Autor Tópico: Netbook Airis...  (Lida 36059 vezes)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2012, 22:44 »
Hmm, ele roda Android...


Só que é meio idiota, não é? Tipo, rodar o 2.3? Não era o 3 ou o 4 que era voltado para notebooks/tablets? O 2.3 é SO de celular...

O ideal mesmo é levar para garantia, ele tem que ter o SO junto.



Edit antes de postar: qualé, você não está nem tentando.
30 segundos de pesquisa no Google me direcionaram pra esse link:
http://www.airissuporte.com/Airis_archivos/AIRIS%20KIRA%20N10021%20-%20PERGUNTAS%20FREQUENTES.pdf

Aí dentro diz o que você tem que fazer se quiser reinstalar o sistema. Envolve ligar para o suporte técnico, baixar o SO do site deles com a senha dada pelo suporte, e colocar o instalador em um cartão SD.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #16 Online: 12 de Setembro de 2012, 23:08 »
Eu já tinha visto, mas precisa do Windows.

Eu vou tentar fazer isso do meu jeito, através de gambiarra. Eu não tenho aquele adaptador para SD parecido com um Pen Drive.

A gambiarra utiliza o meu telefone celular...

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #17 Online: 13 de Setembro de 2012, 00:04 »
Você pode copiar a imagem VHD para um pen drive USB usando o comando dd.

Teoricamente tem que funcionar assim:

dd if=\caminho\da\imagem.vhd of=\dev\sdX (X é a letra do pendrive)

Aí só bootar do pendrive, o notebook deverá ter opção de boot pelo pendrive.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #18 Online: 13 de Setembro de 2012, 02:28 »
Ainda bem que eu tenho o DVD do Windows Seven semi-original. Acho que vai dar certo. Estou seguindo as instruções.

Esse netbook parece um excelente equipamento. E o preço é bom. Pena que não é fácil de usar... Não sei por que veio com esse problema.

De qualquer forma, estou pensando em ligar para a assistência técnica da Airis amanhã.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #19 Online: 13 de Setembro de 2012, 02:51 »
Boas notícias: Deu certo!!!!!

 ;D  ;D  ;D  ;D  :D

Barato e ordinário. Muito bom...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:02 »
Você pode copiar a imagem VHD para um pen drive USB usando o comando dd.

Teoricamente tem que funcionar assim:

dd if=\caminho\da\imagem.vhd of=\dev\sdX (X é a letra do pendrive)

Aí só bootar do pendrive, o notebook deverá ter opção de boot pelo pendrive.

Ola

Acho que não.

Eu fiz uma longa explanação ao Super Tux das dificuldades que ele encontraria ao tentar instalar algo nesta maquina que não o Andriod personalizado para ele. ( lá no inicio do topico )

Na ultima pagina do link postado é informado:

"Informamos que não é possível instalar outro sistema operacional em
seu AIRIS Kira"

http://www.airissuporte.com/Airis_archivos/AIRIS%20KIRA%20N10021%20-%20PERGUNTAS%20FREQUENTES.pdf

[]'s

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:03 »
Só falta instalar o Kubuntu ou outra versão do Linux no Netbook para ficar realmente bom.

Não gostei do Android.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:06 »
Mas eu não estava falando sobre instalar outro sistema operacional.

Estava falando sobre instalar a própria imagem do Android.


No primeiro link que eu mandei a ele, tem os procedimentos para conseguir essa imagem. Tem que ligar para o suporte técnico e pegar um código para poder baixar no próprio site da Airis. Aí, no manual deles, diz que precisa usar uma máquina com Windows e o software WinImage pra jogar essa imagem para um cartão SD e depois instalar o sistema no Airis com esse cartão.
O Super Tux reclamou que não ia conseguir fazer porque precisava do Windows, aí eu dei a dica do dd, mas eu acho que ele fez funcionar usando uma máquina Windows mesmo.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:07 »
Tota: O problema é que o Android foi desenvolvido para telefones celulares.

