Autor Tópico: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?  (Lida 13447 vezes)

alarcon

  • Visitante
VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Online: 21 de Agosto de 2007, 16:24 »
Bom sempre vi aqui perguntas sobre se era possível usar o AutoCAD no linux ou se existia algum similar do mesmo para linux. O que posso falar e já disse isso aqui em vários momentos é que o VARICAD parece ser uma boa opção, mas nunca havia testado ele.

Hoje resolvi testá-lo, então peguei a versão em .deb e instalei. Tudo ocorreu bem e então fui a procura de algum tutorial ou apostila, só encontrando uma em português no apostilando e mesmo assim muito básica só explicando de forma bastante resumida a parte 2D, mas já deu uma ajuda de como o software se comporta. Peguei também no próprio site um guia em pdf que por sua vez se limita a dizer os comandos e está em inglês.

Como gosto mesmo é da parte de 3D e de aprender fazendo, fui logo tentando desenhar algo em 3D no Varicad e meu primeiro desenho foi um mancal de rolamento como vocês podem ver logo abaixo:



Este desenho não está lá tão bem realizado devido a minha ainda pouca intimidade com o software. Talvez até os passos que fiz sejam feitos em menor quantidade com um domínio melhor do software, mas serve para mostrar que se um usuário que acabou de instalar o softwares e aos “trancos e barrancos” já foi capaz desenhar o que foi mostrado, que dirá um expert em desenho assistido por computador (CAD).

Na parte 2D não vi nenhum grande mistério, agora é lógico que um software que tem um tamanho um pouco maior que 30MB não pode ter as mesmas funcionalidades do AutoCAD que é muito maior que isso.

Observei que ele salva na extensão do AutoCAD (.dwg) também, mas não testei por não possuir o mesmo aqui.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2007, 16:30 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2007, 17:20 »
Esqueci de dizer uma coisa, esta versão do VARICAD que uso é uma versão trial que vale por 30 dias, portanto não é um software de CAD gratuito para linhux.

Penso que para uma pequena empresa que não use desenhos tão complexos e que  tenha todos os seus PCs com Linux, o Varicad pode ser uma saída. Acho que ele não deve ser assim tão caro e tem a vantagem de se usar algo original e de baixo custo em linux. Cabe agora a análise de cada um para saber se seus recursos suprem suas necessidades, inclusive podendo até importar para o AutoCAD se for o caso.

Se alguém conhecer outro software de CAD para 2D/3D que seja gratuito, post aqui o link ok.

Offline jandersonloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Linux faz mal para Vista, Windows Vista.
    • Ver perfil
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2007, 23:53 »
Dah uma olhada neste link: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/b010905.html

Como você instalou o VariCad???

Obrigado.
Sempron 3000+
RAM 512 DDR
HD80
GFORCE FX 6200

S.O. Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn

Novo no Linux, apanhando...

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2007, 09:29 »
Dah uma olhada neste link: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/b010905.html

Como você instalou o VariCad???

Obrigado.

A instalação é fácil por que além dele ter versão para windows, ele tem versões para linux no formato .deb e no formato .rpm. Baixando o pacote Debian é só dar um duplo clique no mesmo que se todas as dependências estiverem ok ele instala. Aqui não precisei de nada além do pacote varicad.deb.

Citar
VariCAD for Linux
The Debian package can be installed on Debian 3.1 or newer. The RPM package can be run on a wide range of rpm-based distributions. VariCAD has been tested on the following distributions of Linux:

- RedHat Enterprise Linux 3 and 4
- Fedora Core 4 and 5
- SUSE Linux 9.3, 10.0, 10.1 and 10.2
- Mandriva Linux 10.1, 2006, 2007 and LE2005
- Debian 3.1
- Kubuntu 7.04

VariCAD
Debian package VariCAD 2007 2.01  (34 MB) 
RPM package VariCAD 2007 2.01  (34.1 MB)


maiores informações e downloads do trial (após um registro):

https://www.varicad.com/3dcaddownload.phtml

« Última modificação: 22 de Agosto de 2007, 09:33 por alarcon »

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2007, 15:33 »
Bom sempre vi aqui perguntas sobre se era possível usar o AutoCAD no linux ou se existia algum similar do mesmo para linux. O que posso falar e já disse isso aqui em vários momentos é que o VARICAD parece ser uma boa opção, mas nunca havia testado ele.

