Autor Tópico: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?  (Lida 3777 vezes)

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Online: 28 de Setembro de 2012, 10:11 »
Quero saber como entro para a equipe para ajudar a desenvolver, melhorar o ubuntu..., Poder ajudar a melhorar os programas do ubuntu, Quais os fóruns, canais de chat..., para poder dar sugestões, resolver bugs de programa e do sistema, etc.

Já entrei no canal do libre office e achei muita dificuldade em postar a minha ajuda, achei muito confuso até para fazer uma contribuição nesse programa, queria ajudar mas desisti pela confusão que tinha, estava querendo postar um problema e estava tudo em inglês, ninguém me dava atenção para eu apresentar o problema(bugs), enfim, acabei nem conseguindo ajudar eles, foi tão ruim tanto para eles quanto para mim. Achei  difícil ajudar pela dificuldade de postar, atenção ao problema, desorganização, etc. a mulher que me mandi email, ela me mandou entrar no chat e lá nem consegui expor o problema devido as dificuldades, burocracias.

O ubuntu deveria ser fácil voce postar a sua reclamação como num fórum e ser de maneira fácil de descrever o problema, sem o usuário ter o trabalho de gravar um vídeo demostrando o problema, e sim apenas descrever em detalhes e o numero da versão que teve o bug, algo bem mais organizado.

Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2012, 15:41 »
Ola

Não entendi muito bem o que voce realmente deseja.

O Ubuntu, como todas as ditribuições GNU/Linux, é apenas um agregador de varios pacotes GNU num "conjunto" empacotado em um cd rom.

Ou seja:

Voce citou o Libreoffice. Este não é desenvolvido e mantido pelo time do Ubuntu, e sim pelos desenvolvedores do LibreOffice.

O mesmo se dá com o Gnome, com o KDE, com a inteface gráfica ( X Consortium) , com os gerenciadores de Impressão CUPS (Common Unix Print System - mantido pela HP e pela Apple) e por aí vai.

O time de desenvolvimento do Ubuntu cuida por exemplo do desenvolvimento da extensão Unity para rodar dentro do Gnome3. Ele contribui também no desenvolvimento de algumas bibliotecas do sistema e coordena os testes de compatibilidade destas e outras bibliotecas com os pacotes incluidos na distribuição e sua interação com o kernel Linux.

O que a Canonical faz, é manter em seus computadores e espelhos os pacotes das versões do Ubuntu.

Existem varias formas de contribuir com o Ubuntu => https://wiki.ubuntu.com/ContributeToUbuntu

Ou mesmo aqui no forum, ajudando quem tem alguma duvida.

Se desejar, poste em qual pacote deseja contribuir, e caso não encontre o desenvolvedor, procure em => http://packages.ubuntu.com/

Cada pacote tem seu time de desenvolvimento, e voce pode então entrar em contato e oferecer sua ajuda.

[]'s

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2012, 19:04 »
Sem dominar a língua inglesa você não vai conseguir muito, mas pode tentar achar algum projeto pequeno, mantido por alguém que fale português, outra opção é ajudar usuários aqui.

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2012, 14:46 »
Exatamente o que queria falar! Não estou conseguindo ajudar no chat por que não sei ler inglês!
A muitos bugs que tem nos programas mas as pessoas não reportam ao desenvolvedor pois dá muito trabalho para isso e poderia facilitar esse processo, já a pessoa não quer ter trabalho com nada, ela não vai criar um vídeo simulando o problema so vai poder descrever os detalhes e tem gente que é muito preguiçosa.
Existem essas barreiras, ninguém dá importância a uma pessoa que está contribuindo e também tem pessoas que não tem gratidão com os desenvolvedores só querem usar o programa! E o fato de ter tantas dificuldades para reportar o bug, deveria ser fácil e as pessoas deveria fazer sua sugestão para melhorar o programa.
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2012, 16:19 »
Exatamente o que queria falar! Não estou conseguindo ajudar no chat por que não sei ler inglês!
A muitos bugs que tem nos programas mas as pessoas não reportam ao desenvolvedor pois dá muito trabalho para isso e poderia facilitar esse processo, já a pessoa não quer ter trabalho com nada, ela não vai criar um vídeo simulando o problema so vai poder descrever os detalhes e tem gente que é muito preguiçosa.
Existem essas barreiras, ninguém dá importância a uma pessoa que está contribuindo e também tem pessoas que não tem gratidão com os desenvolvedores só querem usar o programa! E o fato de ter tantas dificuldades para reportar o bug, deveria ser fácil e as pessoas deveria fazer sua sugestão para melhorar o programa.


