Autor Tópico: Netbook Airis...  (Lida 35935 vezes)

Super Tux

  • Visitante
Netbook Airis...
« Online: 09 de Setembro de 2012, 01:56 »
Comprei esse aqui barato: http://www.kabum.com.br/produto/31230/airis-netbook-kira-android-2-3-10-processador-arm11-1ghz-wi-fi-usb-hdmi-leitor-de-cartao-webcam-e-microfone-n10021   

Barato mesmo... R$ 399,90.   

Estou pensando em instalar o Kubuntu nele. Não chegou ainda.

Se eu gostar do Android, eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou instalar o Kubuntu.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2012, 02:00 »
O Netbook Airis Kira N10021 possui design arrojado, seu tamanho facilita o transporte, além de ser super leve ainda possui tela panorâmica TFT 10 polegadas e bateria de Polímero de Litio para autonomia de aproximadamente 6 horas.

Tela:
- Panorâmica TFT 10”
- Resolução 1024x600

Processador:
- ARM11 iMAPx210 até 1.00 GHz

Controlador gráfico:
- Integrado (Memória Compartilhada)
- Compatível com alta definição HD 720p 

Memória e armazenamento:
- 512 MB DDR2
- 4 GB NAND Flash (MLC)

Conectividade:
- 4 x USB 2.0 (compatível USB 1.1)
- Leitor de cartões micro SD/SD-HC
- Mini HDMI
- WebCam 0.3 Mpix.

Comunicação:
- Rede sem fio 802.11bgn
- Rede 10/100 Mb (RJ-45)

Som:
- Estéreo
- Alto-falante e microfone integrados
- Entrada e saída de linha

Dispositivos de entrada:
- Teclado 82 teclas
- Touchpad + 2 botões

Dimensões aproximadas (cm):
- Largura: 24.66
- Profundidade: 17.27
- Altura: 2.45

Batería e alimentação:
- Batería de Polímero de Litio para autonomía 6 horas aproximadamente
- Adaptador de corrente AC/DC

Sistema Operacional e software:
- Android  2.3
- Suite Ofimática
- Internet Explorer
- Gestor de e-mail
- Leitor PDF
- Reprodutor Áudio/Video
- Acesso ao Market  para baixar aplicativos e jogos

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2012, 17:16 »
Se eu gostar do Android, eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou instalar o Kubuntu.

Ola

Bacana sua iniciativa.

Se possivel, escreva um tutorial de como fez para regravar a eeeprom do aparelho, qual o softwre utilizou e se der poste também os codigos.

Poste também os links de onde conseguiu baixar os drivers para portar para o kubuntu, e se teve que pagar alguma quantia nos acordos que fez para que o fabricante os libere.


[]'s

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2012, 02:05 »
Se eu gostar do Android, eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou instalar o Kubuntu.

Ola

Bacana sua iniciativa.

Se possivel, escreva um tutorial de como fez para regravar a eeeprom do aparelho, qual o softwre utilizou e se der poste também os codigos.

Poste também os links de onde conseguiu baixar os drivers para portar para o kubuntu, e se teve que pagar alguma quantia nos acordos que fez para que o fabricante os libere.

[]'s

Tota, eu comprei pelo preço...

Vida de Bacharel em Direito recém-formado não é fácil. É muito difícil carregar o rótulo de fracassado, de perdedor, etc. Eu vou precisar desse netbook para as aulas de programação de computadores do ICEX da UFMG. Aqui no meu desktop eu só uso o Ubuntu.

Depois que eu já havia comprado, olhei a configuração e gostei muito. Parece um excelente equipamento, apesar do preço (muito barato).

E o sistema operacional parece funcional, veja:

Sistema Operacional e software:
- Android  2.3
- Suite Ofimática
- Internet Explorer
- Gestor de e-mail
- Leitor PDF
- Reprodutor Áudio/Video
- Acesso ao Market  para baixar aplicativos e jogos

Se eu não gostar, eu vou instalar o Kubuntu... dizem que o Kubuntu é mais leve que o Ubuntu... Eu já testei o Kubuntu e gostei muito. Eu não tenho nada contra o Android, mas eu prefiro o Linux.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2012, 02:10 »
Memória e armazenamento:
- 512 MB DDR2
- 4 GB NAND Flash (MLC)

Conectividade:
- 4 x USB 2.0 (compatível USB 1.1)
- Leitor de cartões micro SD/SD-HC
- Mini HDMI
- WebCam 0.3 Mpix.

