Autor Tópico: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores  (Lida 3072 vezes)

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Online: 11 de Setembro de 2012, 17:55 »
Olá,

utilizo o Precise Pangolin 64 bits e sou um "hard user" das multiplas áreas de trabalho. Por isso, e tentando aumentar minha produtividade, adquiri um segundo monitor.
Possuo uma única placa de vídeo Geforce GTX 460 e conectei um dos monitores na porta DVI e o outro na porta VGA dessa placa. Fiz a configuração através do painel de configuração da NVIDIA (estou usando o nvidia-current) e me certifiquei de ativar o Xinerama.

Com isso consegui ter duas áreas de trabalho, uma em cada monitor, e consigo mover janelas de uma para a outra perfeitamente. Apesar disso, os atalhos do teclado para mudar de workspace já não funcionam mais. Sempre usei CTRL+ALT+Setas para mover pelas áreas de trabalho além de Special+S e Special+W para ver todas as janelas abertas e todas as áreas de trabalho; o único que continua funcionando é o Special+S mas agora com uma boa lentidão e com as animações esquisitas. Essa mesma lentidão parece ter alcançado a maioria dos elementos da interface gráfica. Tentei ditar o xorg.conf e ativar o composite mas quando faço isso perco um dos monitores.

Cheguei a considerar que o problema fosse gerado porque só uso uma placa de vídeo e que talvez ela não estivesse dando conta sozinha. Ainda acho que isso pode gerar um gargalo mas não creio que seria responsável pela bagunça que aconteceu com o Compiz. Me parece apenas algum problema no driver da NVIDIA.

Alguma ideia do que pode ter acontecido?

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2012, 18:18 »
hum me parece que sua placa nao esta aquetando sozinha se o seu pc tiver aquelas placas onboard e uma boa ideia voce ligar o segundo monitor a ela
ubuntu 12.04

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2012, 18:27 »
adiaswin, mas isso justificaria a lentidão na GUI, não os atalhos do Compiz terem ido pro saco.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2012, 19:08 »
talvez voce pode verificar as configuraçoes do compiz ?

e o driver da nvidia esta toltalmente atualizado ???

ah quase esqueçendo tente uma sessao 2d do unity
ubuntu 12.04

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2012, 20:34 »
Deve ser problema no driver da Nvidia que o Ubuntu está usando, utilizo dois monitores com resoluções diferentes numa Geforce GT 520, a única diferença é que está instalado o Sabayon, no Ubuntu 12.10 estou tendo problemas para ativar os gráficos, utilizo o nvidia-settings, mas sem o xinerama.

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2012, 16:35 »
Deve ser problema no driver da Nvidia que o Ubuntu está usando, utilizo dois monitores com resoluções diferentes numa Geforce GT 520, a única diferença é que está instalado o Sabayon, no Ubuntu 12.10 estou tendo problemas para ativar os gráficos, utilizo o nvidia-settings, mas sem o xinerama.

Também está usando o nvidia-current ou instalou a versão disponibilizada no site da Nvidia?

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Comportamento esquisito com o uso de dois monitores
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2012, 17:11 »
Deve ser problema no driver da Nvidia que o Ubuntu está usando, utilizo dois monitores com resoluções diferentes numa Geforce GT 520, a única diferença é que está instalado o Sabayon, no Ubuntu 12.10 estou tendo problemas para ativar os gráficos, utilizo o nvidia-settings, mas sem o xinerama.

Também está usando o nvidia-current ou instalou a versão disponibilizada no site da Nvidia?

No Ubuntu, só faltou a nvidia-current porque não consegui instalar, falta uma livraria que não está nos repositórios, mesmo tendo habilitado todos. No Sabayon estou utilizando os drivers fornecidos pela própria distribuição, sem problemas.