Autor Tópico: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem  (Lida 8354 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Olá a todos!!!

Desde há um tempo, venho participando mais ativamente no fórum, e tenho percebido uma quantidade considerável de tópicos repetidos (não pelo mesmo autor, é claro). Eu não sei qual a dificuldade de procurar na busca do fórum ou no próprio google (só colocar as palavras chaves do problema seguido de ubuntuforum-br). E o pior é que esses tópicos são respondidos, e até eu me deparei com isso, depois de algum tempo vc acaba percebendo que existia outro tópico falando do mesmo problema, e por vezes com ele solucionado (sempre que vejo, posto o link no tópico, ao invés de responder).

Outro problema que constato com certa frequência são títulos que não condizem com o contexto da mensagem, por vezes com muitos erros gritantes de português. Fica tão fácil achar tópicos quando ele é bem redigido e explica de forma sucinta e clara o problema enfrentado. Ou até mesmo para ajudar, ao invés de eu ter que abrir o tópico para saber o que o individuo queria dizer, eu simplesmente leio o tópico, e se eu souber como ajudar, eu entro nele, se não, eu passo direto, nem perco tempo.

No final, a impressão que fica é que este fórum é um tanto bagunçado e sem uma ordem. Segue as Regras de Utilização do Fórum , que são bem claras:

Citar
Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

[...]

XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.

[...]

XVI - Com conteúdo duplicado.

Citar

Das violações de uso


11. Das ações que violem estas regras podem acarretar: trancamento do tópico, mudança de seção e exclusão. Aos usuários, dependendo da gravidade caberão advertências, banimento temporário e banimento total, sem prejuízo a ações na esfera judicial quando necessário.

Querem um exemplo? Sempre alguém aparece com dúvida referente a gravação do CD do Ubuntu. Tem tantos tópicos falando disso, mas com uns títulos que não se encaixam com o tema, tipo "Download do Ubuntu 12.04" ou "arquivo do ubuntu versão nova 12". Se existisse um tópico como "Gravação da imagem do Ubuntu" ou "Gravando o CD do Ubuntu", acho que a pessoa que tivesse a dúvida nem faria um tópico novo (se ela se desse o trabalho de procurar).

Bom, acho que tá faltando mais atenção de todo mundo que usa este fórum (não vou cobrar dos administradores, não tem como dar conta de tudo), tanto quem acabou de entrar, como quem já está aqui há um tempo e gosta de ajudar.

Bom, sou relativamente novo no fórum, desculpem-me (corrigido pelo colega linuser104  ;D) se estou sendo impertinente.

Edit: Esqueci desse tópico, que já trata um pouco do assunto: Iniciantes leiam isso antes de postar.
Mas este tópico que criei não é somente para os novatos, também é para os veteranos do fórum.

Edit 2: Tem muita gente precisando acessar o site da minha assinatura...  ;)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, 00:22 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2012, 23:07 »
Outro problema que constato com certa frequência são títulos que não condizem com o contexto da mensagem, por vezes com muitos erros gritantes de português.

Falar sobre isso é sempre uma questão muito delicada. É certo que todos nós devemos primar pela boa escrita e portanto fazer todo o esforço possível para exercitá-la de forma adequada, mas é muito delicado apontar o dedo para os outros. Isso me lembra uma música da cantora piti que diz mais ou menos assim: "...quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra..."

Tempos atrás tinha um colega aqui de fórum que implicava muito com erros de português, "internetês", etc. Um dia peguei ele dizendo a palavra "chiita" aí não me contive e mostrei a ele, que tanto reclamava, um erro seu também.

Vejo muitos erros de doer na alma, mas como sei que cometo muitos também, não me sinto "autoridade" para apontar os dos outros ou criticá-los, ainda mais num fórum informal. Agora é melhor praticar a boa escrita a partir daqui, por exemplo, para criar um hábito e assim usar na vida profissional de maneira eficiente, entretanto isso cabe à consciência de cada um. Acho que é questão de educação também a discrição e no máximo de maneira particular falar sobre os deslizes com a pessoa e isso se você tiver algum tipo de intimidade (amizade) com ela.

Quer um exemplo de deslize na escrita? Você aqui mesmo no seu texto:

Bom, sou relativamente novo no fórum, me desculpem se estou sendo impertinente.

Depois de vírgula se usa ênclise (desculpem-me) e não próclise (me desculpem) na escrita formal. Somente em verbos no futuro do indicativo, depois de vírgula é que se pode usar próclise, mas o correto neste caso do futuro seria a mesóclise, forma completamente desusada no Brasil. Fatores de próclise antes do verbo também fazem com que o pronome oblíquo possa vir antes do verbo. Não foi o caso.

