Autor Tópico: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.  (Lida 6364 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Online: 28 de Agosto de 2006, 19:41 »

Isso aqui não é exatamente uma pergunta, mas uma espécie de contribuição para que os desenvolvedores do Ubuntu, Kubuntu e demais ()ubuntus acrescentem nas próximas versões.


1) No Kurumin (em live CD) tem visualização da partição do Windows, no Ubuntu não.
No Kurumin é possível ver as partições do Windows quando ainda não foi instalado, em live CD o Ubuntu não entra, só depois que se instala no HD.

2) No Kurumin tem como instalar a Placa de TV bastando configurar no menu K, no Ubuntu não.
Só consegui fazer minha placa de TV Pixeview MPEG2 funcionar pelo Kurumin, em nenhuma outra distro consegui fazê-la funcionar.

3) No Debian tem como adicionar uma particão personalizada na instalação, no Ubuntu não.
Quando instalei o Debian, criei uma partição a parte chamada "jr", ao instalar o Kubuntu verifiquei que só tem como colocar as partições padrões, como a raiz / e a /home, talvez até tenha como fazer isso, mas não é tão intuitivo como no Debian.


Vamos lá pessoa, enumerem, isso não é pra falar mal do Ubuntu, mesmo porque é minha distro predileta, mas sim pra melhorá-la ainda mais. ;)







Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2006, 15:35 »
no kurumin tem o k3b que grava pelo live cd, ja viz isso gravando uma imagem e deu certo (mas tem q ter 2 drivers de cd).

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:07 »

Isso aqui não é exatamente uma pergunta, mas uma espécie de contribuição para que os desenvolvedores do Ubuntu, Kubuntu e demais ()ubuntus acrescentem nas próximas versões.


1) No Kurumin (em live CD) tem visualização da partição do Windows, no Ubuntu não.
No Kurumin é possível ver as partições do Windows quando ainda não foi instalado, em live CD o Ubuntu não entra, só depois que se instala no HD.

2) No Kurumin tem como instalar a Placa de TV bastando configurar no menu K, no Ubuntu não.
Só consegui fazer minha placa de TV Pixeview MPEG2 funcionar pelo Kurumin, em nenhuma outra distro consegui fazê-la funcionar.

3) No Debian tem como adicionar uma particão personalizada na instalação, no Ubuntu não.
Quando instalei o Debian, criei uma partição a parte chamada "jr", ao instalar o Kubuntu verifiquei que só tem como colocar as partições padrões, como a raiz / e a /home, talvez até tenha como fazer isso, mas não é tão intuitivo como no Debian.

1) pelo menos aqui foi detectado as minhas duas partições windows (ntfs e fat32)

2) Esse é um dos pontos fortes do Kurumin, o morimoto equipou ele com uma ruma de scripts, incluindo dessa da placa de TV

3) Se não me engano, dá pra fazer isso sim , você muda a "label" da partição para o nome que quiser.
Ex: a minha / esta nomeada como ubuntu

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:41 »
Citar
1) No Kurumin (em live CD) tem visualização da partição do Windows, no Ubuntu não.
No Kurumin é possível ver as partições do Windows quando ainda não foi instalado, em live CD o Ubuntu não entra, só depois que se instala no HD.
Eu não tenho esse problema, com o LiveCD consigo aceder às partições de FAT32/NTFS .

Citar
2) No Kurumin tem como instalar a Placa de TV bastando configurar no menu K, no Ubuntu não.
Só consegui fazer minha placa de TV Pixeview MPEG2 funcionar pelo Kurumin, em nenhuma outra distro consegui fazê-la funcionar.
Tentou as instruções descritas em http://vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2247 ?
Citar
3) No Debian tem como adicionar uma particão personalizada na instalação, no Ubuntu não.
Quando instalei o Debian, criei uma partição a parte chamada "jr", ao instalar o Kubuntu verifiquei que só tem como colocar as partições padrões, como a raiz /
O instalador do Ubuntu pretente ser o mais simples possível, partições "customizadas" não são uma opção frequente.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2006, 22:04 »
Lamengo e Luks,
1) Hoje mesmo usei o Kubuntu como live e não conseguiu montar as partições, não só do Windows como as demais partições com Linux. Se vcs estão entrando é porque devem fazer alguma configuraçãozinha, diga aí qual é o segredo, pois até o momento o ()ubuntu não tá me servindo como Live CD.

Lamengo,
2) Eu desconhecia este tutorial, quando eu tiver um bom tempo vou analisá-lo, mas tou muito desanimado em conseguir, compilar kernel ainda me parece coisa do outro mundo.  ::)
Ainda espero que nas próximas versões do Ubuntu venha já preparado pra placa de tv.