O Office da Microsoft para Android, por exemplo, precisa da internet para funcionar. Eu realmente não gostei.

Eu vou precisar instalar o Linux para continuar usando.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #24 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:09 »
Mas eu não estava falando sobre instalar outro sistema operacional.

Estava falando sobre instalar a própria imagem do Android.


No primeiro link que eu mandei a ele, tem os procedimentos para conseguir essa imagem. Tem que ligar para o suporte técnico e pegar um código para poder baixar no próprio site da Airis. Aí, no manual deles, diz que precisa usar uma máquina com Windows e o software WinImage pra jogar essa imagem para um cartão SD e depois instalar o sistema no Airis com esse cartão.
O Super Tux reclamou que não ia conseguir fazer porque precisava do Windows, aí eu dei a dica do dd, mas eu acho que ele fez funcionar usando uma máquina Windows mesmo.

Eu formatei o computador, instalei o Windows e usei o meu telefone celular como leitor de cartão micro-SD. Deu certo.

Só falta instalar o Kubuntu ou uma versão enxuta do Linux.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #25 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:14 »
Tota: Eu vou instalar essa versão do Linux: http://www.geteasypeasy.com   

Acho que vai funcionar. O site ensina como instalar na máquina.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #26 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:48 »
Tota: Eu vou instalar essa versão do Linux: http://www.geteasypeasy.com  

Acho que vai funcionar. O site ensina como instalar na máquina.

Ola

Se tudo o que eu descrevi, mais o manual do aparelho falar ao contrario, e voce desejar instalar o easypeasy compilado para processadores Intel e que parou de ser desenvolvido em 2010 numa arquitetura ARM, vá em frente.

Para os que não conhecem o Easypeasy, ele era o UbuntuEEE e que por usar indevidamente o nome Ubuntu teve que alterar seu nome.

Se desejar começar realmente com ele, tenho um topico de 2008 sobre o antigo EEEbuntu (hoje Aurora) já que testei os dois e são muito semelhantes aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=39896.0

Já que vai tentar tudo isto, baixe o LUbuntu 12.04 e use a inteface LUbuntu-netbook. No meu Asus EeePc 701 com Intel celeron 900mHz e 4gigas de SDRam funciona redondinho, porém com os 4 gigas, o sistema ocupa 3,6 desta com os programas que necessito, mesmo depois de retirar tudo, suporte a acessibilidade, cdrom, etc., e o LibreOffice não cabe. Tive que utilizar um SDHC card para instalar minha /home, e com isto perdi o slot de sdcard para poder transferir dados, o que faço usando o iCloud na nuvem.

Boa sorte em sua empreitada,

[]'s
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 12:00 por Tota »

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #27 Online: 13 de Setembro de 2012, 12:22 »
Tota, valeu pela dica. Eu queria comprar o Netbook da Azus, modelo eee, que na época custava aprox. R$ 600,00 (promoção), mas não consegui levantar o dinheiro. Hoje custa aprox. R$ 800,00 (com desconto). Encontrei recentemente um da HP muito bom por R$ 629,00 (com desconto), com 250 GB de memória.

Eu não conhecia o Aurora... de qualquer forma, parece mais simples instalar o sistema operacional que eu citei.

O problema das suas dicas é a linguagem muito técnica. Eu entendo um pouco de computação, mas não tenho a mesma experiência que o senhor. O meu problema é um só, falta de capital para comprar um Netbook melhor. Se eu tivesse dinheiro, compraria um MacBook ou um Azus de última geração.

Esse Airis é só para fazer alguns trabalhinhos. Infelizmente, como eu já expliquei, vida de recém-formado em Direito não é fácil. É muito difícil conviver com o preconceito e a desconfiança das pessoas. É por isso que muitas pessoas que estudaram Direito, em uma fase mais avançada da vida, alcançam sucesso profissional, porque já passaram por situações complicadas e aprenderam contornar as dificuldades. Medicina, por exemplo, é um curso fácil, uma profissão relativamente fácil e com ótima remuneração. A única dificuldade é a concorrência para o vestibular e para a residência médica (especialização). O Direito é um curso fácil, igual medicina, mas a profissão é muito difícil.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2012, 13:23 »
Tota: Acho que essa versão do Debian é melhor... http://foro.airis.es/t3425-debian-6-rpi-livesd-120509  

É realmente difícil instalar outro sistema operacional nessa máquina. E a primeira dificuldade é o uso do cartão micro-SD.

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2012, 15:06 »
Tota: O problema é que o Android foi desenvolvido para telefones celulares.

O Office da Microsoft para Android, por exemplo, precisa da internet para funcionar. Eu realmente não gostei.

Eu vou precisar instalar o Linux para continuar usando.

Isso.


Especialmente o Gingerbread, que é a versão que você está usando, ela é totalmente voltada para smartphones com displays de 2" a 3".
Considerando que a Airis está vendendo um netbook, com display de 10" e uma capacidade de processamento e memória consideravelmente grandes, se comparado a smartphones, eu não entendo porque eles não colocaram o Honeycomb ou o Ice Cream Sandwich (eu adoro os nomes que a Google dá pras versões do Android).

Infelizmente na internet eu não achei nada sobre instalar uma versão diferente no Airis. Só sobre instalar o Android no VirtualBox, aí eu perdi as últimas duas horas brincando com ele, mas não consegui fazer a internet funcionar.

http://www.android-x86.org/download

Não tem USB nele para ficar mais fácil de instalar SOs usando um pen drive?
Se der pra fazer com USB, você pode manter o Android nesse cartão, e ir testando distros pelo pen drive, até achar uma que funcione.

O maior problema que tem, e que se torna mais complicado por você não ter muito conhecimento, é que esse Airis usa um processador ARM, que é diferente da arquitetura x86/x64 que os processadores comuns da Intel e da AMD usam. Aí, a maior parte das distribuições Linux, e o próprio Windows normalmente não funcionam nele.

O que você pode fazer é tentar achar uma distribuição Linux que seja compilada para rodar em processadores ARM.

O Debian (que é de onde o Ubuntu é baseado) possui um port para ARM, você pode encontrar mais informações aqui:
http://www.debian.org/ports/arm/

Só que o Debian é um pouco mais "cru", ele não vem todo prontinho como o Ubuntu, você vai ter que instalar as coisas na mão (mas tem o apt)

Tem também o Raspbian. O Raspbian é uma versão do Debian portada para rodar em processadores, já com vários programas compilados e bonitinhos rodando nele, mais ou menos como se fosse um Ubuntu, só que ele é voltado para o Raspeberry Pi, que é aquele processadorzinho de 35 euros: http://www.raspberrypi.org/ , então eu não sei se vai ficar bom no Airis, por causa dos drivers de vídeo e rede, mas não custa tentar

O site do Raspbian é http://www.raspbian.org/



Agora, realmente, o ideal era você ter dado uma pesquisada a mais e ter pego um note/net com processador x86, aí roda o que você quiser, sem mistério nenhum, apesar de ser um pouquinho mais caro (e não precisamos nem ir muito longe: com menos de R$ 1.000,00 dá pra pegar um bom netbook Vision:

http://compare.buscape.com.br/hp-pavilion-dm1-3250-amd-dual-core-e-350-1-6-ghz-2048-mb-320-gb.html



Mas agora não adianta ficar remoendo isso.

Se for muito difícil fazer funcionar o Linux nele, ou você não conseguir fazer funcionar, e ele for só pra fazer uns trabalhinhos em formato doc e pesquisar alguma coisa na internet, fica com o Android mesmo. A Google lançou o aplicativo docs oficial pro Android (mas não sei se roda offline), ou senão tem um chamado KingSoft Office, que é gratuito, e eu acho que funciona offline.

Flw
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.