Autor Tópico: Problemas com resolução e driver da placa de vídeo. (resolvido)  (Lida 3527 vezes)

Offline Tarcísio_Teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Problemas com resolução e driver da placa de vídeo. (resolvido)
« Online: 25 de Janeiro de 2008, 15:11 »
Saudações a todos os 'ninjas' que nos ajudam aqui...
 
  Bom, a bronca é a seguinte:
  Instalei o Ubuntu 7.10 64 bits no PC, tá funcionando, e a conexão com a net tbm. Mas antes eu conseguia mudar a resolução da tela, até no máximo 1600x1200 (máx que o monitor suporta). Acontece que há uns 3 dias, a resolução travou em 800x600 ou 640x480 como únicas opções. Ao tentar usar os efeitos da área de trabalho, deu nisso:
 
PARTE 1 - Eu ainda não consegui instalar o driver da placa de vídeo, mesmo no "Gerenciador de drivers restritos", toda vez aparece um erro
  'The software source for the package
                        nvidia-glx-new
   is not enabled '

 

PARTE 2 - Eu consegui baixar o driver do site da nvidia, consigo executar o instalador pelo prompt de texto, mas ele diz algo como
  "Não é possivel instalar o driver, vc parece estar usando um 'X server' (acho q é isso), saia do X server e tente novamente "  ???

  Outra coisa, muitos programas eu não consegui instalar, naquela janela de "adicionar/remover", aparece um comentário embaixo de cada programa, mais ou menos assim: "the distributor decided not to support your (alguma coisa q esqueci), (amd64) "

  Bom, a configuração do PC é
  - AMD Sempron 3000+ de 64 bits (alguns não sabem, mas sim, existe sempron de 64)
  - Placa de Vídeo Nvidia GeForce FX 5200, de 128 Mb

  Minha principal dúvida é a seguinte, seria + fácil resolver esses problemas se tivesse instalado a versão 32 bits do Ubuntu?
  Bom, quem tiver qualquer idéia que possa ajudar, agradeço desde agora
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2008, 14:59 por Tarcísio_Teles »

Offline heltonbhz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • User Linux# 402365
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução e driver da placa de vídeo.
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2008, 17:56 »
Quando eu utilizava a versão 7.04 esse problema da resolução acontecia com muita frequência (também tenho uma FX-5200 com processador AMD 64). Sem mais nem menos perdia a resolução e também sem mais nem menos voltava a funcionar.  >:(
Depois que instalei a versão 7.10 não tive mais problemas de resolução mas, eu utilizo a versão de 32 bits.
Não sei qual é o seu Sempron [1] mas, acredito que a versão de 32 bits ficaria melhor.
 

[1] http://www.guiadohardware.net/tutoriais/modelos-athlon-64/sempron.html
AMD Athlon 64 3200+
Asus K8N + nVidia FX5200
Memory: 2 GB DDR 400

Offline Tarcísio_Teles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Problemas com resolução e driver da placa de vídeo.
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2008, 14:59 »
Putz, por diversas vezes me arrependi de não ter instalado a versão 32, acho q seria + fácil resolver essas broncas, mas....
Problema resolvido!  (menos um agora, ué)
Após horas fuçando o fórum, consegui achar algo que me parecia útil: peguei um pedaço desse tutorial aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,13169.0.html

Driver instalado!  :D :D Funcionando com os efeitos 'extras', agora só falta aprender a instalar o compiz fusion (acho q é esse programa) pra rodar aqueles efeitos 3D "inacrebelievables" !!!