Um processador que não vai funcionar com o Linux

Iniciado por jkmsjq, 19 de Setembro de 2012, 19:35

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Durante seu evento Intel Developer Forum, o fabricante de processadores Intel confirmou que não vai oferecer suporte para que o Linux use adequadamente seus processadores Atom Clover Trail.

O processador pode ser encontrado em diversos dos laptops sem marca definida em exibição no evento de São Francisco e a empresa ofereceu uma série de detalhes da arquitetura do chip, confirmando detalhes como dois núcleos e uma série de estados de energia. Contudo, a Intel deixou claro que o Clover Trail "é um processador para o Windows 8" e que "o processador não é capaz de executar o Linux".

A Intel pretende que o Clover Trail seja usado em tablet, uma categoria de dispositivos que é dominada por processadores ARM executando os sistemas operacionais Android, baseado em Linux, e iOS, baseado no BSD. A empresa foi além e afirmou que não vai acrescentar suporte à família de processadores no Linux.

Considerando que o Clover Trail tem boa parte de sua tecnologia baseada no processador Atom Medfield, que é capaz de operar com Android e está presente em alguns smartphones, parece que a empresa está criando uma barreira artificial tentando ajudar a Microsoft e seu vindouro sistema operacional Windows 8.

Apesar da alegação de que os processadores não vão funcionar com Linux não é inteiramente verdade -- afinal ainda trabalham com um conjunto de instruções x86 -- como a empresa não oferecerá suporte a ele, fabricantes de dispostivos dificilmente produziram versão com Linux de aparelhos com o Clover Trail.

A Intel não ofereceu detalhes do porque não oferecerá o suporte Linux ao Clover Trail, preferindo oferecer comentários obscuros como "a necessidade de muito software que deve ser usado em conjunto com o hardware para que ele seja suportado em um sistema operacional".

A Intel parece se referir ao uso dos novos estados de energia P-states e C-states em que o clock de um núcleo pode ser completamente desligado para a economia de energia. A empresa afirmou que o sistema operacional precisará oferecer "sugestões" para que o processador faça uso desses estados e parece que tais comandos não serão acrescentados ao kernel Linux.

A decisão da Intel para suportar apenas o Windows 8 em sua série Clover Trail pode funcionar para laptops, mas parece ser muito arriscada para o mercado de tablets, em que dispositivos x86 operando com o Windows 8 tem um preço muito similar ao dominante iPad da Apple, e muito mais caro do que aparelhos Android mais populares como o Nexus 7 do Google e o Kindle Fire HD da Amazon.

FONTE: Linux Magazine OnLine
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Joseph

Por essas e outras eu detesto produtos da Intel, geralmente meus micros são todos AMD, sem falar que já notei que a performance em jogos utilizando processadores AMD é superior aos da Intel.

garfo

Vish... Dessa vez não tem nada a ver com o Secure Boot, certo? É uma empresa dizendo claramente que um processador feito por ela vai suportar só Windows 8, nada de linux (e outros sistemas).

AMD only aqui.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Super Tux

Os primeiros processadores da AMD eram inferiores aos da Intel. Isso ainda é verdade?

Sinceramente, eu não gosto do sistema operacional Windows. Depois que eu virei usuário do Ubuntu, acabei acostumando com a objetividade do Linux, com a robustez do Linux, com a rapidez do Linux, etc. Ficou extremamente chato voltar para o Windows, que é uma porcaria.

Por outro lado, o Windows e outros softwares proprietários da Microsoft possuem alguns recursos profissionais que o Linux não possui. Isso é verdade, mas a maioria das pessoas não precisam desses recursos. Exemplos: AutoCad, Microsoft Office, Excel, Word, etc.

O defeito do Windows, na minha opinião, é um só: Não pode ser conectado na internet. O Windows é excelente, desde que fique desconectado da internet.

Bem chato isso. É reserva de mercado para os produtos da Microsoft.

Quando eu precisar comprar uma placa-mãe, vou prestar atenção na caixa, porque é um absurdo um fabricante de hardware colocar restrições malucas.

bmota

acabaram de perder um cliente que ia comprar um intel.
#vivaoamd!  ;D ;D ;D ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

jkmsjq

Isso tudo porque o Windows 8 já é um natimorto... Por isso o medo do GNU/Linux crescer e tomar evidência para a população de uma forma geral...!!!

jkmsjq

Citação de: Super Tux online 20 de Setembro de 2012, 12:25
Os primeiros processadores da AMD eram inferiores aos da Intel. Isso ainda é verdade?
[...]

Infelizmente é verdade sim.

A AMD se destaca em processadores low-end, enquanto a Intel se destaca nos high-end.

Exemplo:

Entre um Core i5 e o AMD FX-8150 a Intel dá uma surra, confira o link...

Citação de: Super Tux online 20 de Setembro de 2012, 12:25
[...]
Quando eu precisar comprar uma placa-mãe, vou prestar atenção na caixa, porque é um absurdo um fabricante de hardware colocar restrições malucas.

Quanto ao hardware avulso (placa mãe), a questão da UEFI não se aplica...

bmota

@jkmsjq minha opinião é que a m$ está tentando fazer com que o windows 8 seja utilizado em grande escala assim como o android cresceu desde seu lançamento.pode-se ver que ela criou uma lija própria,uma versão dele pra tablets, além de empresas que fazem parcerias pra que alguns hardwares só rodem windows 8. não é assim que se conquista usuários,e sim fornecendo um software de qualidade,e mesmo assim temos a livre opção de escolher aquele de que gostamos ou nos serve melhor.
essa é minha opinião,espero que não seja mal interpretada.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

jkmsjq

Citação de: bmota online 20 de Setembro de 2012, 15:56
@jkmsjq minha opinião é que a m$ está tentando fazer com que o windows 8 seja utilizado em grande escala assim como o android cresceu desde seu lançamento.pode-se ver que ela criou uma lija própria,uma versão dele pra tablets, além de empresas que fazem parcerias pra que alguns hardwares só rodem windows 8. não é assim que se conquista usuários,e sim fornecendo um software de qualidade,e mesmo assim temos a livre opção de escolher aquele de que gostamos ou nos serve melhor.

Concordo com você.

Mas na prática, e principalmente o Ubuntu, tem espectativas maiores de ser utilizado em Smart TV.

Daqui a uns 5 anos (ou menos) cada S.O. vai ocupar um pedaço do nicho de T.I., que ao final das contas vai continuar como está atualmente (95% Windows em desktop e notebooks, 3% Mac em notebooks, e 2% GNU/Linux em TV).

Vamos esperar pra ver o que dá...

bmota

Citação de: jkmsjq online 20 de Setembro de 2012, 16:23
Citação de: bmota online 20 de Setembro de 2012, 15:56

Concordo com você.

Mas na prática, e principalmente o Ubuntu, tem espectativas maiores de ser utilizado em Smart TV.

Daqui a uns 5 anos (ou menos) cada S.O. vai ocupar um pedaço do nicho de T.I., que ao final das contas vai continuar como está atualmente (95% Windows em desktop e notebooks, 3% Mac em notebooks, e 2% GNU/Linux em TV).

Vamos esperar pra ver o que dá...
pois é,muitas águas vão rolar ainda....
eu voltei.....

SiO2

I n  S i d e r a  S a l u s                                     
***.* **** * ***** *********

jkmsjq

haereticus

A noticia foi desmentida na midia.

Processador Atom pode abrir um buraco e engolir todos nenhum prestou, performance 0,00%

Eu uso AMD quad core no notebook e roda excelente o linux muito melhor que o meu quad core intel.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Naguile

Concordo com nossos caros colegas usuários Linux, pois é uma baita furada uma determinada empresa não oferecer suporte a um excelente sistema que cresce a cada momento, e está cada dia mais presente no nosso dia a dia como tablets, celulares, notbooks e etc.
Sou usuário exclusivo linux (Ubuntu) a mais ou menos 4 anos, e se no futuro eu precisar de outra máquina cujo componentes de um determinado fabricante não possa (ou não queira) rodar este sistema ela simplesmente estará fora da minha lista de possibilidades, fato este que também pode acabar acontecendo no mercado atual.
Boicote a essa altura do campeonato é burrice! Vai ficar 'Ruindows" para estas empresas! A AMD vai nadar de braçada se aproveitar esta oportunidade.
Liberdade é um direito de todos.

adiaswin

pura verdade Naguile

eu estava pensando em montar um pc mas agora ele vai ser puro AMD nada de intel...

cuspiu no prato intel o windows 8 pra mim vai passar batido nao vou nem olhar para aquela inheca mistura de pc com tablet ridiculo ms tem medo de linux vendo o android dominar o mercado de smartphones.

ubuntu 12.04