Autor Tópico: Net lenta no Ubuntu 12.04  (Lida 7209 vezes)

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2012, 07:27 »

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2012, 07:32 »
Achei muitos relatos na Internet sobre problemas de download com o seu drive iwl3945.
Em alguns resolveram instalando um tal de ndiswrapper que permite instalar e utilizar o driver do windows no Ubuntu. Mas não sei se funciona.

Segui esta dica e instalei o ndiswrapper, agora estou a usar uma driver para a minha placa de rede proveniente do windows xp.Melhorou a minha velocidade para a ordem dos 20mb.Se alguém que tenha a mesma placa (Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG) souber de uma driver melhor, agradeço...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 09:47 por Vascoubuntu »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2012, 12:07 »
Você simplesmente descarta a possibilidade de interferência das outras redes, não?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Bertolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2012, 22:58 »
O Zekkrj pode estar certo.
Você disse que no Windows vc baixa a 60 ou 70, não é? Como o windows consegue com uma conexão wireless de 54Mb? Tem certeza que não utiliza outra interface?

« Última modificação: 16 de Setembro de 2012, 23:09 por Bertolino »

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #19 Online: 17 de Setembro de 2012, 12:53 »
Você simplesmente descarta a possibilidade de interferência das outras redes, não?

Usei o wavemon(que encontrei referencia em outro tópico aqui)e consegui ver em que canais operam as várias redes e já mudei no router para um canal vazio(10).
Continuo na ordem dos 20mb.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #20 Online: 17 de Setembro de 2012, 14:11 »
Você sabe o que é "dispersão modal"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2012, 18:17 »
Você sabe o que é "dispersão modal"?

Não faço a mínima ideia...

Offline Bertolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2012, 22:24 »
Você sabe o que é "dispersão modal"?
Dispersão modal é o atraso provocado por diferente caminhos (modos) percorridos por ondas electromagnéticas.
Mas não é o caso, senão ocorreria no Windows também.
Mas ele não pode ter conseguido taxas maiores  que 54Mb no Windows com o seu wireless 11g. As taxas de 60 ou 70 só seriam possíveis com 11n ou com cabo.
Poderia confirmar?

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2012, 18:12 »
Você sabe o que é "dispersão modal"?
Dispersão modal é o atraso provocado por diferente caminhos (modos) percorridos por ondas electromagnéticas.
Mas não é o caso, senão ocorreria no Windows também.
Mas ele não pode ter conseguido taxas maiores  que 54Mb no Windows com o seu wireless 11g. As taxas de 60 ou 70 só seriam possíveis com 11n ou com cabo.
Poderia confirmar?

Bem, o router está a uma distância de 3 metros sem barreiras e emite em norma n.Ambos os computadores estão ligados por wireless.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2012, 18:36 »
São dois computadores diferentes, não? Isso não estava claro pra mim até agora; observe que um dos computadores tem um adaptador que é compatível com o padrão 802.11N.

Já o adaptador da máquina Ubuntu é apenas 802.11 A, B e G. Não é compatível com padrão N. Isso, por si só, já limita ele a no máximo 54Mbps.

Há ainda a questão da interferência de outras redes. Observe que a interferência das redes vizinhas ocorre não apenas no mesmo canal, mas também nos canais vizinhos (até 4 canais de distância). O canal 1 gera interferência até o canal 5. O canal 6 interfere desde o canal 2 até o canal 10. O canal 11 interfere em todos os canais a partir do canal 7.

O canal 10 que você passou a usar, então, sofre interferência  de todas as redes vizinhas que estejam usando desde o canal 6 até o canal 11.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Bertolino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #25 Online: 18 de Setembro de 2012, 19:13 »
São dois computadores diferentes, não? Isso não estava claro pra mim até agora; observe que um dos computadores tem um adaptador que é compatível com o padrão 802.11N.

Já o adaptador da máquina Ubuntu é apenas 802.11 A, B e G. Não é compatível com padrão N. Isso, por si só, já limita ele a no máximo 54Mbps.

Há ainda a questão da interferência de outras redes. Observe que a interferência das redes vizinhas ocorre não apenas no mesmo canal, mas também nos canais vizinhos (até 4 canais de distância). O canal 1 gera interferência até o canal 5. O canal 6 interfere desde o canal 2 até o canal 10. O canal 11 interfere em todos os canais a partir do canal 7.

