Autor Tópico: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei..(Resolvido o GRUB).......  (Lida 20532 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #30 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:22 »
Marcopolo, acho que os problemas estão nas suas partições Linux, há inclusive partição criada pelo Solaris, pelo que vejo, você salva seus dados do Linux na partição do Windows, faz uma nova instalação, escolhendo o particionamento manual, não mexa na partição do Windows, daí quando instalar o Ubuntu novamente ele deve corrigir tudo, inclusive o grub, aconselho a não criar uma partição home, geralmente ela bagunça tudo, deixa o home na partição raiz mesmo, no meu caso, tenho quatro partições, duas delas são o Windows que cria, a primeira é a de boot, a segunda é a de dados do Windows, como falei criada por ele mesmo, as outras duas são para duas distribuições Linux que uso, a terceira é para o Sabayon, que estou gostando muito, e a quarta para testes de outros Linux, no momento ela está com o Pear OS, mas vou esperar o Ubuntu chegar na versão RC para instalar, os particionadores de instalação estão muito fáceis de mexer atualmente, não tem erro, como falei não uso swap, um micro com mais de 2GB de RAM não precisa de swap, é minha opinião, abraço.
Joseph, desculpe a demora. Vou ler com calma cada informação de vcs e tentar adequar a melhor solução e/ou a mais óbvia, ok!
Gratíssimo por essa imensa ajuda e prova de companheirismo!
[ ]s,
Marcopolo
Paz e bem, amém!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #31 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:24 »


O grub deve ser instalado em modo live com a partição do linux montanda e por fim instalada em /dev/sda = MBR

T+
Vish! Agora que você falou Creto, é verdade. Aqueles comandos estavam tentando instalar o GRUB nas partições sda5 e sda7. Quando na verdade deveria instalar na MBR, que fica em sda. Marcopolo, faz essa correção que o Creto apontou, que com ela tem que ir!

  [ ]'s
Rudregue, a vc tbm, meu muito obrigado pelo comentário!
[ ]s,
Marcopolo,
\paz e bem, amém!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #32 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:30 »
Pergunta:

- Você fez desse modo ===>>>Aqui

No LiveDVD
1º - Apenas para verificação de localizações

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
2º - Montar a partição onde está o ubuntu instalado, que no seu caso /dev/sda5

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sda5 /mnt
Não, amigo Creto mas, vou tentar! Mt obrigado e um abraço fraternal!
Paz e bem,
Marcopolo

3º - E ultimo instalar o GRUB do Ubuntu na MBR ou seja /dev/sda

Código: [Selecionar]
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
PS; Pois em todas as suas mensagem você pula a 2ª parte do procedimento

Se não seguir esses passos como descrito, há 90% de chance de você não reaver o seu HD com o Ubuntu

@Joseph Linux Swap sempre mostrará o Solaris.

T+
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #33 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:37 »
rudregues, geralmente esses espaços não alocados são criados quando você particiona incorretamente o disco rígido, em alguns casos é o próprio particionador do sistema que você está instalando que os cria, quando escolhemos o particionamento automático, eu geralmente crio as partições manualmente, e já que meu micro possui 4GB de memória, nunca crio partição swap, veja como está o disco rígido do meu micro:

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes, 976773168 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x0007c026

Dispositivo       Boot      Start            End         Blocks      Id   System
/dev/sda1         *         2048        206847        102400      7   HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2                 206848   781262847   390528000      7   HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3            781262848   925573119     72155136     83  Linux
/dev/sda4            925573120   976773119     25600000     83  Linux

Boa ideia, Joseph!!! Com 4 GB, acho tbm a não há necessidade de criar Swap! Mt obrigado,
[ ]s,fraternos
Paz e bem, amém!
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Creto

  • Visitante
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #34 Online: 03 de Outubro de 2012, 20:04 »

Boa ideia, Joseph!!! Com 4 GB, acho tbm a não há necessidade de criar Swap! Mt obrigado,
[ ]s,fraternos
Paz e bem, amém!
Marcopolo.

E eu como teimoso de sempre ainda digo mais um pouquinho jamais swap será desnecessária e não custa nada se bem não fizer mal é que não fará.

T+

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #35 Online: 04 de Outubro de 2012, 23:24 »

Boa ideia, Joseph!!! Com 4 GB, acho tbm a não há necessidade de criar Swap! Mt obrigado,
[ ]s,fraternos
Paz e bem, amém!
Marcopolo.

E eu como teimoso de sempre ainda digo mais um pouquinho jamais swap será desnecessária e não custa nada se bem não fizer mal é que não fará.

T+
Também e verdade mas, pelo sim pelo não, na hora que eu conseguir reaver o Gub ou fazer nova instalação, decidirei o que fazer nas duas boas ideias ou como de costume, ou seja, eu sempre usei swap! "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come"
Se surgir algum colega "bacharel" em Linux, com outra tese,  "fio da balança", eu verei o que fazer! "do or not do"
[]s,
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #36 Online: 05 de Outubro de 2012, 08:30 »
Veja, a Swap é um espaço em disco rígido que serve para fornecer memória adicional e então aumentar a quantidade de memória disponível. Mas, o acesso ao disco rígido (ou qualquer outra mídia física) é mais lento do que o acesso à memória.

Com 4 Gb de memória RAM, dificilmente os 4 Gb serão utilizados, e com baixo acesso a swap ou acesso desnecessário você só perceberá uma perda de desempenho.

Algumas vezes a swap pode ser necessária no caso de suspensão ou hibernação do sistema.
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #37 Online: 05 de Outubro de 2012, 10:54 »
Veja, a Swap é um espaço em disco rígido que serve para fornecer memória adicional e então aumentar a quantidade de memória disponível. Mas, o acesso ao disco rígido (ou qualquer outra mídia física) é mais lento do que o acesso à memória.

Com 4 Gb de memória RAM, dificilmente os 4 Gb serão utilizados, e com baixo acesso a swap ou acesso desnecessário você só perceberá uma perda de desempenho.

Algumas vezes a swap pode ser necessária no caso de suspensão ou hibernação do sistema.

Caro clega de fórum, Wagnésio, não deixar de concordar também com sua tese mas, só experimentando para se saber o melhor processo e desenvoltura do sistema. Como disse anteriomente, eu desde que iniciei o Linux com a versdão 7-04, nominada como Feisty em junho de 2007, sempre fui orintado a usar o swap obrigat´riamente, sendo relevante a  quantidade de memória instala na máquina! Nessa época de "calouro Linuxiano" (KD o Magri!), eu usava apenas 1Gb em um Intel Celeron D e, a swap se tornava necessário, pois eu havia comprado e instalado uma placa de vídeo Nvídia com 256 de RAM  na CPU e fui indicado a usar imagens em 3D(esqueci o nome), sendo necessário o uso de mais memória, no caso a virtual (swap) também de 1  Gb  se não me engano. C ada caso é um caso, dependendo da arquitetura da CPU. Eu, como já reportei, pretendo não usar a swap pela primeira vez e observar no que vai dar! Ainda não retornei à tentativa de rcuperação do Grub, que foi "escondido" pela malfadada reinstalação do Win 7 em dual boot.  Isso tudo foi por causa de um bug que deu no 7 e tive que reinstalar, para o uso de minha filha sem conhecimento em Linux. Quando eu coloquei o CD do 12-04 para instalar novamente e abrir o Gparted, o mesmo acusou que já havia uma distro dessa versão instalada e, aí voltei ao zero! Como já deve estar perto da versão 12-10, vou aguardar mais um pouco e recomeçar com tudo novo, não obstante, eu ainda estar pouco familiarizado com a 12-04, que havia instalado há pouco tempo antes de bugar tudo! Nunca mais consegui falar com omeu "mestre" Alarcon, que como outros mais, sempre me orientaram com muito empenho o uso ubuntu. Fico grato a todos que me estão opinando nessa caminhada! Pelo Live-CD do 11.10 e o própio 12.04, consegui acessar essa partição, entrei pelo Nautilus e vi meus poucos arquivos de fotos de meus netos que eu havia descarregado da máquina fotográfica. Pretendo repetir essa operação, copiar de lá e salvar no seven, já que tive o acesso aos dois SO.
Muito obrigado pelo empenho,
Paz ebem, amém, um abraço fraternal,
Marcopolo. 
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #38 Online: 05 de Outubro de 2012, 11:23 »
Caro Marcopolo e demais colegas, não mais utilizo swap em minhas instalações do Linux pelo simples fato que mesmo com meu ambiente gráfico carregado, cheio de applets, sensores, docks, etc..., sem falar aplicativos abertos, como navegadores, clientes de email, players de mp3, entre algum ou outro programa, a memória utilizada raramente chega a 1GB, se eu tenho 4GB de memória no PC, sobram ainda 3GB, então pra que eu quero swap ativada, pra sobrecarregar o HD, se existem 3 terços de memória livre para um monte de outras tarefas que posso realizar no micro? Evidente que não, abraço a todos.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #39 Online: 05 de Outubro de 2012, 22:42 »
Caro Marcopolo e demais colegas, não mais utilizo swap em minhas instalações do Linux pelo simples fato que mesmo com meu ambiente gráfico carregado, cheio de applets, sensores, docks, etc..., sem falar aplicativos abertos, como navegadores, clientes de email, players de mp3, entre algum ou outro programa, a memória utilizada raramente chega a 1GB, se eu tenho 4GB de memória no PC, sobram ainda 3GB, então pra que eu quero swap ativada, pra sobrecarregar o HD, se existem 3 terços de memória livre para um monte de outras tarefas que posso realizar no micro? Evidente que não, abraço a todos.
[/quote
Alô caros colegas, em fim consegui resolver a bugagem do grub, simplesmente reinstalando em cima da mesma distro, ou seja, a 12.04. Primeiro me foi indicado que na PC  havia dois sistemas, o Windows 7 e o 12.04 LTS. Me foi solicitado ainda, se eu desejava reinstalar no local do 12.04 já instalado, no W7 ou outra partição. Optei, lógico, pela 12.04, pois já havia feito o backup com o live CD do 11.10. Felizmente tudo deu certo, só achei muita demora na instalação do pacote de idiomas. Em fim, já estou navegando com o referido Ubuntu 12.04 e já aguardando a chegada do 12.10, que fica para mais tarde. Quando houve a primeira inicialização, o Grub deu seu "ar da graça" e logo como iniciante, oa referida distro 12.04. Dou o caso como resolvido mas, não me lembro como colocar  o termo "Resolvido" para os demais necessitados no futuro! Peço a qq colega que me lembre essa manobra!
Dei um fdisk -l e deu isso abaixo:
marcopolo@marcopolo-desktop:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for marcopolo:

