Autor Tópico: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei..(Resolvido o GRUB).......  (Lida 20534 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Caríssimos amigos/colegas, como já notifiquei há um tempinho atrás(não sei a data), estou voltando de verdade ao nosso Ubuntu, mas estou "enrolado" com a perda do GRUB, pois como o Win 7 que veio com a máquina, bugou, reinstalei, porque minhas filhas precisam dele às vezes e perdi o GRUB do 12-04, qua havia instalado e começado uma nova era "Linuxiana"! O amigão Alarcon chegou a me dar umas dicas no novo sistema mas, com essa "burrada" que fiz, fiquei impossibilitado de usar já diariamente o nosso Ubuntu. Fui na pesquisa e encontrei aquele velho tópico "As mil maneiras de recuperar o GRUB" mas, mesmo assim estou com certa dificuldade em tentar a recuperação!
Como já se passou muito tempo, penso em já poder haver uma nova modalidade mais fácil! Se algum colega puder me auxiliar, fico gratíssimo! Além da Miningite, fiz 69 anos e a cuca vai sendo "queimada"! Insisto, não desisto, Ubuntu "FOREVER, EVER"!
Um forte abraço fraternal
Marcopolo (Evandro)
Obs: Tenho todos os CDs do Ubuntu, desde o 7.04(Feisty) quando "nasci"a o Linux, em junho de 2007.(para poder usar como um LiveCD de recuperação!
[]s,
« Última modificação: 06 de Outubro de 2012, 21:36 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2012, 08:21 »
Seja bem vindo de volta.  ;D
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2012, 09:15 »
Marcopolo, eu resolvi  dessa maneira, vê se funciona para você também:

Primeiramente deve inicializar o Ubuntu pelo live CD.     
Feito isso abra o terminal.
Liste todas as partições do seu HD com o seguinte comando:
sudo fdisk -l
Agora  localiza em qual partição esta instalado o seu Ubuntu.
Agora temos que montar a partição que o Ubuntu está instalado.
Utilize o seguinte comando: sudo mount /dev/sdb /mnt         lembrando que o /dev/sdb será a partição onde está instalado o seu ubuntu.
Com a partição devidamente montada e hora de recuperar o grub digite o seguinte comando:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdb      substitui o /deb/sdb pela partição raiz do seu HD


Fonte: http://ubuntunet.blogspot.com.br/2011/08/recuperando-o-grub-no-ubuntu-1104.html.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2012, 23:22 »
Marcopolo, eu resolvi  dessa maneira, vê se funciona para você também:

Primeiramente deve inicializar o Ubuntu pelo live CD.     
Feito isso abra o terminal.
Liste todas as partições do seu HD com o seguinte comando:
sudo fdisk -l
Agora  localiza em qual partição esta instalado o seu Ubuntu.
Agora temos que montar a partição que o Ubuntu está instalado.
Utilize o seguinte comando: sudo mount /dev/sdb /mnt         lembrando que o /dev/sdb será a partição onde está instalado o seu ubuntu.
Com a partição devidamente montada e hora de recuperar o grub digite o seguinte comando:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sdb      substitui o /deb/sdb pela partição raiz do seu HD


Fonte: http://ubuntunet.blogspot.com.br/2011/08/recuperando-o-grub-no-ubuntu-1104.html.