O canal 10 que você passou a usar, então, sofre interferência  de todas as redes vizinhas que estejam usando desde o canal 6 até o canal 11.

Se a máquina Windows estiver configurada com 40Mhz de banda a interferência pode piorar, vide link http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_WLAN_channels.
Melhor configurar uma no canal 3 e a outra no 11.

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2012, 20:51 »
São dois computadores diferentes, não? Isso não estava claro pra mim até agora; observe que um dos computadores tem um adaptador que é compatível com o padrão 802.11N.

Já o adaptador da máquina Ubuntu é apenas 802.11 A, B e G. Não é compatível com padrão N. Isso, por si só, já limita ele a no máximo 54Mbps.

Há ainda a questão da interferência de outras redes. Observe que a interferência das redes vizinhas ocorre não apenas no mesmo canal, mas também nos canais vizinhos (até 4 canais de distância). O canal 1 gera interferência até o canal 5. O canal 6 interfere desde o canal 2 até o canal 10. O canal 11 interfere em todos os canais a partir do canal 7.

O canal 10 que você passou a usar, então, sofre interferência  de todas as redes vizinhas que estejam usando desde o canal 6 até o canal 11.

Sim, são dois computadores.Na seguinte lista a minha rede é a netforus.
Neste caso qual o melhor canal para escolher de modo a minimizar o problema?
Segundo a minha lógica poderá ser o 1, 6, 11, 12 ou o 13, pois todos eles têm 4 redes(canais ocupados) a interferir com eles, sendo que todos os outros têm mais do que 4.
MEO-59C147                     31%, -88 dBm, ch  1, 2412 MHz, WPA/WPA2  
│ThomsonCF3EED              37%, -84 dBm, ch  1, 2412 MHz, WPA/WPA2            
│Capb                             37%, -84 dBm, ch  1, 2412 MHz, WPA/WPA2                                
│XicoSaloio_3                   34%, -86 dBm, ch  2, 2417 MHz, WPA/WPA2                                  
│ZON-9D92                      34%, -86 dBm, ch  6, 2437 MHz                                                    
│amelas                          41%, -81 dBm, ch  6, 2437 MHz, WPA/WPA2                                      
│SAPO-ZL76491                33%, -87 dBm, ch  6, 2437 MHz, WPA                                          
netforus                        100%, -39 dBm, ch 10, 2457 MHz, WPA2                                  
│FON_ZON_FREE_INTERNET 60%, -68 dBm, ch 11, 2462 MHz                                                        
│ZON-F410                        61%, -67 dBm, ch 11, 2462 MHz, WPA/WPA2                                      
│FON_ZON_FREE_INTERNET 40%, -82 dBm, ch 13, 2472 MHz                                                  
│ZON-5110                       40%, -82 dBm, ch 13, 2472 MHz, WPA/WPA2   2  
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, 21:23 por Vascoubuntu »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #27 Online: 19 de Setembro de 2012, 11:27 »
Olha, eu acho que o ideal, hoje em dia, é usar os canais altos da rede 802.11N, fugindo assim de toda a interferência das redes 802.11 A, B e G.
Só que isso vai ter uma consequência direta: você não vai mais poder usar esse adaptador 802.11a/b/g, ele simplesmente não vai mais ver sua rede.

A melhor solução me parece ser então deixar o próprio roteador escolher o canal mais livre, usando a opção "auto", se ele tiver.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Vascoubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #28 Online: 19 de Setembro de 2012, 18:50 »
Olha, eu acho que o ideal, hoje em dia, é usar os canais altos da rede 802.11N, fugindo assim de toda a interferência das redes 802.11 A, B e G.
Só que isso vai ter uma consequência direta: você não vai mais poder usar esse adaptador 802.11a/b/g, ele simplesmente não vai mais ver sua rede.

A melhor solução me parece ser então deixar o próprio roteador escolher o canal mais livre, usando a opção "auto", se ele tiver.

Bem, o router estava predefinido como automático(canal) antes de mexer, pelo que é só por como estava antes.
Resumindo, mesmo assim não acho razão pausivel para tanta disformidade entre as velocidades entre um computador e o outro.
Estando eu a 3 metros do router, mesmo estando restringido a 54mb, não chego aos 12 em muitos casos e no máximo chego aos 20...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net lenta no Ubuntu 12.04
« Resposta #29 Online: 20 de Setembro de 2012, 10:26 »
Um é 802.11N, o outro é A/B/G, não é motivo suficiente?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D