Autor Tópico: ATI x Nvidia, qual escolher?  (Lida 3404 vezes)

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
ATI x Nvidia, qual escolher?
« Online: 06 de Setembro de 2012, 21:42 »
Estou querendo comprar um PC novo e estou em duvida entre escolher entre nvidia (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434797335-vga-msi-gtx-670-power-edition-oc-2gb-gddr5-pci-e-30-box-_JM) ou a ATI (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-244389504-placa-de-video-radeon-hd7970-xfx-3gb-384bits-gddr5-_JM) qual das fabricantes oferece o melhor suporte para linux?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2012, 22:09 »
eu iria de placa gráfica integrada da intel, num pc todo intel, mas entre essas duas: nvidia, mas é bom você pesquisar pelo suporte ao modelo escolhido.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2012, 22:12 »
Ficaria com Intel!!! rsrs

A Intel tem o melhor suporte de hardware para Linux, sem essa de ficar instalando drivers à lá Windows no Linux, como se faz com Nvidia e ATI.

Mas se é para escolher entre as duas, ficaria com a Nvidia, apesar do dedo do meio do Linus Torvalds. O 3D de placas ATI é trash (no Linux), tem q ficar adicionando driver proprietário no sistema, quando não adicionar repositório. E os drivers da ATI acho mto bugado (me deu dor de cabeça em um netbook, voltei para os drivers opensource disponíveis).

Edit: Este assunto já é tratado um pouco em Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Última modificação: 07 de Setembro de 2012, 12:37 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2012, 02:18 »
Atualmente, pelos depoimentos encontrados por comunidades linux e minha experiência com Nvidia, eu diria Nvidia.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2012, 17:51 »
Eu tenho ATI Radeon tanto no desktop quanto no notebook e não tenho problemas com nenhum.

Houve problemas na versão 11.04 e 11.10, mais depois que saiu a 12.04 acabou.

Recomendaria tanto uma quanto a outra.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2012, 18:14 »
nunca tive boas esperiencias com ati te recomendo nvidia
ubuntu 12.04

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2012, 20:22 »
Infelizmente no Linux você vai ter que pesquisar o suporte da placa de vídeo antes de comprar a mesma!

Hoje a Nvidia, nos seus modelos mais novos, tem sido uma bomba no Linux. Eu sempre tive ATI, mas como voltei a jogar comprei uma Nvidia GTX560 e me lasquei no Linux!

Suporte descente para este meu modelo de placa só a partir do seguinte conjunto:

Kernel 3.4.6
Xorg 1.12.3
Mesa 8

Ou seja, só distros lançadas do segundo semestre deste ano conseguem subir com essa placa e olhe lá!  O Suse 12.2 está 100% com essa placa. O Fedora 17 sobe mas trava do nada! O Ubuntu 12.04 e o Mint 13 nem sobem com essa placa!

Pesquisa bem antes de ter dor de cabeça como eu!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2012, 02:58 »
Infelizmente no Linux você vai ter que pesquisar o suporte da placa de vídeo antes de comprar a mesma!

Hoje a Nvidia, nos seus modelos mais novos, tem sido uma bomba no Linux. Eu sempre tive ATI, mas como voltei a jogar comprei uma Nvidia GTX560 e me lasquei no Linux!

Suporte descente para este meu modelo de placa só a partir do seguinte conjunto:

Kernel 3.4.6
Xorg 1.12.3
Mesa 8

Ou seja, só distros lançadas do segundo semestre deste ano conseguem subir com essa placa e olhe lá!  O Suse 12.2 está 100% com essa placa. O Fedora 17 sobe mas trava do nada! O Ubuntu 12.04 e o Mint 13 nem sobem com essa placa!

Pesquisa bem antes de ter dor de cabeça como eu!
Estou usando uma GTX560ti sem problemas no Kubuntu 12.04. Ela também funcionou normal no Arch e no Sabayon. Será que o problema é algo referente ao fabricante? O da minha é EVGA.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 03:17 por Falco90 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2012, 05:20 »

Estou usando uma GTX560ti sem problemas no Kubuntu 12.04. Ela também funcionou normal no Arch e no Sabayon. Será que o problema é algo referente ao fabricante? O da minha é EVGA.

Não sei te dizer se tem haver com o fabricante ou o conjunto do meu hardware, uma ASUS P8P67PRO + Core i7 2600k.
O fato é que tem muita gente com o mesmo problema que eu. Não sei também se a versão Ti muda tanta coisa entre elas a ponto de fazer esse modelo funcionar e o seu irmão menor não!

Só sei que é irritante e bastante frustrante esse tipo de coisa.
Que saudades das minhas ATis ....
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2012, 13:52 »
Também estou com essa mesma dúvida do Rockwave ...

Só que a minha é mais modesta (rsrsrs)...

Estou em dúvida em relação a essas placas abaixo:
EVGA GeForce GTS 450 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/evga-geforce-gts-450-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)
Sapphire Radeon HD 6670 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/sapphire-radeon-hd-6670-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)
Sapphire Radeon HD 6750 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/sapphire-radeon-hd-6750-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)

Todas tem características muito próximas e os preços também...

Sempre usei nvídia e nunca tive problemas quanto a drivers. Mas uma XFX 8600 GT queimou levando a placa mãe junto com ela. E agora um XFX 430GT queimou com um pouco mais de um ano de uso, sendo que nunca foi muito solicitada. Nesse período não joguei nada, nada mesmo! Ela esteve esse tempo todo subutilizada e queimou!
 
A minha dúvida é que só uso Ubuntu, e não posso comprar uma placa que posso ter problemas de drivers. E sempre ouvia o pessoal falar da ATI e seus problemas de drivers, mas o tempo passa e as coisas mudam. Gostaria de saber de quem possui essas placas, como está essa situação de drivers.

Agradeço a qualquer que possa nos ajudar!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 21:28 por Xin »
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2012, 11:26 »
Também estou com essa mesma dúvida do Rockwave ...

Só que a minha é mais modesta (rsrsrs)...

Estou em dúvida em relação a essas placas abaixo:
EVGA GeForce GTS 450 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/evga-geforce-gts-450-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)
Sapphire Radeon HD 6670 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/sapphire-radeon-hd-6670-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)
Sapphire Radeon HD 6750 1024 MBytes GDDR5 PCI Express (http://compare.buscape.com.br/sapphire-radeon-hd-6750-1024-mbytes-gddr5-pci-express.html)

Todas tem características muito próximas e os preços também...

Sempre usei nvídia e nunca tive problemas quanto a drivers. Mas uma XFX 8600 GT queimou levando a placa mãe junto com ela. E agora um XFX 430GT queimou com um pouco mais de um ano de uso, sendo que nunca foi muito solicitada. Nesse período não joguei nada, nada mesmo! Ela esteve esse tempo todo subutilizada e queimou!
 
A minha dúvida é que só uso Ubuntu, e não posso comprar uma placa que posso ter problemas de drivers. E sempre ouvia o pessoal falar da ATI e seus problemas de drivers, mas o tempo passa e as coisas mudam. Gostaria de saber de quem possui essas placas, como está essa situação de drivers.

Agradeço a qualquer que possa nos ajudar!

A sapphire é uma excelente fabricante tenho uma destas, Tente procurar benchmarks destes modelos citados na internet.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2012, 11:31 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2012, 20:59 »
Olá clockworklinux,

Então você usa ATI e não tem ou não teve nenhum problemas com drivers?
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2012, 21:10 »
Aqui no meu desktop tenho uma NVidia e no notebook uma ATI. O Ubuntu instalou os drivers normalmente, sem problemas.
Nunca usei uma placa intel...

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: ATI x Nvidia, qual escolher?
« Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2012, 22:24 »
Bom saber, eu já estava com uma quedinha pela ATI. Estão um pouco mais em conta que as nvídia com desempenho similar. Pelo menos as que eu olhei.

Agora é só achar os comandos da ATI para mudar a configuração do meu conky! rsrsrs

Vou procurar os benchmarks.
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”