Muitíssimo obrigado, amigo LCPanta, pelo retor mas, foi justamente o que tentei fazer agora há pouco tempo atrás. Peguei essa dica ontem em um link, imprimi e tentei hoje. Não deu certo, talvez por ter me enganado sovre a partição que se encontra o 12.04, já que tem muita coisa e eu me enrolei toso, acho eu! Continuando....depois que dei esses três comados, já que o título da "dica" era "Como recuperar o Grub em 3 comandos! Assim que terminei, reiniciei o sistema e entrou a "tela do DOD, pedindo para reiniciar naquele modo. Quando reiniciou, veio o Win 7 novamente e nad, nadica de Grub para eu poder optar pelo Linux. Sei que a dica é essa, certamente mas, devo ter me enganado! Vou tentar novamente amanhã, se Deus permitir, usando também o LiveCD do Ubuntu 9.04 que, como disse, tenho quase todas as versões em CDs, desde o Feisty 7.04 de 2007(óbio). Fico-lhe muito grato e que Deus lhe abençoe sempre!
{  ]s,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2012, 23:39 »
Seja bem vindo de volta.  ;D
Muito grato, caro amigo/colega,  clockworklinux, pelas boas-vindas!
Estou na 'batalha" para conseguir voltar ao querido Ubuntu que sai por problemas na máquina, ou melhor, no Win7 que derepente bugou(com o UB 12.04, já instalado) e tive que reinstalar o 7 e deu no que deu! Estou mais perdido que "barata em chapa quente" (rs,rs,rs,)
[ ]s,
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2012, 10:11 »
Seja bem vindo de volta.  ;D
Muito grato, caro amigo/colega,  clockworklinux, pelas boas-vindas!
Estou na 'batalha" para conseguir voltar ao querido Ubuntu que sai por problemas na máquina, ou melhor, no Win7 que derepente bugou(com o UB 12.04, já instalado) e tive que reinstalar o 7 e deu no que deu! Estou mais perdido que "barata em chapa quente" (rs,rs,rs,)
[ ]s,
Marcopolo.

Hoje, 22/09/12, sábado, já tentei any vezes mas não consegui reabilitar o meu ubuntu , encampado pelo maledeto do win7!
Um bom dia a todos e um ótimo sábado abençoado!
Paz e bem, amém,
Marcopolo
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2012, 10:48 »
Seja bem vindo de volta.  ;D
Muito grato, caro amigo/colega,  clockworklinux, pelas boas-vindas!
Estou na 'batalha" para conseguir voltar ao querido Ubuntu que sai por problemas na máquina, ou melhor, no Win7 que derepente bugou(com o UB 12.04, já instalado) e tive que reinstalar o 7 e deu no que deu! Estou mais perdido que "barata em chapa quente" (rs,rs,rs,)
[ ]s,
Marcopolo.

Hoje, 22/09/12, sábado, já tentei any vezes mas não consegui reabilitar o meu ubuntu , encampado pelo maledeto do win7!
Um bom dia a todos e um ótimo sábado abençoado!
Paz e bem, amém,
Marcopolo
olá mano,e seja bem vindo de volta ao clube!
será que reinstalando não volta ao normal ? pois parece que o windows que está bugando o ubuntu,minha opinião.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2012, 16:44 »
Seja bem vindo de volta.  ;D
Muito grato, caro amigo/colega,  clockworklinux, pelas boas-vindas!
Estou na 'batalha" para conseguir voltar ao querido Ubuntu que sai por problemas na máquina, ou melhor, no Win7 que derepente bugou(com o UB 12.04, já instalado) e tive que reinstalar o 7 e deu no que deu! Estou mais perdido que "barata em chapa quente" (rs,rs,rs,)
[ ]s,
Marcopolo.
Amigo bmota, muito obrigado pelo retorno mas, eu já tentei isso e na hora "H", diz que já há essa distro instalada e que, se continuar o processo,vai apagarc tudo e ai fico na dúvida! OBS: Como era bom, no tempo que iniciwi o Linux com o Feisty 7.04, já estava bem esperto e com a ajuda do amigo Alarcon e demais  do grupo! Fui ao Rio de Janeiro a passeio para rever a família e comprei novas máquinas, ou seja, um Desk com Intel core i5 e um Note Dell com Intel i3, ambos com o Win7, 4 GB de RAM e 500 de HD e ai que fui pro espaço, pois a CPU que eu usava o Ubuntu(acho que o 10.10) deu problema na mobo e eu passei usar as máquinas novas. No Desk novo spacebr.com eu instalei o Ubuntu 12.04 junto com o W7 e com um certo tempo, bugou o 7 não sei como. Reinstalei e "encobriu" o Ubuntu, me deixando sem opção de GRUB. Sua ideia não é ruim e vou tentar fazer isso novamente. Pois os comandos que me passaram, não deram certo! No fórum, existe um tópico que fala sobre as "mil maneiras de se recuperar o grub" mas su não consegui e haja paciência, para quem tem só dois neurônios(tico & teco) em uso, por causa de uma meningite, medicamentos controlados e 69 anos de idade(meu primeiro 69). Qualquer hora surgem os "Crakes" em ubuntu e me dão um "empurrão"muitíssimo obrigado e um [ ] fraternal!!

Hoje, 22/09/12, sábado, já tentei any vezes mas não consegui reabilitar o meu ubuntu , encampado pelo maledeto do win7!
Um bom dia a todos e um ótimo sábado abençoado!
Paz e bem, amém,
Marcopolo
olá mano,e seja bem vindo de volta ao clube!
será que reinstalando não volta ao normal ? pois parece que o windows que está bugando o ubuntu,minha opinião.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2012, 23:08 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2012, 22:08 »
Olá Marcopolo, seja bem vindo novamente.
Gostaria de da uma dica que me ajuda quando quero recuperar o GRUB:
-Eu coloco o LiveCD e pelo GParted verifico em qual partição está instalado o Ubuntu. Pra mim pelo menos é fundamental que seja usando o GParted, pois sempre acabo me enrolando se tentar ver de outra forma ver em qual partição está o Ubuntu e acabo falhando.

Uma pergunta, você tá usando qual versão do Ubuntu pra tentar recuperar o GRUB? O Ubuntu 12.04 possui o GRUB2, então é necessário usar uma versão Ubuntu que tenha o GRUB2, acho que só o 9.10 pra cima é que possui o GRUB2.

   [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2012, 22:55 »
Olá Marcopolo, seja bem vindo novamente.
Gostaria de da uma dica que me ajuda quando quero recuperar o GRUB:
-Eu coloco o LiveCD e pelo GParted verifico em qual partição está instalado o Ubuntu. Pra mim pelo menos é fundamental que seja usando o GParted, pois sempre acabo me enrolando se tentar ver de outra forma ver em qual partição está o Ubuntu e acabo falhando.

Uma pergunta, você tá usando qual versão do Ubuntu pra tentar recuperar o GRUB? O Ubuntu 12.04 possui o GRUB2, então é necessário usar uma versão Ubuntu que tenha o GRUB2, acho que só o 9.10 pra cima é que possui o GRUB2.

   [ ]'s
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! então vc "matou a pau"! Acertou, pois eu fui "nas águas" de um colega, que disse ter usado a distro 9.04, justamente a que eu usei! Então posso usar a do própío 12.04?
Tenho todas as versões, agora, sobre esse tal de GRUB2 eu estou por fora!
Vou tentar amanhã novamente! Muitíssimo obrigado!
Obs, Eu tenho um CD com o Gparted instalado, fora o que se encontra na distro e posso tentar os dois modos, ok!
{ ]s fraternais
Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2012, 06:54 »
Muita saúde para você, se tiver um CD Alternate, aquele que instala em modo texto, é muito simples, logo no boot ele mostra a opção de recuperar um sistema defeituoso, no caso recuperar o grub.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2012, 16:14 »
Muita saúde para você, se tiver um CD Alternate, aquele que instala em modo texto, é muito simples, logo no boot ele mostra a opção de recuperar um sistema defeituoso, no caso recuperar o grub.
Joseph, boa tarde! Infelizmente eu não tenho mais o Alternate, somente o 9.09, 10.04.2(desktop - AMD 64), 11.04(Desktop),Um CD do Particionador Geparted-Live-o.43-2) e o 12.04 LTS(Desktop AMD-64) que está instalado e "escondido" pelo Win 7.  Agora há pouco, eu rodei o 9.04 Live, entrei no Gparted e verifiquei o status no momento, como mostro abaixo>
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|
 Partição                |Sistema de Arquivos               | Rótulo                          | Tamanho                   | Utilizado                  | Não Utilizado                | Flags      |
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|
|
Não Alocado            | Não alocado                             .......................          |        1.00MB              |  ............                | .......                                          |
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|/dev/sda1              |      NTFS                            | Reservado para o sistema  ! 100.00 MB                 | 33.59 MB                 | 35.59 MB                     |  boot                               |
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|
| /dev/sda2              |     NTFS                             | ...............................    | 325.17 GB                  | 216.69 GB               | 108.48 GB                    |                |                     |
| /dev/sda3               |    Extended                        | ................................   | 140.49 GB                  | --------------         | ------------                 |                |                     |
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
| /dev/sda5               |   EXT4   (não montado)        | ................................    |  52.36 GB                  |    4.43 GB               |   47,93 MB                    |                                      |
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|
| /dev/sda7               |   EXT4    (não utilizado)        | ................................    |  84.39 GB                  |   79.27 GB               |    5.12 GB                    |                                       |
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ !
| Não alocado             |  Não alocado                       | ................................   |    7.00 MB                  |  .......................     | ..........................       |                                       |
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|
| dev/sda6                 |   Linux SWAP                       | ................................    |   3.74 GB                   |  .......................     | ............................     |                                       |
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________|

Esse quadro é que o Gparted me apresentou e, eu imagino que o Ubuntu 12.04 esteja na dev/sda7, salvo engano e análise dos colegas para às possibilidades entre as sda5 ou sda7, até porquê,
está como EXT4(ambas) e os valores maiores de uso estão na "/" raiz e "home", acho eu, "nerd de carteirinha"(rs,rs,rs,rs,). Quem acertar, ganha uma viagem!
Um big hug, fraternal,
Marcopolo.                       
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2012, 18:26 »
Pelo que entendi você tem o 12.04 instalado com a / separada da /home, correto?
Nesse caso, pela tabel que você passou, com certeza a /dev/sda7 é a /home e /dev/sda5 é a /

Mas estranhei uma coisa, a /dev/sd6 está embaixo da /dev/sda7 ...

De qualquer jeito, use o CD do 12.04 pra recuperar o GRUB2 com aquele comando especificando a partição da sua raiz, no caso /dev/sda5. O do GParted talvez num seja uma boa, não sabemos se o GRUB dele é o Legacy ou o 2.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2012, 20:17 »
Vixe, teu disco está cheio de partições, há espaços não alocados, eu faria um backup geral e depois recriaria todas essas partições e faria uma instalação limpa para ambos os sistemas, ocupar a mente, eheheheh.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Voltei ao nosso Ubuntu, como já notifiquei.........
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2012, 22:00 »
Pelo que entendi você tem o 12.04 instalado com a / separada da /home, correto?
Nesse caso, pela tabel que você passou, com certeza a /dev/sda7 é a /home e /dev/sda5 é a /

Mas estranhei uma coisa, a /dev/sd6 está embaixo da /dev/sda7 ...

De qualquer jeito, use o CD do 12.04 pra recuperar o GRUB2 com aquele comando especificando a partição da sua raiz, no caso /dev/sda5. O do GParted talvez num seja uma boa, não sabemos se o GRUB dele é o Legacy ou o 2.

  [ ]'s
Ok, amigo Rudregues, boa noite!
Eu copiei na íntegra o que o Gparted do 9.04(a distro usada) e a swap(/dev/sda6) realmente mostra na última linha abaixo! Eu também pensei em tentar na /dev/sda5 mas, se não for a 5 será evidentemente a 7, pois ambas estão alocada como EXT4. Vou tentar pela sda5 e ver se dá certo. Antes eu já tentei com a sda7 e não deu bingo mas, usando o LiveCD do 9.04. Vou tentar com a atual, ou seja, a 12.04.
Muitíssimo obrigado,
Paz e bem, amém!
[ ]s,
Marcopolo.
(Obs) É uma pena que neste momento só eu estou logado no fórum, pelo menos aqui no Café!
« Última modificação: 23 de Setembro de 2012, 22:03 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1