Disco /dev/sda: 500.1 GB, 500107862016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 60801 cylinders, total de 976773168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0xfcc967bd

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        2048      206847      102400    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2          206848   682140525   340966839    7  HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3       682141694   976771071   147314689    5  Estendida
/dev/sda5       968927232   976771071     3921920   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6       791941120   968912895    88485888   83  Linux
/dev/sda7       682141696   791939071    54898688   83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco
marcopolo@marcopolo-desktop:~$

Aguardo comentários e/ou análises dos colegas!
Um abraço forte e fraternal a todos que de uma forma ou de outra, se interessaram em me ajudar! Agora estou respirando melhor e sem os "fantasmas" de vírus e tudo mais!
Paz e bem, amém!
Marcopolo
Editando========
Pessoal, além da dúvida de como colocar o "Resolvido", preciso encontrar o Synaptic e o Java para poder acessar meu Internet Bank, pelo Banco do Brasil, senão o bicho pega! Por favor, mais essa ajuda e outras que certamente virão! Thaks!
Marcopolo
« Última modificação: 05 de Outubro de 2012, 23:48 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2012, 06:46 »
sudo apt-get update
sudo apt-get install synaptic ubuntu-restricted-extras

depois pode rodar uma upgrade
sudo apt-get upgrade

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #41 Online: 06 de Outubro de 2012, 14:55 »
sudo apt-get update
sudo apt-get install synaptic ubuntu-restricted-extras

depois pode rodar uma upgrade
sudo apt-get upgrade
Faloooooooooooooooooou, meu irmãozinho Joseph!! Muito grato pela imensa ajuda! Depois que tive meningite, esqueci muita coisa sobre o Ubuntu que iniciei em junho de 2007! Mais vezes, devo ficar solicitando outras ajudas para um bom funcionamento do sistema e espero sempre merecer sua colaboração, assim como demais colegas do fórum. Outra pergunta, será se no Synaptic eu encontro o java, como antes? Preciso acessar minha "Internet Bank" e está pedindo o Java. cliquei no link que o BB indicou, mas tem várias versões e não sei qual baixar. A arquitetura do core é de 64 Bits mas existem 4 opções!
Um big hug,
Paz e bem, amém!
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #42 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:15 »
No pacote ubuntu restricted extra já se encontra o Java(livre), mas você deve instalar o plugin para o navegador, no terminal:
 
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install icedtea-pluginDepois dá o retorno.
Usuário Linux- 449417

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #43 Online: 06 de Outubro de 2012, 15:27 »
No pacote ubuntu restricted extra já se encontra o Java(livre), mas você deve instalar o plugin para o navegador, no terminal:
 
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install icedtea-pluginDepois dá o retorno.
Ok, Loca100, mt obrigado. Como tomei remédio controlado, mais tarde vou operar essa sua dica e te darei retorno, ok! Fui também no "Pesquisa) mas, só tem postagens antigas com o 6, e acho que é o Java 7. depois te retorno!
Gde abraço,
Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #44 Online: 06 de Outubro de 2012, 18:15 »
Marcopolo, uma coisa importante:
Pelo menos aqui, o Santander só dá com o Java da oracle. Não sei se o Banco do Brasil funciona com o OpenJDK, talvez você também precise instalar o Java da Oracle.
Se precisar, remova o OpenJDK e o IceadPlugin e instale o da Oracle com este turorial http://ubuntued.info/como-instalar-o-oracle-java-no-ubuntu
Obs.: num tenho certeza, mas talvez após instalar o da Oracle seja necessário criar um link simbólico de um plugin para seu navegador (algo que produz o mesmo efeito do IceadPlugin)

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.