O do Windows nem se quer particiona.

Bem, vamos ser justos aqui:

Concordo que o instalador do Ubuntu realmente é mais sofisticado. Mas, na minha opinião, quando chega na hora de orientar o particionamento do HD, ele não é claro. Não costumo me enrolar com esse tipo de coisa, mas esse não foi o caso dessa vez. Como também estou habituado ao Mac OS X, senti falta daquele nível de intuitividade.

E, sim, o instalador do Windows XP permite particionamento, tanto que foi por isso que me enrolei todo na instalação do Ubuntu, já que particionei o HD na instalação do XP.

Até o momento estou apreciando o Ubuntu. Só lamento não haver iTunes nem Safari para ele.

Um abraço!

Offline chef_teko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #13 Online: 31 de MAR?O de 2008, 06:50 »
Até o momento estou apreciando o Ubuntu. Só lamento não haver iTunes nem Safari para ele.

Todaro, somos dois então... Pois eu venho de anos usando Windows e algum tempo fuçando no Mac OSX da patroa... E confesso q estou gostando muito do Ubuntu...

Qto ao iTunes, tente o Amarok. Eu me adaptei muito bem à ele. É bonito, bem organizado, minha coleção fica mais clean e posso criar playlists pra cada ocasião. Sem contar q leu logo de cara o meu iPod.
Qto ao safari, minha namorada usa o firefox no Mac dela. O Safari é bom, mas o Firefox é um pouco mais rápido e, no caso dela, q é designer, rapidez significa muito qdo se tem prazos apertadissimos a cumprir. Mas existem outros navegadores... No meu caso, já usava firefox antes de entrar pro mundo do Ubuntu, não tive muitos problemas...

Espero q a dica seja válida...

[]sss

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Linux em CPU Core 2 Duo 2,2 GHz
« Resposta #14 Online: 31 de MAR?O de 2008, 07:40 »
Qto ao iTunes, tente o Amarok. Eu me adaptei muito bem à ele. É bonito, bem organizado, minha coleção fica mais clean e posso criar playlists pra cada ocasião. Sem contar q leu logo de cara o meu iPod.

O chato é que, para efeito de trabalho, seria bom se eu pudesse ter acesso à loja iTunes...

Citar
Qto ao safari, minha namorada usa o firefox no Mac dela. O Safari é bom, mas o Firefox é um pouco mais rápido e, no caso dela, q é designer, rapidez significa muito qdo se tem prazos apertadissimos a cumprir. Mas existem outros navegadores... No meu caso, já usava firefox antes de entrar pro mundo do Ubuntu, não tive muitos problemas...

No meu caso, o Safari está se revelando bem mais rápido que o Firefox -- o que, aliás, está de acordo com notícias como estas:

http://applemania.info/?p=1540
http://applemania.info/?p=1532
http://applemania.info/?p=1530

Não estou achando o Safari mais rápido por causa das notícias. Elas simplesmente confirmam o que se pode observar por si mesmo.  ;D

Um abraço!