Hoje resolvi testá-lo, então peguei a versão em .deb e instalei. Tudo ocorreu bem e então fui a procura de algum tutorial ou apostila, só encontrando uma em português no apostilando e mesmo assim muito básica só explicando de forma bastante resumida a parte 2D, mas já deu uma ajuda de como o software se comporta. Peguei também no próprio site um guia em pdf que por sua vez se limita a dizer os comandos e está em inglês.

Como gosto mesmo é da parte de 3D e de aprender fazendo, fui logo tentando desenhar algo em 3D no Varicad e meu primeiro desenho foi um mancal de rolamento como vocês podem ver logo abaixo:



Este desenho não está lá tão bem realizado devido a minha ainda pouca intimidade com o software. Talvez até os passos que fiz sejam feitos em menor quantidade com um domínio melhor do software, mas serve para mostrar que se um usuário que acabou de instalar o softwares e aos “trancos e barrancos” já foi capaz desenhar o que foi mostrado, que dirá um expert em desenho assistido por computador (CAD).

Na parte 2D não vi nenhum grande mistério, agora é lógico que um software que tem um tamanho um pouco maior que 30MB não pode ter as mesmas funcionalidades do AutoCAD que é muito maior que isso.

Observei que ele salva na extensão do AutoCAD (.dwg) também, mas não testei por não possuir o mesmo aqui.
Acho que vou mostrar pro meu pai ele é loco por AutoCAD, acho que por isso que ele ainda não saiu do Windows, mas se eu mostrar para ele eu acho que ele vai gostar.
No trabalho dele ele meche com CAD, ele chega em casa e já vai pro CAD "brincar".
Acho que ele vai gostar.

Abraços.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:07 »
Mas pelo jeito, o preço é salgado como no AutoCAD....
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2007, 16:35 »
Mas pelo jeito, o preço é salgado como no AutoCAD....

Confesso que não verifiquei o seu preço, mas certamente deve ser bem inferior ao AutoCAD e sinceramente acho que nunca existirá um sotware de CAD livre e bom para linux ao nível do AutoCAD e de outros, então caso este sirva plenamente aos propósitos de uma empresa de porte pequeno, seria válido avaliar o custo benefício já que se estaria economizando no sistema operacional (linux) sem custos.

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2007, 17:16 »
Mas umas imagens da utilização do VariCAD sendo que desta vez foi feito um desenho mais simples tanto em 2D como em 3D.

Segue abaixo as imagens:




 


« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 16:35 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2007, 22:00 »
Mas pelo jeito, o preço é salgado como no AutoCAD....

Respondendo a sua pergunta:


VariCAD for Windows license + One Year Upgrade/Support        $ 820         
VariCAD for Linux license + One Year Upgrade/Support           $ 820   

portanto, bem menos caro do que o AutoCAD.   


Para quem quiser pesquisar mais sobre CAD no linux veja este link:

http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html   


E para quem quiser ver uma demostração da execução de um desenho 3D no VariCAD:

http://www.varicad.com/viewDemo.phtml?demo=assembly1.swf

Obs: depois que carregar é só clicar na seta next dentro da área de trabalho do VariCAD.



   
« Última modificação: 24 de Agosto de 2007, 22:08 por alarcon »

Offline owagnern

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2007, 23:22 »
Olá para todos, esse é meu primeiro post para a comunidade!!!!

Venho acrescentar mais um software na lista, esse sim com cara de AutoCAD e compatível com as versões 12 à 2008! O BricsCAD tem mesmos comandos de teclado e um painel idêntico, permitindo uma migração mais facilitada. Para os que estão no ramo da arquitetura (como eu), ele acrescenta o Architectural, com a maleabilidade semelhante à versão do AutoCAD Architectural Desktop 2004. O preço também está mais em conta que o Varicad, em torno de $250,00 na versão for linux. Apenas o Architectural fica salgado, por  $3.500,00 Mas as versões Acadêmicas ficam por $50,00 e $100,00 respectivamente. O detalhe: além de ter versão trial para ambos, o Architectural roda no AutoCAD também!

Screenchots para matar a curiosidade, já que não sei inserir imagem aqui (¬¬): http://www.bricscad.com/products/design/bricscad/images.jsp

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2007, 12:07 »
Bem esqueci de falar da versão de Estudante, portanto veja o que o site do VariCAD fala sobre isso:

Citar
VariCAD - students
VariCAD is proud to count so many students among its CAD system users. Therefore, we offer special license for students and schools that are interested in using VariCAD as a learning tool for mechanical engineering design.

Students can purchase VariCAD at a discounted price of € 79 (~ $99). To order educational version of our product, please register as a student/school. If you have already done so, proceed to our online store using the form below ...

