Ciências de Computação, matemática e física e Linux

Iniciado por GustavoReis, 23 de Dezembro de 2014, 14:17

tópico anterior - próximo tópico

GustavoReis

Olá,

Boa tarde,

Com a autorização do Felix, eu publico.

Fiz um teste profissional de Ciências de Computação e o Guia do Estudante deu-me um sinal amarelo, explicando que eu preciso saber o que é ser um cientista de computação e recomendou-me a consultar e conversar com um profissional de grande valia — de Ciências de Computação. Por isso, estou a procurar os profissionais. Eu me matriculei em Ciências de Computação.

Se alguém é programador, desenvolvedor ou cientista de computação ou já graduou-se em Ciências de Computação, por favor, aprece e preciso de tua ajuda e tua opinião.

Espero que tu seja especialista nisso e entenda-me e consiga dar-me as respostas certas.

Eu quero fazer Ciências de Computação (eu já me matriculei) porque quero:
— ser programador e desenvolvedor;
— trabalhar com hardware, software;
— trabalhar com desenvolvimento e programação de aplicativos;
— programar as linguagens de computação (C, C+, Java, Python, mais utilizados no Linux)
— criar novas linguagens de computação e novas distribuições de Linux;
— contribuir com os sistemas operativos de Linux, BSD, Xnu e Unix;
— trabalhar nas empresas que trabalham com o Linux, como Canonical, Debian, Linux Foundation, Linux Mint, etc.

Também quero consertar, mas sei que Ciências de Computação não serve para consertar. Depois de graduação, pretendo fazer pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas para Mobile e Web e mestrado e doutorado em Informática.

O problema é que não sou génio em matemática e física. Por favor, não penses que eu não gosto de matemática e física. Claro que eu adoro e acho a álgebra, os cálculos e outros complexos matemáticos muito fascinantes, mas não sou melhor. Por isso, tenho que estudar muito bem esforçar-me muito para passar bem nas provas e não ter provas de dependências a fim de não perder as bolsas de estudo e financiamento. Tenho que vencer o medo e manter otimismo e positividade. Não quero jogar fora meus sonhos, embora sejam distantes.

Você tem certeza que o que eu quero, Ciências de Computação é ideal para mim? Tem certeza que eu passarei bem nas provas? Devo arrepender-me?

Cresci muito com desenho gráfico, desenho e desenvolvimento de web, tradução e pequena parte da programação. Desde que conheci o Linux em 2010, fiquei muito fascinado com os códigos e sou viciado em utilizar o terminal e sempre fiquei curioso e arrisquei-me muito a modificar os códigos.

Obrigado pela atenção, compreensão e ajuda!

Felix

Olá Gustavo.

Conforme lhe expliquei antes, iniciei o curso de Ciências da Computação, porém abandonei-o durante o percurso; mas sim... se realmente estes forem seus objetivos, CC é o curso ideal para você, pois nele você não se prenderá apenas a uma área da TI, mas sim tornar-se-á um Cientista, com conhecimento geral em diversos âmbitos da computação, podendo sim programar, trabalhar com hardware, pesquisar novas tecnologias, etc.

Porém alguns conselhos:
* Você não aprenderá programação na faculdade de CC - aprenderá sim conceitos, muita teoria e alguma coisa prática; a faculdade lhe abrirá portas, cabe a você trilhar os caminhos para realmente tornar-se um programador;
* Sobre trabalhar com Hardware - uma das constantes gafes cometidas por novos alunos (eu presenciei isso) é questionar ao professor: "quando nós vamos aprender a formatar?" - Nesta parte é que entra muita matemática e física, pois você estudará conceitos elétricos, mecânicos, sobre magnetismo, etc, etc, etc... para realmente entender como um hardware funciona, e quem sabe no futuro projetar seus próprios circuitos e equipamentos...
* Matemática e física, por você ter certa dificuldade nestas matérias, empenhe-se com maior dedicação a elas, pois sim, serão de suma importância para você tornar-se um profissional com diferencial.

Esta é minha pequena contribuição, com minha pequena experiência em CC, talvez algum outro membro do fórum que tenha já se graduado possa dar uma opinião mais concisa a você. Espero ter ajudado.

irtigor

Eu diria que pela sua descrição você pode fazer tanto análise e desenvolvimento de sistemas (ou sistemas de informação dependendo da faculdade), e se aprofundar um pouco mais no lado teórico, ou fazer ciência da computação e aprender o lado prático. Da sua lista só o antepenúltimo e penúltimo itens realmente envolvem de alguma forma conhecimentos tipicamente adquiridos em um curso de ciência da computação, pra todos os outros análise e desenvolvimento de sistemas é mais adequado ou pelo menos igualmente válido.
Ai vai da sua cabeça, desenvolvimento de sistemas é um curso que na média tem menor duração/geralmente não é integral, pode ser mais fácil de entrar dependendo da sua região e envolve menos matemática; ciência da computação tem um nome que "impõem respeito" (pode fazer diferença quando você tiver que falar com alguém que não é da área) e vai te obrigar a ver (nem que seja de relance/só pra fazer a prova) alguns pormenores bem uteis na vida profissional.