Autor Tópico: IBM e Oracle apresentam chips RISC para servidores baseados em Unix  (Lida 962 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
IBM e Oracle apresentam chips RISC para servidores baseados em Unix
« Online: 05 de Setembro de 2012, 09:59 »
Companhias afirmam que estão trabalhando na inclusão de melhorias em suas tecnologias
James Niccolai, IDG News Service/San Francisco Bureau
03 de setembro de 2012 - 13h00


IBM e Oracle compartilharam mais detalhes sobre os novos chips RISC baseados em Unix que estão construindo em conjunto para seus clientes de servidores.

A IBM aponta que seu Power7+ possui oito núcleos e o lançamento da tecnologia está previsto para antes do final do ano. De acordo com a empresa, ele está sendo fabricado em um processo de 32 nanômetros, em comparação com os 45 nanômetros do Power7. O processo mais avançado permite transistores menores, o que significa que o chip da IBM poderia comportar novos recursos, mantendo aproximadamente o mesmo tamanho.

A IBM usou parte do espaço extra para expandir o nível de memória de cache Level 3 para 80 MB. A versão anterior, Power7, tem 32 MB. "Esse aumento de memória vai levar a um maior desempenho de crescimento para cargas de trabalho de scale-up", indica Scott Taylor, porta-voz da IBM.

O executivo também destacou o uso de um tipo de memória da IBM chamado embedded DRAM, que utiliza menos transistores em comparação com o SRAM. O Power7+ tem 2,1 bilhões de transistores, e poderia ter 5,4 bilhões se a IBM tivesse usado a tecnologia SRAM, disse Taylor. Por isso, o eDRAM dá à IBM o equivalente a um processo de fabricação mais avançada, de forma tão eficaz que pode inserir mais funções no chip, explicou.

As funções adicionais incluem tecnologia para acelerar a criptografia de dados e outras tarefas de segurança. E o chip recebe o que a IBM chama de um "verdadeiro" gerador de números aleatórios. Os números aleatórios são necessários para operações de segurança, e a fabricante diz que seu novo gerador de números pode frustrar os hackers que tentam prever qual será o próximo número.

Enquanto IBM e Oracle trabalham para otimizar seus chips para seus servidores, a Oracle também busca melhoria em seus processadores para software. A Oracle afirma que clientes vão obter o melhor desempenho se eles estiverem dispostos a contar com um sistema inteiro rodando Oracle e executar o banco de dados e aplicativos em hardware Oracle.

Segundo a Oracle, seu novo chip baseado em RISC, o T5, é um processador de 28 nanômetros. Quando a fabricante atualizou o T3 para o T4 reduziu pela metade a contagem de núcleos de 16 para oito a fim de melhorar o desempenho. O T5 voltou para 16 núcleos, cada um rodando até 3,6 GHz, em comparação com os 3GHz do T4.

Um dos objetivos da Oracle para o T5 era colocar as chips em até oito soquetes por servidor com uma escala perto de linear, detalhou Sebastian Turullols, porta-voz da Oracle.

A fabricante diz que os clientes que utilizarem o T5, em um sistema de oito soquetes, vão chegar perto do desempenho de oito processadores.

O T5 também adiciona vários recursos para acelerar o agrupamento, que é importante para as grandes máquinas que a Oracle decidiu focar, como o Sparc SuperCluster. O T5 inclui unidades de acelerador para criptografia de algoritmo "sem precedentes", apontou Turullols, bem como um gerador de número aleatório.

A Oracle não disse quando o T5 será lançado, porém não é esperado antes do final deste ano.

FONTE: ComputerWorld
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz