Autor Tópico: As características de personalidade dos usuários de Linux  (Lida 15498 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
As características de personalidade dos usuários de Linux
« Online: 23 de Setembro de 2012, 20:41 »
Introdução

Há vários artigos aqui no VOL, debatendo Linux, usuários de Linux, comparações entre Linux e Windows, mercado e o futuro do Linux ou do Windows.
Neste artigo, o objetivo é diferente. É uma tentativa de analisar e classificar a personalidade, o perfil psicológico dos usuários de Linux.
Naturalmente, há muitos tipos intermediários, pessoas que tem algumas das características de cada um dos tipos, mas aqui estão descritos os tipos básicos, puros.
Por exemplo, eu me defino como sendo um pouco como o "curioso", um pouco como o "técnico" e um pouco como o "visual".
Após observações, tentei classificar os usuários Linux em vários grupos de personalidade fundamentais, para os quais atribuí nomes.
Os que acharem interessante, por favor, comentem.

Personalidades dos usuários iniciantes

1) O "Comodista"

O Comodista é o tipo básico do usuário comum. Ele usa Windows, pode usar Linux, mas só se alguém instalar e configurar, não tem conhecimento técnico, nem quer ter. Quanto tem que instalar Windows ou Linux, pacotes ou programas, ele chama o técnico.
Ele só quer sentar em frente ao micro e usar Orkut, mensageiro instantâneo, ver vídeos do Youtube e de vez em quando fazer uma carta ou documento.
Não sabe instalar nada e nem tem interesse, quando instala um programa, é de uso geral, tipo um Emule e para ele, tanto faz que seja Um Linux ou um Windows, contanto que funcione. Quando é Linux, prefere os que tem "cara de Windows" como BRlix ou Vista.
"Partição" é quando alguém sai, parte? "GNU" deve ser aquele bicho da África e "Xiíta" é a Macaca do Tarzan! rs
Frequentemente, nem vê que não está usando Windows. Por exemplo, no Campus da USP de Ribeirão Preto, existem vários terminais públicos gratuitos de Internet. São só para usar Internet e não são Windows, são Debian, mas há usuários que nem percebem que não é Windows!

2) O "Aprendiz"

Muitos usuários iniciantes de Linux são desse tipo. Ele sempre usou Windows, até que um dia vê o Ubuntu, o Kurumin ou o Insigne em um computador!
Ele já sabe que não é o Windows, e quer aprender, e vai mexendo, experimentando, no início usa Synaptic, mas depois começa a fazer incursões pela linha de comando.
Geralmente usa distros muito amigáveis como Kubuntu, Mint, Metamorphose, BigLinux. Raramente tenta de cara outra arquitetura, como Red Hat Like.
Com o tempo ou continua com a mesma distro ou começa a trocar de distro ou tipo, parte para Mandriva, Fedora ou openSUSE, ou parte para outros tipo Debian também amigáveis: Poseidon, Resulinux, Epidemic, Elive, Sidux etc... Quando gosta de conhecer Linux clássicos, vai para o Debian, ou fica no mesmo Kurumin ou Ubuntu.
Quando se torna usuário avançado, transforma-se geralmente no "Técnico" ou no "Curioso".

Tipo psicológico dos usuários intermediários e avançados

3) O "Técnico"

Ele nunca é Xiíta.

Usa sempre a mesma distro, aquela que está acostumado, tem interesse apenas em usar o micro para realizar as suas tarefas da maneira mais rápida e produtiva. Vai usar linha de comando ou interface gráfica, vai usar Windows ou Linux, o que achar mais prático para a tarefa.
Para ele, o Sistema Operacional é realmente "Operacional", serve para controlar o micro.
Não gosta de Distros muito trabalhosas ou demoradas para instalar (Slackware, Arch, Gentoo, Debian) porque acha contraproducente, é perder tempo.
O micro para ele é uma ferramenta de trabalho, e ele é profissional e não empolgado, nem dispersivo, mas frequentemente tem bom nível de conhecimento e costuma usar duplo boot.

4) O "Curioso"

O Curioso testa tudo que vê em Linux, usa vários ambientes gráficos e várias distros, é muito empolgado com Linux. Tem sede de conhecimento, sede de tecnologia e é ávido por novidades.
Suas instalações tem 3, 4 ou 5 tipos de terminais e shell, 7 ou 8 tocadores, 3 ou 4 navegadores de rede etc... Tudo o que é de Linux ele gosta. Também troca as versões dos pacotes com frequência, porque gosta de variar.
Usa múltiplo boot, porque quer testar tudo ao mesmo tempo. Depois de conhecer Linux, quer conhecer Unix, BSDs, Open Solaris, MacOS etc.
Usa linha de comando porque quer aprender muito e tem curiosidade, mas também usa muito as GUIS.
As vezes, é dispersivo, porque tem grande tendência a querer "fuçar" no Linux, mudar configurações, instalar coisas, mexer no micro e não baixar o vídeo, ou fazer o documento, por exemplo....
As distros que ele mais gosta são as muito grandes, com um montão de pacotes instalados e vários ambientes gráficos juntos, como Mandriva Free e Powerpack, openSUSE, Fedora ou Sabayon e também as "Bleeding Edge" e/ou "Rolling Release" como Gentoo (apesar de dar trabalho, porque tem que instalar tudo, reclama!).
Geralmente não gosta de Distros muito clássicas, com pacotes antigos e estáveis como Slackware ou Debian Lenny.
Não gosta muito de Windows porque enjoou e ficou fácil demais. O mesmo acha de Ubuntu, e muitos Debian Like, fácil demais.

5) O "Visual"

O tipo Visual gosta dos enfeites, das telas bonitas, das cores bonitas, do Compiz, Looking Glass, efeitos 3D do Kwin etc.
Usa distros consideradas graficamente diferenciadas, como Sabayon, Metamorphose, openSUSE, Elive, DreamLinux ou GNewSense.
Gosta de fazer Temas para KDE ou Cairo-Dock, screenshots e wallpapers.
Mesmo que saiba usar linha de comando, vicia no uso das interfaces gráficas, porquê é muito mais bonito, muito mais interessante e é pena não usar! Não gosta de "Tela Preta"!
Se ele gostar de Windows, gosta de Vista e Seven, porque acha XP feio!

6) O "Financista"

Ele usa o Linux porque é diferente do Windows... É um novo mercado!
Como é diferente, ele pode ganhar "Mó Grana" com Linux. Vejam os sucessos do Ubuntu, do Mandriva.
O próximo é ele! Ele vai ser o Bill Gates do Linux.
Os mais radicais
Aqui as personalidades dos usuários Linux mais radicais e que tem tendências a um comportamento mais xiíta.

7) O "Egocêntrico"

O ego dele é maior quer o mundo, ele não USA Linux ele É o Linux! O Linux dele precisa ser diferente de todos os outros.
Prefere distros onde vai instalando o que quer, bem manuais, como Slackware, Arch, Gentoo, Funtoo.
Quando tem conhecimento para isso usa Linux "From Scratch" ou cria sua própria distro.

8.) O "Velocista"

Ele usava Windows, em geral para Jogos e com computador overclocado para não ficar lento. Aí descobriu o Linux. O maior interesse dele é performance, quer um micro rapidão!
Então usa Interfaces gráficas leves, como LXDE e XFCE, E17 e Distros também leves como Elive ou rápidas como Arch Linux, Gentoo ou minimalistas.
Tem poucos pacotes instalados para não encher o HDD.
Não usa mais Windows e também não usa GNOME nem KDE, nem Distros grandes como Mandriva, Ubuntu, Sabayon, Fedora ou openSUSE porquê tudo isso é pesado.
Em casos extremos, não tem duplo boot, nem boot múltiplo, porque com muitas partições o acesso pode ficar mais lento.

9) O "Nerd"

Não usa mais Windows e nem interfaces gráficas amigáveis... tem muito lugar para clicar com o mouse, e essas coisas são "prá quem é Burro". Linux é "prá quem pode, e não prá quem quer" Linux é para "Gênio da Informática" e o Gênio é ele! rsrsrs
Quando não é hacker, ele tenta ser...
Usa tudo na linha de comando, porquê "Inteligente só usa Comandos"! Quando se propõe a uma concessão de uma interface gráfica, é um Blackbox ou um Fluxbox simples, sem enfeites nem ícones, uma "Tela Preta" com um terminal....

10) O "Dinossauro"

O dinossauro veio do Unix, ou conhece um pouco de Unix.
Como o Nerd, ele acredita que quem sabe só usa linha de comando. A diferença com o Nerd é que o Dinossauro é mais amadurecido, ele tem conhecimento e sabe que tem...
Gosta das distros clássicas, aquelas do tempo da "Tela Preta", principalmente Slackware, ou das difíceis como o Gentoo. No máximo, no máximo um Debian ou um Arch...
Geralmente trabalha fora do X, em Shell pura, sem nem um Fluxbox. A "Tela Preta" mesmo, ele gosta!
Gosta de fazer tudo na mão, instalar tudo "No Braço", compilar cada pacote, por isso ele gosta do Slackware, porque tem o "jeitão do Unix".
Quando é programador, gosta de fazer seus próprios pacotes.
As distros amigáveis, ele não usa, são "Essas Modernagens" que estão matando o Linux, agora todo Mundo usa Linux, onde já se viu?

11) O "Anarquista"

Ele é o extremo contrário, o antônimo do financista.
Ele ama o pinguim, admira a Filosofia do Código Aberto, gosta de software livre e gratuito.
À maneira de Stalmann, ele só usa distros totalmente livres como gnewsense, ututo etc, ou no máximo um Slackware, um Arch Linux, onde cuidadosamente só instala drivers e pacotes GNU.
Nunca vai usar um Compiz, imagina ter que instalar e usar um driver proprietário NVIDIA, que heresia!
Odeia Windows e tudo o que é pago ou comercial, ou proprietário. Também não aceita distribuições que foram feitas por companhias ou empresas como Ubuntu, Mandriva ou openSUSE. Para ele: que absurdo!
Mesmo que um dia tenha usado Windows pirata, agora ele nega tudo e tornou-se um "Baluarte" do combate à pirataria.

FONTE: Viva o Linux
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Creto

  • Visitante
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2012, 11:15 »
Olá,

Li e passei uns longos dois minutos analisando o artigo (muito bom por sinal) analisei o Creto como (hoje usuário somente Linux) e em enquete entre eu, esposa, cunhado e irmã, deu empate entre 2) e 7), chega-me um recém usuário Linux que obteve seu primeiro Linux pelo Creto, para matar a charada:

sou o 2) O "Aprendiz"

E dai não passo e nem é a intenção quero sempre estar aprendendo.

Valeu jkmsjq!

T+

Super Tux

  • Visitante
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2012, 11:48 »
Acho que eu sou o Técnico.

Ou um pouco de cada tipo.  8)


Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2012, 13:28 »
Olá,

Li e passei uns longos dois minutos analisando o artigo (muito bom por sinal) analisei o Creto como (hoje usuário somente Linux) e em enquete entre eu, esposa, cunhado e irmã, deu empate entre 2) e 7), chega-me um recém usuário Linux que obteve seu primeiro Linux pelo Creto, para matar a charada:

sou o 2) O "Aprendiz"

E dai não passo e nem é a intenção quero sempre estar aprendendo.

Valeu jkmsjq!

T+

Eu estou entre o Aprendiz e o Técnico...

2) O "Aprendiz"

[...] Ele sempre usou Windows, até que um dia vê o Ubuntu [...]
[...] e quer aprender, e vai mexendo [...]
Geralmente usa distros muito amigáveis como Kubuntu, Mint, Metamorphose, BigLinux.
Com o tempo [...] continua com a mesma distro [...] Ubuntu.
Quando se torna usuário avançado, transforma-se geralmente no "Técnico" ou no "Curioso".

[...]

3) O "Técnico"

Ele nunca é Xiíta.

Usa sempre a mesma distro [...], [...]tem interesse apenas em usar o micro para realizar as suas tarefas da maneira mais rápida e produtiva [...]. (Isso porque sou professor e não posso correr o risco de na hora de preparar uma aula não ter o computador ou o notebook não funcionando... ;D )
Para ele, o Sistema Operacional é realmente "Operacional", serve para controlar o micro. (Concordo plenamente...)
[...]
O micro para ele é uma ferramenta de trabalho, e ele é profissional e não empolgado, nem dispersivo, mas frequentemente tem bom nível de conhecimento [...].

E vocês... como se classificariam...???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2012, 14:00 »
Resposta difícil, pois não me encaixo 100% em nenhuma das alternativas, mas tendo que escolher diria assim:

70% em Curioso
20% em Anarquista
10% em Técnico
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Super Tux

  • Visitante
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2012, 14:42 »
Correção: Eu sou 50% Técnico e 50% Velocista.

Eu odeio aquelas atualizações inoportunas do Windows. E odeio os vírus, os spywares, etc. Dual boot nem pensar! Eu odeio o Windows. Só não sou anarquista porque uso o Ubuntu e outros softwares proprietários. Apesar de preferir softwares gratuitos, nem todos são livres.  8)

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2012, 14:44 »
Visual/Curioso/ Aprendiz

Definindo um só?

Visual

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2012, 16:36 »
curioso mania de testar varias distros
ubuntu 12.04

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2012, 17:07 »
60% curioso
20% aprendiz
20% técnico

levando em conta a opinião de todos aqui de cas e juntando a minha.
mas do mesmo jeito continuo falando grego pro pessoal aqui rsrsrsrs ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2012, 17:31 »
Esses "anarquistas" devem ser chatos pra caramba, hein.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

  • Visitante
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2012, 21:58 »
-sou curioso
-meu notebook tem windows + ubuntu/unity + fedora/genome3 + mageia/kde + mint/mate

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2012, 11:59 »
se o hd tivesse um limitador,eu já tinha estourado ele faz tempo rsrsrsrs
eu ja´tive kurumin,ubuntu,mint,ubuntu de novo,lubuntu,mint,etc....
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2012, 13:13 »
técnico com aprendiz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2012, 13:28 »
@ Tota

Estou curioso para ver a sua opinião...  :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: As características de personalidade dos usuários de Linux
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2012, 14:07 »
nossa bmota quase iqual no meu note tive

ubuntu/opensuse/winvista/mint/ubuntu10.04.
ubuntu 12.04