Edit 2: Tem muita gente precisando acessar o site da minha assinatura...   ;)

Que tal começar por você?
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/colocacao-pronominal-casos-virgula.htm

PS: Não adianta procurar nos meus textos que já me denuncio logo e informo que eles têm inúmeros erros no quesito Português até mais graves que o seu aí, mas digo que estou sempre tentando melhorar. Nem sempre consigo. Ô língua difícil, parece mais um código secreto. Só não fico apontando os erros dos outros, exceto quando querem criticar alguém e esquecem os seus próprios erros. :P
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2012, 00:21 »

Quer um exemplo de deslize na escrita? Você aqui mesmo no seu texto:

Bom, sou relativamente novo no fórum, me desculpem se estou sendo impertinente.

Depois de vírgula se usa ênclise (desculpem-me) e não próclise (me desculpem) na escrita formal. Somente em verbos no futuro do indicativo, depois de vírgula é que se pode usar próclise, mas o correto neste caso do futuro seria a mesóclise, forma completamente desusada no Brasil. Fatores de próclise antes do verbo também fazem com que o pronome oblíquo possa vir antes do verbo. Não foi o caso.

Edit 2: Tem muita gente precisando acessar o site da minha assinatura...   ;)

Que tal começar por você?
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/colocacao-pronominal-casos-virgula.htm

PS: Não adianta procurar nos meus textos que já me denuncio logo e informo que eles têm inúmeros erros no quesito Português até mais graves que o seu aí, mas digo que estou sempre tentando melhorar. Nem sempre consigo. Ô língua difícil, parece mais um código secreto. Só não fico apontando os erros dos outros, exceto quando querem criticar alguém e esquecem os seus próprios erros. :P

Ops, essa eu não sabia, rsrs  :D. Nunca fui bom de português!!! Valeu pela dica!

Bom, mas a intenção desse tópico não é apontar na cara dos outros, pq essas coisas q comentei já aconteceram comigo (tanto em erros de português como ajudar a alimentar tópicos repetidos). É algo q tenho percebido no fórum, ele vai ficando cada vez mais bagunçado por conta destes problemas.

Estou tentando fazer um crítica construtiva disso tudo, se alguém se sentir ofendido pelas coisas que falei, por favor não se sinta.  :D

Edit: Agora que me lembrei, eu já cheguei a criar tópico repetido, my bad! Teria sido evitado com uma simples procura.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, 02:10 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:21 »
Grande problema do fórum é que ninguém procura nada sai digitando, maioria do povo respondia em letras com cores berrantes (sendo corrigido com a nova regra). Então cabe mais o bom senso.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2012, 16:33 »
Depois de vírgula se usa ênclise (desculpem-me) e não próclise (me desculpem) na escrita formal. Somente em verbos no futuro do indicativo, depois de vírgula é que se pode usar próclise, mas o correto neste caso do futuro seria a mesóclise, forma completamente desusada no Brasil. Fatores de próclise antes do verbo também fazem com que o pronome oblíquo possa vir antes do verbo. Não foi o caso.

Tenho certeza que estou no fórum de Língua Portuguesa... ??? :o

Está parecedo mais um dialeto marciano...

Lembrou-me da paródia Plurais Metafônicos... :D :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2012, 21:29 »
Depois de vírgula se usa ênclise (desculpem-me) e não próclise (me desculpem) na escrita formal. Somente em verbos no futuro do indicativo, depois de vírgula é que se pode usar próclise, mas o correto neste caso do futuro seria a mesóclise, forma completamente desusada no Brasil. Fatores de próclise antes do verbo também fazem com que o pronome oblíquo possa vir antes do verbo. Não foi o caso.

Tenho certeza que estou no fórum de Língua Portuguesa... ??? :o

Está parecedo mais um dialeto marciano...

Lembrou-me da paródia Plurais Metafônicos... :D :D

Olha aí, mesmo achando um dialeto (marciano) acertou quando disse Lembrou-me, pois em inicio de oração se usa ênclise obrigatoriamente, só podendo usar próclise, quando se está representando a fala de um personagem, já que oralmente é assim que costumamos falar (me lembrou). Agora chega desse papo que não sou professor de português e muito menos um entendido dessa matéria para ficar dando lições por aqui.;)

Já temos muitas regras e para não criar mais uma que num nível de neurose pode chegar a ficar com regras bem cabeludas no Português, já que a "mais na cara", erros bobos de ortografia ou acentuação é fácil de ver, mas as com um grau maior de sutileza....

Faço assim, para aqueles que não cometem equívocos ou deslizes e sim fazem questão de escrever bastante errado, apenas ignoro seus textos por aqui. Simples assim, mesma coisa faço com os que escrevem de forma carnavalesca, não precisaria de regras, e mais regras, e mais regras....

PS: ótimo vídeo, rachei de rir por aqui.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 21:37 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2012, 15:26 »
Realmente, ficar corrigindo os outros é desagradável, mas o Português é difícil mesmo, especialmente se levarmos em consideração a norma culta.
Também já foi discutido esse tema anteriormente, os novatos não sabem usar a pesquisa.

Ao linuser104, dar-te-ei os parabéns !
Usuário Linux- 449417

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Tópicos repetidos e títulos que não condizem com o contexto da mensagem
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2012, 15:28 »
[...]
Ao linuser104, dar-te-ei os parabéns !

 :D

+1
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz