Autor Tópico: Disco externo foi apagado devido ao clonezilla  (Lida 4194 vezes)

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Disco externo foi apagado devido ao clonezilla
« Online: 22 de Dezembro de 2014, 20:15 »
Pessoal preciso da vossa ajuda com muita urgência.

Instalei o clonezilla num cd para puder criar uma imagem do ubuntu num disco externo. Ainda à pouco fui tentar recuperar o ubuntu com a imagem que tinha no disco. Infelizmente, pensei que estava a fazer o que é certo quando dou (sem saber) autorização para o clonezilla formatar o meu disco externo e colocar o sistema ubuntu (que está a correr no meu pc) nesse disco.

O problema é que o disco externo é onde estava tudo o que tinha. Desde documentação, ficheiros, etc...

Sei que há forma de recuperar o disco. Existem softwares para isso. O que vocês recomendam? Vou começar a procurar na web por soluções mas se vocês já tiveram esta má experiência e encontraram solução pedia que me ajudassem.

Obrigado.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2014, 11:16 por davidpt »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Urgente: Disco externo foi apagado devido ao clonezilla
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2014, 00:02 »
É a velha máxima da informática:

"Os usuários de computadores se dividem em dois tipos, os que perderam dados e os que vão perder! "


Eu já passei por isso e quando a coisa era realmente séria, eu paguei para ter meus dados recuperados por uma empresa especializada! Quando a coisa não era séria eu usei o testdisk.

Então se for muita coisa importante, manda pra quem sabe resolver. Há sim, depois dessa, não se esqueça do Backup, afinal, dermas acontecem!

Já ia esquecendo, altere o título do tópico! Não pode usar "urgente", "socorro" e afins!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: Urgente: Disco externo foi apagado devido ao clonezilla
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2014, 11:29 »
É a velha máxima da informática:

"Os usuários de computadores se dividem em dois tipos, os que perderam dados e os que vão perder! "


Eu já passei por isso e quando a coisa era realmente séria, eu paguei para ter meus dados recuperados por uma empresa especializada! Quando a coisa não era séria eu usei o testdisk.

Então se for muita coisa importante, manda pra quem sabe resolver. Há sim, depois dessa, não se esqueça do Backup, afinal, dermas acontecem!

Já ia esquecendo, altere o título do tópico! Não pode usar "urgente", "socorro" e afins!

O problema é que o disco externo era usado para backups também. Por essa razão tinha lá não só tudo meu como também os backups do pc assim como as próprias imagens do disco do pc. O que fiz foi clonar o disco do pc para o disco externo atraves do clonezilla. Não era isso que queria fazer. Queria usar a imagem do sistema operativo do ubuntu (que tinha no disco externo) para o meu pc. O clonezilla pode ser muito bom mas é um software nada user-friend.

Para a próxima não vou mais fazer este tipo de tarefas automáticas num disco onde tenho todas as minhas coisas. Terei de arranjar um disco só para estas tarefas.

Já andei a contatar algumas empresas especializadas. O valor ronda dos 200 euros até aos 1500. É documentação para mim muito importante mas não é nada que precise de pagar para a opter. Já andei a ver softwares do linux e não gostei de nenhum. Vão me desculpar mas nesta área o windows ganha claramente.

Vou instalar o windows virtualmente e instalar um software para este efeito.

A vantagem de pagar a pessoal especializado é que eles até conseguiam (talvez) recuperar tudo incluindo com as pastas. A maior parte dos softwares free para este efeito só recuperam por ficheiro. Ou seja, todos os png, avi, etc. Teremos que depois num segundo passo advinhar qual a pasta daquele ficheiro. Organizar tudo manualmente.

Já encontrei sofwares comerciais que conseguem recuperar inclusive as pastas. Pelo menos tentam.

É isso que vou também eu tentar.

Já me aconteceu perder os meus dados por 2 vezes por causa do windows. Ou por causa de virus ou por ignorancia minha. Então adotei o disco externo para ter tudo. Ou seja, no meu pc só tenho o que estou a trabalhar o resto está guardado num outro disco. Nunca pensei que uma tarefa automatica viesse a eliminar tudo. É como digo, o erro foi meu claro mas não é de hoje que lido com software. O clonezilla está muito mal formatado. A linguagem é inacessivel. Muito complicado de entender.

Mas, foi bom isto ter acontecido porque assim previno-me mais. Nada de gravações automaticas e convem se possível ter a informação em mais de um lugar. A núvem é uma opção, só temos de ter cuidado com o nossa informação pessoal.

Se souber de algum software pago (bom) que faça o que estou a pedir diga. Ainda estou à procura.

cmp