Autor Tópico: Wayland suporta exibição remota  (Lida 860 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.345
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Wayland suporta exibição remota
« Online: 27 de Setembro de 2012, 14:52 »
O líder do desenvolvimento do Wayland, Kristian Høgsberg, apresentou uma extensão para o compositor Weston do Wayland que permite que uma versão local do Weston exiba janelas individuais de uma instância Weston que está sendo executada em outro sistema. Dentro da arquitetura do servidor de exibição Wayland, tais tarefas são gerenciadas pelo compositor, que funciona como um servidor de exibição já que o próprio Wayland não oferece API de renderização e se foca essencialmente em recursos de renderização de bitmaps. Assim, uma solução de exibição remota para o Weston não requer qualquer transferência de comandos de desenho remoto através da rede; ao invés disso, o sistema transmite imagens completas juntamente com todas as áreas de imagem atualizadas, e o Weston local simplesmente as exibe.

O Wayland, que é considerado um potencial sucessor para o X11, foi criticado por sua falta de transparência de conectividade -- recurso que é muito apreciado no X11. Høgsberg apresentou um protótipo do Weston para renderização de janelas através de uma rede durante a X.Org Developer Conference, que aconteceu na semana passada. Um vídeo da apresentação está disponível: explicações e uma demonstração que é acompanhada por uma falha do Weston começam aos 1:11:50 do vídeo.

Em sua apresentação, Høgsberg também oferece um curto panorama da arquitetura Wayland e explica como a saída de vídeo é acelerada no Wayland. O desenvolvedor apresenta o atual estado de desenvolvimento do Xwayland, uma tecnologia que permite que aplicativos X11 sejam executados em um compositor Wayland, como o Weston; partes dessa descrição podem ser encontradas no vídeo da terceira parte da apresentação

Høgsberg confirmou mais uma vez que o Wayland 1.0 deve ser disponibilizado nas próximas semanas. Contudo, com essa versão, o ecossistema Wayland ainda não estará maduro o suficiente para substituir o X11 nas grandes distribuições. A versão 1.0 pretende ser um ponto a partir do qual as interfaces de programação não serão mais modificadas de formas incompatíveis, que vai fornecer uma base estável para os desenvolvedores de compositores e bibliotecas gráficos como o EFL, GTK+ e Qt.

As versão 0.95 do Wayland e Weston já podem ser instaladas manualmente através de repositórios de pacotes nas versões de prévia do Fedora 18 e Ubuntu 12.10. Em uma entrada recente em seu blog pessoal, um desenvolvedor do KWin Compositing Window Manager, do ambiente KDE, explicou quais são as mudanças que ainda são necessárias antes que o KDE possa funcionar como um cliente Wayland e o KWin como um compositor Wayland. Contudo, nenhum cronograma foi estabelecido até agora para isso, porque a mudança para o Wayland só vai ser feita quando o KDE for completamente adaptado para o vindouro Qt5, que já suporta o Wayland.

O X.Org Developer Conference também discutiu vários outros aspectos importantes de renderização gráfica para sistemas Linux -- incluindo algumas impressões sobre o Direct Rendering Infrastructure 3 (DRI3) que pode vir a substituir a atual DRI2. Detalhes sobre todas as apresentações podem ser encontradas nos anais da conferência que oferecem links para gravações de vídeo de todos os eventos. De acordo com essa mesma página, o X Server 1.14 do X.org deve ser lançado no dia 5 de março de 2013, e ele deve oferecer uma nova versão DRI, possivelmente o Xwayland, e um recurso de mode-setting atomizado para resoluções de tela com o KMS.

Vídeo: XDC2012 - Wayland+Weston

FONTE: Linux Magazine OnLine
« Última modificação: 27 de Setembro de 2012, 17:57 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Wayland suporta exibição remota
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2012, 01:58 »
Ando acompanhando o wayland, infezlimente como tudo no mundo da tecnologia (livre) a coisa avança devagar. A questao da exibiçao remota é importante, é algo muito util no X, mas com o wayland espero coisas melhores com o por exemplo isso aqui http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_FjuPn7MXMs.   
Ubuntu Linux 10.10