Percebo que o VariCAD parece mais voltado para projeto da engenharia mecânica, então fica aí a sugestão do amigo acima.

Caro owagnern no link que passei ( http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html ) sobre vários softwares de CAD no linux tem o BricsCad como uma das opões. Neste link ele fala isso sobre ele:

Citar
BricsCad http://www.bricscad.com/ a powerfull yet stable professional CAD product for the Linux world based on the DWG industry standard. BricsCad for Linux is supported on RedHat 9 and Fedora Core 1, 2 and 3, Suse and Mandrake. BricsCad requires the windows emulator wine to run.

Como você pode perceber no final diz que ele é emulado no linux via wine já o VariCAD roda nativamente no linux. Agora talvez isso tenha mudado, pois me parece que este site, de onde tirei estas informações, é antigo.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2007, 12:14 por alarcon »

Offline owagnern

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2007, 15:58 »
Com certeza, apesar de a versão "for windows" estar na 8, a versão 6 "for linux" já é disponível em rpm e tar.gz, como trial. O projeto dessa versão era distribuída inicialmente para ser emulada com wine. Vale a pena testar. Para baixar (rmp ou tar.tz), basta fazer uma ficha e receber o link por email. Existem alguns sites que oferecem, vou enviar o link de um deles, do próprio site da empresa: http://www.bricscad.cl/ccn/registrocliente.htm
« Última modificação: 26 de Agosto de 2007, 16:11 por owagnern »

gricwb

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2007, 07:27 »
Eu tbém dependo do autocad, no qual trabalho a varios anos. Pelo jeito vc esta com o mesmo problema que eu, dificuldade de achar softwares bons e free de cad. Pelo que vi sua area é mecanica, então naum sei se ajuda mto, mas eu estou utilizando o Blender para 3D que é equivalente ao 3DStudio, para modelagem 3D ele é excelente!! Para 3D ainda existe o K-3D que tbém é uma boa opção. Para 2D vc pode testar o QCad que é free tbém, mas eu achei ele um pouco limitado e só abre e salva em .dfx! De qualquer forma quando preciso de cad mesmo rodo o autocad pelo windows rodando no VirtualBox. E ouvi falar em alguns forums gringos que é possivel rodar o Autocad2000 pelo wine, as versões mais novas acho que ninguém conseguiu ainda. Quem sabe mais pra frente! 

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2007, 10:59 »
Eu tbém dependo do autocad, no qual trabalho a varios anos. Pelo jeito vc esta com o mesmo problema que eu, dificuldade de achar softwares bons e free de cad. Pelo que vi sua area é mecanica, então naum sei se ajuda mto, mas eu estou utilizando o Blender para 3D que é equivalente ao 3DStudio, para modelagem 3D ele é excelente!! Para 3D ainda existe o K-3D que tbém é uma boa opção. Para 2D vc pode testar o QCad que é free tbém, mas eu achei ele um pouco limitado e só abre e salva em .dfx! De qualquer forma quando preciso de cad mesmo rodo o autocad pelo windows rodando no VirtualBox. E ouvi falar em alguns forums gringos que é possivel rodar o Autocad2000 pelo wine, as versões mais novas acho que ninguém conseguiu ainda. Quem sabe mais pra frente! 

Estava mais interessado em programas de CAD mesmo e não em programas voltado para animação, mas mesmo assim obrigado pelas indicações. Já tinha ouvido falar, inclusive no link (http://www.tech-edv.co.at/lunix/CADlinks.html) que postei, que o Blender teria um script para transformá-lo em CAD cujo nome seria BlenderCAD mas parece que é antigo isso, pois não encontrei nada sobre isso.

Citar
BlenderCAD http://www.blender.org/ is a Blender script created with the aim of expand the functionality of Blender, so that it could be used for CAD. More info on the release of BlenderCAD and the Blender discussion forum. Visit the BlenderCAD project page for download, etc.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2007, 11:03 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: VariCAD é um substituto para o AutoCAD em linux?
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2007, 11:06 »
Com certeza, apesar de a versão "for windows" estar na 8, a versão 6 "for linux" já é disponível em rpm e tar.gz, como trial. O projeto dessa versão era distribuída inicialmente para ser emulada com wine. Vale a pena testar. Para baixar (rmp ou tar.tz), basta fazer uma ficha e receber o link por email. Existem alguns sites que oferecem, vou enviar o link de um deles, do próprio site da empresa: http://www.bricscad.cl/ccn/registrocliente.htm


Você tem certeza que ele não é emulado via wine, pois pelo que vi aqui apesar dele estar em formato tar.gz ele é emulado sim.