Minha primeira experiência foi assim:
Na época, meu pai havia ganhando um computador de um ex-patrão dele. Logo em seguida ele me ligou do trabalho dizendo que estava trazendo-o para casa. Quando ele chegou em casa começamos a tira-lo da caixa e montar. Quando finalmente terminamos, pressionamos o botão liga/desliga...demos de cara com o Kurumin.
A princípio já tinha ouvido falar sobre o sistema Linux com um amigo de infância que usava somente o Debian, mas até então nunca tinha tido interesse pelo sistema devido a complexidade na época.
Depois que o Morimoto ficou de saco cheio e parou com o projeto, passou-se um tempo e comecei a ler e entender melhor sobre as distribuições e que poderia ter alguma que fosse mais a minha cara. Então comecei a baixar e instalar aquelas sobre as quais eu estava lendo: Mandriva, Fedora, Debian, OpenSUSE, Slackware e Ubuntu.
Dentre estas, acabei tendo que escolher entre OpenSUSE e Ubuntu, que pessoalmente, foi as que mais me agradaram. Então decidi pelo Ubuntu, por ser mais simplificado e por ter mais informações e suporte em uma eventual necessidade. A partir dai comecei a fazer a listas de programas que eu habitualmente utilizada no Windows. Para quase todos os casos acabei achando uma versão do mesmo software para Linux ou Opensource similar.
Atualmente, utilizo o Linux Mint 13 Maya LTS devido não ter me acostumado com a nova interface do Ubuntu 12.04.
Mas de qualquer forma, por baixo continua sendo Ubuntu.
=)