3) Não creio que poder criar partição personalizada vá dificultar o Ubuntu. Mas de qualquer forma, consegui contornar essa carência do Ubuntu, como eu já tinha criado a partição jr, eu entrei pelo terminal como root, criei uma pasta na partição e dei direito irrestrito a esta pasta, aí só foi criar uma ligação para esta pasta na área de trabalho, eu a nomeiei de "Casa da mãe Joana"  ;D



Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2006, 10:28 »
Oh, tanto Kurumin quanto Ubuntu possuem seus focos distintos. Eu queria muito utilizar o Kurumin aqui por padrão, mas não uso por alguns motivos. O principal é ele não ter respositório próprio. Como foi dito em outro tópico, ao dar um upgrade nele, o sistema simplesmente se auto destrói. Acho que o Kurumin poderia ter seu próprio servidor com seus pacotes mantidos pela comunidade. E também não gosto muito da "sujeira" de programas. Tem vários pra mesmo tarefa. Acho que poderia ser mais limpo como um para cara tarefa. No Clica Aki dele coloca mais opções para o usuário. E também possui muitos scripts pra algumas tarefas. Acho que ele poderia passar as coisas pra algo compilado, pois deixaria o sistema mais rápido, já que linguagens interpretas são mais lentas. Por exemplo o Clica Aki podia ser assim.

Mas curto muito o Kurumin e admiro de mais o trabalho do Professor Morimoto e sua comunidade. Porém tem esses detalhes que acho que impedem um pouco o aumento do uso dele.

O Ubuntu nestes aspectos me conquistou. O Gnome é bem enxuto, o sistema tem seus respositórios próprios, ao sair uma atualização sou notificado com um popup, tenho inicialmente um programa para cada tarefa.

Torço muito para o Kurumin ficar mais forte aqui no Brasil e principalmente lá fora. Mas por equanto vejo com um pouco de visão limitada, pois o comum é que o Kurumin seja uma distribuição de primeiro contato com os usuários e depois migram para outro como Suse, Ubuntu, Fedora, Debian... Acho que o Kurumin poderia pensar não só em introduzir usuários no Linux, mas também em mantê-los utilizando o Kurumin, mesmo sendo usuários mais experientes. Não quero dizer colocar uma viseira nos usuários do Kurumin para não usar outras distros, mas sim conquistar pela simplicidade e recursos.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 10:31 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2006, 15:22 »
Acho que o Kurumin poderia pensar não só em introduzir usuários no Linux, mas também em mantê-los utilizando o Kurumin, mesmo sendo usuários mais experientes. Não quero dizer colocar uma viseira nos usuários do Kurumin para não usar outras distros, mas sim conquistar pela simplicidade e recursos.

Eu sou um "filho do Kurumin  ;D, pois foi devido a um CD numa revista que tive meu primeiro contato com o Linux.

O fato de o Kurumin ser uma distro apenas para iniciação da pessoa no mundo do GNU/Linux não retira a sua importância, até é louvável essa tendência despretenciosa do indiozinho.

Eu citei mais o Kurumin por eu eu conhecer apenas ele e o Debian. Gostaria que outras pessoas acrescentassem mais comparações com outras distros.

O que o ... tem que no Ubuntu não tem.


Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2006, 10:41 »
O Ubuntu não tem um sistema de configuração padrão, como o YaSt no SUSE.

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: O que tem na Distro Tal que no Ubuntu não tem ainda.
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2006, 17:00 »
Opção de nivel de dificuldade de instalação no live-cd


seria interessante a primeira pergunta ser algo tipo:
instalação simplicaficada (iniciante)
instalação media (usuario experiente)
instalação avançada (usuario expert/administrador)


e conforme voce passa o mouse sobre cada uma, ou quano seleciona, em um quadrado embaixo das opções aparesce uma descrisão sobre o que voce vai encontrar em cada opção, tipo:
instalação simplificada: o linux configura todo o sistema para voce, bastando escolher a resolução desejada, o idioma e tipo de teclado e se deseja ter só o linux ou usar um dual boot no computador

instalação avançada: permite escolher todos os pacotes e serviços do seu computador, assim como pre-definir as frequencias do monitos, cflags, escolher seu tipo de processador e possivelmente compilar todos os pacotes para a sua arquitetura durante a instalação

PS: a simplificada seria mais ou menos a atual, a media seria um intermediario entre o simples e o avançado, tipo, possibilitando compilar otimizado, mas escolhendo cflags automaticamente, escolhendo apenas a resolucao e frequencia do monitor ao inveds de frequencia horizontal e vertical e dando poucas opcoes para mudar pacotes, e a avançada algo bem completo para após umas horas de configuração e alguns dias de compilação voce ja ter um sistema perfeito...
--------------------------------------------
O Google é meu pastor e nada me faltarás.