Batería e alimentação:
- Batería de Polímero de Litio para autonomía 6 horas aproximadamente
- Adaptador de corrente AC/DC



É bem fraquinho... pouca memória... acho que o Ubuntu 12.04 não roda nele, mas uma versão antiga do Ubuntu deve rodar. Eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou procurar uma alternativa no Linux.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2012, 09:59 »
É bem fraquinho... pouca memória... acho que o Ubuntu 12.04 não roda nele, mas uma versão antiga do Ubuntu deve rodar. Eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou procurar uma alternativa no Linux.

Ola

Acho que voce não entendeu o que postei.

Não era necessário postar pela terceira vez a configuração dele.

Estas maquinas não possuem disco rigido mas sim chips NAND como descreveu.

Isto indica que voce precisará regravar a eeprom para colocar qualquer coisa além do Android já gravado nela.

Com isto, voce terá que reescrever o codigo do Ubuntu, terá que hackear os drivers de rede, video e outros pois estes não existem disponiveis para esta maquina, e para isto voce deve contatar os fabricantes dos periféricos para que estes forneçam estes drivers ( geralmente mediante pagamento de licenças e acordos de interoperabilidade).

Depois de tudo reescrito e compilado, é possivel se gravar na maquina.

Como um trabalho solitário e voluntário, acho bem possivel que ao terminar é bem provável que suas aulas de programação de computadores do ICEX da UFMG já devam ter terminado há muito.

Porisso que um tutorial em como inserir o Ubuntu numa maquina com processador ARM é interessante, pois existem varios projetos sobre este assunto em desenvolvimento, e com isto voce poderia contribuir para adicionar este modelo de maquina ( a sua) nestes projetos.

http://www.linux-mtd.infradead.org/doc/nand.html

Aqui ensina a colocar o Windows XP => http://ebookbrowse.com/airis-kira-n10021-so-instructions-xp-pdf-d345052137

Isto já irá ajudar a voce a procurar um firmware que possa rodar o Linux Ubuntu ou até escrever um para ele para gravar na memoria NAND.

Boa sorte em sua empreitada.

[]'s
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 10:08 por Tota »

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2012, 10:38 »
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 10:41 por phaleixo »
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2012, 13:05 »
É bem fraquinho... pouca memória... acho que o Ubuntu 12.04 não roda nele, mas uma versão antiga do Ubuntu deve rodar. Eu vou usar o Android. Se eu não gostar, eu vou procurar uma alternativa no Linux.

Ola

Acho que voce não entendeu o que postei.

Não era necessário postar pela terceira vez a configuração dele.

Estas maquinas não possuem disco rigido mas sim chips NAND como descreveu.

Isto indica que voce precisará regravar a eeprom para colocar qualquer coisa além do Android já gravado nela.

Com isto, voce terá que reescrever o codigo do Ubuntu, terá que hackear os drivers de rede, video e outros pois estes não existem disponiveis para esta maquina, e para isto voce deve contatar os fabricantes dos periféricos para que estes forneçam estes drivers ( geralmente mediante pagamento de licenças e acordos de interoperabilidade).

Depois de tudo reescrito e compilado, é possivel se gravar na maquina.

Como um trabalho solitário e voluntário, acho bem possivel que ao terminar é bem provável que suas aulas de programação de computadores do ICEX da UFMG já devam ter terminado há muito.

Porisso que um tutorial em como inserir o Ubuntu numa maquina com processador ARM é interessante, pois existem varios projetos sobre este assunto em desenvolvimento, e com isto voce poderia contribuir para adicionar este modelo de maquina ( a sua) nestes projetos.

http://www.linux-mtd.infradead.org/doc/nand.html

Aqui ensina a colocar o Windows XP => http://ebookbrowse.com/airis-kira-n10021-so-instructions-xp-pdf-d345052137

Isto já irá ajudar a voce a procurar um firmware que possa rodar o Linux Ubuntu ou até escrever um para ele para gravar na memoria NAND.