Por vezes, é mais prático criar um vídeo (use o RecordMyDesktop) explicando e mostrando um bug ou algo inesperado no programa, principalmente se vc não souber inglês.

O site oficial para reportar bugs da Canonical é o Launchpad, os mantenedores até preferem que vc reporte um problema lá primeiro. Uma vez, fui reportar um problema do Gnome Shell lá no site da equipe do Gnome, e eles disseram para eu reportar primeiro no site de bugs da distro, que no caso sendo o Ubuntu seria o Launchpad. Detalhe q eles encanaram mesmo, e o defeito eu já tinha notado tanto no Arch Linux como no Ubuntu.

Se quiser contribuir a fundo mesmo, recomendo vc aprender inglês. É, eu sei, é uma porcaria vc ter que aprender inglês, mas não tem jeito, hoje em dia é quase obrigatório vc aprender esta língua. Sem ela, vc fica muito restringido, seja por oportunidades profissionais, para se comunicar com outros, achar materiais de certas áreas (faço engenharia, e acho muita coisa só em inglês, como programação), e etc.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2012, 17:18 »
Já disse para facilitar a vida do usuário e desenvolvedores! Então criar um vídeo mostrando o bug seria a melhor solução? Esse seria o modo mais fácil e também universal pois assim qualquer pessoa do mundo poderia entender o bug! Se quiser crio um vídeo e posto no youtube o bug e o numero da versão.
Alguma mostra alguns  sites para reportar e sugestões?  Um vídeo seria melhor maneira? Senão faz um texto e passa no google tradutor e depois manda.
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2012, 12:34 »
Um vídeo pode ajudar em alguns casos, mas sem falar o mesmo idioma que o desenvolvedor é melhor -- mesmo parecendo "duro" -- que não crie um relatório.

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2012, 23:30 »
Aprender a falar inglês é inviável(nem todos podem) é bem se quiser usa o google tradutor, faz um relatório de que tipo? Se só escrever um rascunho de texto e um vídeo explicando o problema para mim já estaria bom. Falta saber enviar o arquivo de vídeo e texto para a pessoa certa que pode avaliar e dar uma solução futura na próxima versão de bugs corrigidos. Como achar a pessoa certa agora?
« Última modificação: 03 de Outubro de 2012, 23:35 por Foxubuntu »
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2012, 09:38 »
Aprender a falar inglês é inviável(nem todos podem) é bem se quiser usa o google tradutor, faz um relatório de que tipo? Se só escrever um rascunho de texto e um vídeo explicando o problema para mim já estaria bom. Falta saber enviar o arquivo de vídeo e texto para a pessoa certa que pode avaliar e dar uma solução futura na próxima versão de bugs corrigidos. Como achar a pessoa certa agora?

não se acha bem a pessoa certa, na verdade vc vai lá no Launchpad, procura o problema, e se ninguem reportou, vc mesmo reporta. Nesse momento, vc incluíra alguns detalhes do problema, e vc terá a chance de associar essa abertura de bug com uma equipe de desenvolvimento, certo programa, etcs. Só mexendo no Launchpad para entender. Aí vai o q postei em outro tópico a respeito:

Citar
É preciso se cadastrar no Launchpad, depois disso vá na área de bugs do site, e procure esse problema do flash por palavras chaves na pesquisa, como por exemplo "flash","adobe flash" "Nvidia" e "flash nvidia".

