Oi gente,
Estou com o Ubuntu 12.04 instalado há alguns dias e estou adorando, embora tenha que admitir estar patinando em algumas coisas bastante bobas ainda

Então queria primeiramente agradecer ao pessoal aqui por toda a assistência que tenho encontrado!
Agora o problema: não consigo instalar o JAVA
Quer dizer, instalei os apps disponíveis (IcedTea Web Control Panel, OpenJKD Java 7 Runtime e IcedTea Java Web Start) na Central de Programas, reiniciei os navegadores (estou com o Chromiun - gosto mais dele por causa da sincronização de meus favoritos com o navegador do tablet, e com o Mozilla instalados aqui na máquina) e não deu certo. Procurei reiniciar o computador mesmo e não deu certo.
Como não deu certo, fui ao site do Java, baixei os pacotes, mas não estou conseguindo me entender entre os comandos dados nas instruções de instalação, para serem aplicados no Terminal (maior lugar das minhas patinações, pois eu ainda não descobri como me comunicar com ele), obtenho sempre 'caminho não encontrado' ou 'comando não identificado' ou negativas semelhantes.
Agradeço muito qualquer luz que alguém puder me dar.