Boa sorte em sua empreitada.

[]'s

Eu vou tentar fazer amizade com o pessoal do DCC (Ciência da Computação) e perguntar a opinião deles...

De qualquer forma, esse netbook tem apenas 4 GB de memória. Meu pendrive da Kingston tem 16 GB. Ou seja, meu pendrive possui mais memória que esse netbook. É mais fácil instalar o Kubuntu no pendrive e tentar acessar o Kubuntu ao ligar o netbook (tela de boot).
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, 13:09 por Super Tux »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2012, 13:09 »
De qualquer forma, esse netbook tem apenas 4 GB de memória. Meu pendrive da Kingston tem 16 GB. Ou seja, meu pendrive possui mais memória que esse netbook. É mais fácil instalar o Kubuntu no pendrive e tentar acessar o Kubuntu na tela de boot.

Ok, vá em frente e boa sorte.

[]'s

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2012, 17:32 »
Parece um ótimo equipamento e não foi caro.

Chegou em casa hoje. Muito bom!

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2012, 20:50 »
Pessoal... comprei o Netbook da Airis e não estou conseguindo acessar o sistema operacional. Acho que veio com defeito...

Alguém sabe como instalar essa versão do Linux? http://www.geteasypeasy.com 

Eu queria testar o Android, mas não está abrindo.


Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Netbook Airis...
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2012, 21:10 »
Caramba, parece o Ubuntu netbook edition 10.10...

Se esse Easypeasy for baseado nessa versão do Ubuntu, tá um tanto defasado. Pq não tenta instalar um Ubuntu atual? como o 12.04?

A instalação desse cara aí deve ser igual ao do Ubuntu, creio que é só passar ele para um pendrive com o Criador de Discos de inicialização presente no Ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2012, 21:33 »
Comprei o Airis... novo, mas está com algum problema. Acho que veio sem sistema operacional.

Dor de cabeça... espero que eu consiga arrumar.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2012, 22:28 »
Achei isso na internet:

" Começam a aparecer os novos Netbooks com o sistema operacional Android, para quem desconhece originalmente o Android foi concebido como um sistema para as cinco plataformas: Celular, Tablets, Netbooks, Notebooks e Desktops. Por enquanto, já conquistou 2 delas e agora é a vez da terceira. Aqui no Brasil a primeira oferta desse tip0 foi lançada pela Onofre Eletro e se trata de um Netbook Airis Kira N10021, com uma tela de 10″ e processador ARM11 iMAPx210 até 1.00 GHz. O sistema operacional é o Android versão 2.3 (Gingerbread). Preço final é de R$ 499,90 só que com a entrega programada a partir do dia 28 de junho.

Antes de qualquer coisa não imagine que ao adquirir uma máquina barata a primeira coisa a fazer será formatá-la e instalar um Windows, um pequeno detalhe é que essa máquina não vem com HD e sim com 512MB de RAM e 4GB NAND Flash, ou seja, imprópria para qualquer Sistema Operacional atual (a não ser obviamente para o Android).

Se você deseja ter um bom substituto para o peso de um Notebook (essa máquina pesa somente 0,90 Kg), não quer se aborrecer com a falta de teclado de um tablet (ou acha os aparelhos perto de 10″ caros demais – acima dos R$ 1.000,00) e precisa ter um computador para levar a faculdade ou para reuniões, pela configuração, essa é uma máquina ideal representando um bom custo/benefício. Agora não pense que terá o perfeito substituto para um desktop ou mesmo a praticidade de celular. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa. Sendo que a grande vantagem do Android é que você poderá contar com uma enorme base de aplicativos gratuitos ou mesmo criar os seus próprios aplicativos para atender as suas necessidades. "

Fonte: http://www.x25.com.br/blog/2012/06/26/netbooks-com-android/ 

O problema é que não está abrindo o sistema operacional. Não sei o que fazer.

Eu vou fazer uma tentativa de instalar um Linux na máquina.

Super Tux

  • Visitante
Re: Netbook Airis...
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2012, 22:34 »