Não consigo instalar o xampp através do terminal - RESOLVIDO

Iniciado por Brado, 25 de Janeiro de 2008, 13:20

tópico anterior - próximo tópico

Brado

Boas! Estou a tentar instalar o xampp para poder instalar o joomla. Fiz o download do xampp da página http://www.apachefriends.org/en/xampp.html, do ficheiro xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz para o Desktop.
O problema é que através do terminal não consigo instalar nada, ora dá-me o seguinte erro:

brado@brado-mobil:~$ su

Palavra passe:

root@brado-mobil:/home/brado# tar xvfz xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz -C /opt
tar: xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente

tar: O erro não é recuperável; a sair agora

tar: Child returned status 2

tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores

root@brado-mobil:/home/brado#

Alguém pode dar-me uma ajudinha, pois estou impedido de continuar um trabalho!?

Agradeço de antemão!

csat

Citação de: Brado online 25 de Janeiro de 2008, 13:20
Boas! Estou a tentar instalar o xampp para poder instalar o joomla. Fiz o download do xampp da página http://www.apachefriends.org/en/xampp.html, do ficheiro xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz para o Desktop.
O problema é que através do terminal não consigo instalar nada, ora dá-me o seguinte erro:

brado@brado-mobil:~$ su

Palavra passe:

root@brado-mobil:/home/brado# tar xvfz xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz -C /opt
tar: xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente

tar: O erro não é recuperável; a sair agora

tar: Child returned status 2

tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores

root@brado-mobil:/home/brado#

Alguém pode dar-me uma ajudinha, pois estou impedido de continuar um trabalho!?

Agradeço de antemão!

Nem todas as distribuições linux são iguais no que diz respeito a construção e localização das pastas (folders).  Essa instalação não é direcionada para Ubuntu e nem para modelos baseados em Debian.  É genérica.  O que me parece, pelo erro apresentado, é que você não dispõe da pasta /opt.   SUGESTÃO:  crie uma pasta no seu diretório raiz, tipo testes e coloque o arquivo lá dentro e descompacte com o comando tax xvzf.  Entre na nova pasta e leia o README ou INSTALL para ver o que é necessário para funcionar.

EDITADO:  oops... em vez de diretório raiz quero dizer diretório home...

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Brado

Não estou a perceber! Poderias ser mais específico, pois ainda ando a arranhar no ubuntu...mais, nunca consegui instalar ficheiros tar.gz. Obrigado!

gandaran

Brado
       você deve ter o ficheiro no ambiente de trabalho, estou certo? se sim coloque esse ficheiro xampp na sua pasta pessoal e siga os mesmos passos para instalar sempre como root, melhor usando o sudo.
deve funcionar
gandaran

csat

Citação de: Brado online 25 de Janeiro de 2008, 14:35
Não estou a perceber! Poderias ser mais específico, pois ainda ando a arranhar no ubuntu...mais, nunca consegui instalar ficheiros tar.gz. Obrigado!

Crie uma pasta no seu diretório home:

mkdir dload

Configure seu firefox para salvar sempre em dload

Baixe o arquivo tar.gz pelo firefox.  Ele vai salvar em dload

Entre no diretório dnload

Digite tar xvzf  nome_do_arquivo_baixado.tar.gz

O arquivo será descompactado e criado uma nova sub-pasta dentro do diretório dnload com o nome do seu arquivo baixado.

entre nela com o comando cd nome_da_pasta_criada

procure pelos arquivos README ou INSTALL que dão orientações de como proceder para configurar, compilar, instalar, etc. 

É sempre a mesma coisa, mas ATENÇÃO:  arquivos tar.gz podem necessitar de bibliotecas adicionais que nem sempre vêm acompanhadas do arquivo principal.

Csat (Ubuntu 8.04)

Brado

Antes de tudo, Obrigado pela ajuda!Mas não consegui resolver o problema.
Consegui descomprimir o ficheiro xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz, mas preciso que ele se encontre na pasta opt e a funcionar...
Para seguidamente instalar o Joomla.

Agradeço a vossa paciência comigo!

csat

Citação de: Brado online 25 de Janeiro de 2008, 20:41
Consegui descomprimir o ficheiro xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz, mas preciso que ele se encontre na pasta opt e a funcionar...

Sendo tão importante assim, basta criar a pasta, digitando sudo mkdir /opt  <enter>
e fazer o resto como o programa manda.

Csat (Ubuntu 8.04)

Brado

Citação de: csat online 25 de Janeiro de 2008, 21:41

Sendo tão importante assim, basta criar a pasta, digitando sudo mkdir /opt  <enter>

Uma vez descarregado, como ponho o xampp a bombar!?
::)

csat

Citação de: Brado online 25 de Janeiro de 2008, 22:08
Citação de: csat online 25 de Janeiro de 2008, 21:41

Uma vez descarregado, como ponho o xampp a bombar!?
::)

Amigo, para fazer qualquer programa "bombar" tem que ler as instruções.  Só estou te dando orientações sobre o uso do sistema operacional Linux.  Talvez alguem mais que já tenha "bombado" esse programa saberia te responder.

Abração.
Csat (Ubuntu 8.04)

gandaran

Brado
      e muito simples instalar esse xampp, coloque esse ficheiro na sua pasta pessoal, para que ele possa ser aberto pelo terminal, nunca em outra pasta a não ser que faça no terminal cd a essa pasta.
digite no terminal/consola isto;    sudo tar xvfz xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz -C /opt    e entre com a sua senha
o ficheiro será descompactado para a pasta /opt em sistema de ficheiros.
para iniciar o xampp e so digitar no terminal o seguinte;    sudo /opt/lampp/lampp start    isto para a versão
xampp-linux-1.6.5a.tar.gz  mas como tem a versão  xampp-linux-devel-1.6.5a.tar.gz   não sei se será o mesmo comando
no ubuntu use o sudo em vez do su.

a pasta /opt já existe no ubuntu não precisa criar uma, e se não existir será automaticamente criada uma ao descompactar o ficheiro xampp.

Brado

Agradeço as dicas e consegui finalmente descarregar o xampp na pasta /opt, contudo quando dou lampp start surge a seguinte mensagem -  command not found, seja com su ou sudo. Ora vejam:

brado@brado-mobil:~$ sudo /opt/lampp/lampp start
sudo: /opt/lampp/lampp: command not found
brado@brado-mobil:~$ su /opt/lampp/lampp start
Id desconhecido: /opt/lampp/lampp

Já tentei tudo, mas não dá e acreditem que segui o tutorial que está http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp-linux.html.

Se alguém souber onde está o erro, por favor diga!

Obrigado a todos

gandaran

Brado, 
        não sei aonde esta o erro, mas esse comando e para versão estável, esta http://www.apachefriends.org/download.php?xampp-linux-1.6.5a.tar.gz, pelo que notei você  instalou a versão em desenvolvimento o tal  xampp-linux-devel-1.6.5a, só pode ser isso.
confirme se na pasta /opt tem la essa pasta lampp necessária para iniciar!

Brado

Foi isso mesmo Gandaran! Agora já está a correr...e muito bem!
Obrigado por tudo, principalmente pela paciência de todos os que contribuiram para a solução do meu problema.

Um Abração!