Eu nem me lembro bem como reporta, dê uma olhada em Report a problem e ReportingBugs.

Siga os links, vc vai entender melhor.

E não acho q aprender a falar inglês seja inviável, tem muitos cursos online por aí.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2012, 13:24 »
Por isso não são todos que reportam... aumentar a quantidade de informes, sem manter a qualidade dos mesmos, pode piorar o programa alvo.

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2012, 10:17 »
Ninguém vai aprender inglês para reportar um bug, e sim para trabalho, isso estou fazendo de graça então faz mal feito mesmo(pois não estou ganhando dinheiro com isso). O problema de vocês que acham que todas as pessoas têm o seu nível de habilidade de informática, estou falando em uma pessoa comum reportar um bug, não um usuário experiente. Pessoa comum, não fala inglês, não sabe formatar pc, não entende quase nada de informática! Só sabe escrever texto, mandar email, entrar no Orkut, fazer um trabalho para escola, trabalho. Só sabe o básico . Então os únicos recursos que essa pessoa tem é escrever texto e fazer vários printscreen, e relatando o que apareceu.
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2012, 14:33 »
Por isso eu disse que é melhor não escrever, pra quê gastar seu tempo fazendo algo que não vai servir pra ninguém?

Offline Foxubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2012, 15:10 »
As pessoas que são iniciantes tem que fazer só um texto e printscreen mesmo, e depois traduzir no google tradutor, é mais fácil e pratico.
Usuario só sabe usar, Só os programadores sabem o que aconteceu. A única contribuição que as pessoas sabem fazer é doar dinheiro. Usuário não sabe de nada só os criadores que sabe sobre o bug, só vai poder relatar num texto com imagens mesmo, algo leigo relatos casuais.

Uma dica é que a maioria dos programas tem uma opção chamada help ou ajuda, sobre, sobre o autor, ver site, etc...
Vocês deveriam falar mais sobre o launchpad tem um tópico tutorial mostrando ele?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 15:12 por Foxubuntu »
Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado.
Steve Jobs

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como faço para ajudar nos programas e sistemas do ubuntu?
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2012, 16:23 »
Ninguém vai aprender inglês para reportar um bug, e sim para trabalho, isso estou fazendo de graça então faz mal feito mesmo(pois não estou ganhando dinheiro com isso).

Se vc tem esse tipo de pensamento, então nem ajude. Como diria o Sr. Madruga "muito ajuda quem não atrapalha". Trabalho voluntário não significa trabalho mal feito, muito pelo contrário, exige muito profissionalismo.

E vc ainda não entendeu o básico do software livre: vc não usa os programas de graça, há uma troca de "favores" no processo, alguém (pode ser até vc) está pagando para vc utilizar o seu sistema. É como o que muita gente faz aqui no fórum, utiliza o Ubuntu e outros softwares livres, mas em compensação tenta ajudar os usuários que aparecem nesse fórum pedindo ajuda, ou ajudam algum colega à instalar Linux, ou fazem apologia ao software livre, ou até mesmo reportam problemas nos softwares (como o q vc está tentando fazer). Ou seja, vc, ao tentar reportar um bug, está sendo pago por meio do uso de software livre, ou vc pode pensar o contrário, vc está reportando o bug, então vc está pagando pelo uso do seu software. É assim q as coisas funcionam no mundo do software livre, até aquelas pessoas que não tem vontade de ajudar acabam ajudando, no simples ato de escolher utilizar um software livre (como quem usa Firefox por exemplo, usa só para acessar orkut, mas está ajudando a disseminar o uso do navegador).

E não adianta reclamar para a gente sobre essa maneira de reportar, inglês é a língua padrão em qualquer área, inclusive na área de informática, quer vc queira ou não.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 16:48 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !