Autor Tópico: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive  (Lida 10528 vezes)

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Online: 18 de Setembro de 2012, 16:06 »
Pessoal seguinte to tentando convencer minha esposa a usar ubuntu, vou criar um pen com o ubuntu para ela ir se acostumando, porem me deparei com uma questão.
As configurações e programas que eu instalar com o ubuntu rodando pelo Pen quando eu desligar o pc e iniciar de volta não vão estar mais lá certo ?
tem como salvar as configurações e programas para quando iniciar o pc ele volte com as configurações que tinha feito?
desde já agradeço
Obrigado

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2012, 22:18 »
Pessoal seguinte to tentando convencer minha esposa a usar ubuntu, vou criar um pen com o ubuntu para ela ir se acostumando, porem me deparei com uma questão.
As configurações e programas que eu instalar com o ubuntu rodando pelo Pen quando eu desligar o pc e iniciar de volta não vão estar mais lá certo ?
tem como salvar as configurações e programas para quando iniciar o pc ele volte com as configurações que tinha feito?
desde já agradeço
Obrigado

Clique aqui: Make a USB Boot CD for Ubuntu
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2012, 23:03 »
Eu quis testar uma nova versão do Ubuntu sem instalá-lo no computador. E eu fiz o seguinte: ao invés de instalar o Ubuntu no HD, instalei-o num pendrive de 16 GBytes.

Segui todas as instruções de instalação do Ubuntu no HD e, na hora da criação das partições, escolhi o dispositivo onde estava o pendrive (acho que era "sdc" mas varia de computador para computador). Escolhi para usar o disco inteiro e criei lá as partições "/" e "/home".

Depois de instalado, na hora de dar boot, é só escolher, no setup, para dar boot do pendrive. O Ubuntu roda a partir do pendrive e todas as atualizações (inclusive novos programas instalados) e customizações são mantidas no pendrive (inclusive os arquivos que eventualmente você gravar na "/home").

Só precisa tomar cuidado para não trocar o dispositivo, ou seja, garantir que tudo aconteça no dispositivo do pendrive pois, se trocar e informar o HD, vai formatar seu disco.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2012, 23:31 »
fiz diversos procedimentos, mais o método que deu super certo e pratico  foi esse:

http://goo.gl/HovrU

uma das vantagens que instalo e remove e atualizo normalmente via pendrive,

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2012, 09:42 »
Agradeço a todos que me ajudaram no meu problema ai.
Confesso que testei as 3 opções ai e a que escolhi para a máquina da minha esposa foi a do RamonB, ou seja instalei direto no pendrive, a instalação ocorreu sem problemas o sistema iniciou normalmente agora só ficou o mais difícil de tudo. Convencer a digníssima a usar software livre e olha que não é de hoje que to nessa empreitada.
Já dei aulas de  SL para várias pessoas que até hoje não voltaram mais para o Windows.
Mas como diz o velho deitado, casa de ferreiro espeto de pau huahauhauha.
Abraços a todos.   

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2012, 19:15 »
Marcelo, console-se comigo. Minha mulher também não larga, de jeito nenhum, o Windows. E olha que consegui convencê-la a deixar o MS Office e passar a usar o LibreOffice no Windows. Também não usa mais o Internet Explorer mas varia entre o Firefox e o Chrome. Ela também adorava o Outlook Express (é, esse mesmo, o velho e arcaico) mas, num pau que deu no desktop dela, eu a convenci a usar o Gmail (ela tem conta no UOL e botei para encaminhar as mensagens automaticamente para o GMail -- e usei, como argumento, o ótimo filtro de spam que o GMail tem).

Mas tem 2 softwares de Windows que ela não larga de jeito nenhum: um de mapas mentais (esqueci o nome) que ela adquiriu há bastante tempo e o MS-Money, também adquirido há algum tempo atrás numa viagem. Já mostrei a ela que tem uma infinidade de sw livre para mapas mentais e também o KMyMoney, que eu uso. Mas não tem jeito!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: como salvar configurações no ubuntu rodando no pendrive
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2012, 12:41 »
È verdade Ramon.
ma não vamos perder a esperança eu por outro lado tenho dois argumentos muito fortes para fazer ela se convencer de que SL é melhor.
1- nossa religiosidade - usar software proprietário sem pagar licença é crime e na nossa religiosidade crime é pecado.
2 - Usar SL é correto perante as leis dos homens.
E ademais  nada como andar correto de cabeça erguida, tendo a certeza de que vc está fazendo a sua parte, não esta enganando e nem sendo enganado por ninguém.
Quando eu usava Windows tive que aprender a usar o sistema fazer curso de word e planilha , fiz curso de photo shop e outros aplicativos para web dsign, passei para software livre já tinha uma base de aplicativos windows então aprender a usar libre office gimp e outros foi um pulo eu diria até que a diferença entre estes aplicativos é a direção em que vc empurra o mouse como diria um amigo.
Essa história que SL é complicado Libre office é complicado para mim é papo de preguiçoso , e como diria meu pastor preguiça é a mãe de todos os pecado ai o cara continua infringindo a lei pq tem preguiça.
Mas tenho fé que uma hora a gente consegue fazer elas se convencerem.
Abraços
Marcelo