Autor Tópico: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?  (Lida 3769 vezes)

Zekk

  • Visitante
Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Online: 01 de Setembro de 2012, 04:10 »
Fiz download do Ubuntu 12.04 LTS 32bits e 64bits essa semana.
Gravei Ubuntu 32bits em CD e emprestei pra um amigo.

Queria testar o Ubuntu 64btis e saber se havia diferença.
Então tentei realizar o boot pelo HD externo (Portátil 500GB - Preto USB 2.0). Mas não consegui.
Bios - Boot: 1. CD/DVD; 2. USB device; 3.hd interno...
O hd externo estava formatado. Então montei o CD Ubuntu AMD64.iso, copiei todos os arquivos e colei no diretório raiz do hd externo;
Reiniciei o notebook (Core i5 M450 @2.40GHZ 6GB RAM. SO 64Bits) e aparece algo assim: Erro reader Ctrl+Alt+Del para reiniciar
Tentei também pelo pen drive, mesmo assim a mensagem de erro aparece.
OBS.: Não gravei Ubuntu em CD ou DVD pq acabaram.

Só é possível boot pelo CD-Rom e CD-DVD??
vlw.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 12:17 por Zekk »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2012, 09:15 »
Dá pra usar um pendrive ou hd externo. As imagens do 11.10 e 12.04 são hibridas, então copiar e colar deve funcionar se o estado for preservado (normalmente fazem com o dd). Pra simplificar, use o unetbootin ou o gerador que vem por padrão.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2012, 09:18 por irtigor »

Zekk

  • Visitante
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2012, 15:03 »
Anotei a mensagem que aparece: "A disk read error has occurred press Ctrl+Alt+Del to restart".

irtigor, não tive sucesso. Instalei o Unetbootin 7.10, mas não deu certo.


Se for prudente quero deixar um pouco da minha história e meu depoimento:
Em 2010, ganhei um CD Ubuntu 9.04. Desde então venho acompanhando o desenvolvimento do Ubuntu gradativamente, atrás de notícias e artigos (br-linux, planeta.ubuntu, linuxdescomplicado, ubuntubrsc, vivaolinux, etc.). Há duas semanas fiquei estressado com o win7, mas preciso desse bicho de 7 cabeças por enquanto!! Durante toda essa semana à tarde eu estava lendo artigos e tirando algumas dúvidas minhas sobre S.O. livre. Então gravei, o Ubuntu 12.04 32bits em cd e fiz o teste. Achei agradável e muito melhor que versões anteriores. Meu sistema é 64bits, queria testar primeiro e depois fazer instalação dual boot: Ubuntu e o ...!
Bom, no trabalho é sempre bom ferramentas portáteis para socorro, tipo: BartPE builder, Hirens boot 15 e Ubuntu, porque o microcomputador pára quando mais precisa. E quando não é o estável S.O. ou problema no hd interno, você descobre que foi erro da placa mãe - mensagem "erro KERNEL" com cd boot do Ubuntu.
vlw

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2012, 18:37 »
Usou uma imagem .iso devidamente testada? A gravação tá ocorrendo, mas não corretamente.

Zekk

  • Visitante
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2012, 16:43 »
Zekk... já faz algum tempo que eu só uso o Ubuntu.

Já usei o Fedora... é bom também. O Kubuntu é bom. O OpenSUSE é bom. O FreeBSD é bom. O Debian é bom. Qualquer sistema operacional é bom.

Só uma dica: Os empregados do Google usam o Ubuntu no trabalho. Por que será?

Vi essa notícia!! Goobuntu: http://www.ubuntubrsc.com/google-revela-detalhes-sobre-goobuntu-seu-ubuntu-customizado.html

Tudo é possível com Linux. Eu realmente prefiro.

Leia meu manual: https://sites.google.com/site/guiapraticolinux/   

Valeu pelo guia prático. Achei no forum esse link: http://orgulhogeek.net/2012/04/26/lancamento-ubuntu-guia-do-iniciante-2-0/
Esse guia tem quase 200 páginas.

Estou fazendo um TCC para o ITA... e o primeiro problema: Eu preciso usar um software da Adobe para criar um arquivo PDF nos padrões do ITA. Difícil...

Não gosto do Windows. É dispensável. Para a maioria dos usuários, é 100% dispensável.

Infelizmente, para algumas coisas, só mesmo no Windows. Programas de computador em Excel VBA... só no Windows. Paint.NET... só no Windows. Etc.

É como a propaganda da MasterCard: "Algumas coisas o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Microsoft".

Boa sorte no TCC!!
Dinheiro é apenas consequência do trabalho. E o window$ dá dando trabalho! #ironia. "Filho pago, trabalho dobrado"*** #demagogia
hauhauahauhauha.
*** do ditado popular: filho criado, trabalho dobrado.

Zekk

  • Visitante
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2012, 23:27 »
Usou uma imagem .iso devidamente testada? A gravação tá ocorrendo, mas não corretamente.

irtigor, consegui um CD e gravei o ubuntu-12.04-desktop-amd64 na mínima velocidade (10x ou 16x). Fui usar LiveCD, escolhi o pt-br. Depois cliquei no firefox mas, por incrível que pareça, tudo travou. Esperei... então reiniciei, finalmente LiveCD operante.
Na hora que sistema travou, eu cliquei no Firefox e Configurações do Sistema quase juntos e, também, diminuí o brilho da tela (tava no máximo -.-), aí o sistema travou.

Outra... achei estranho porque nem tudo estava em português. o0
ShotScreen: http://imageshack.us/photo/my-images/580/screenshotfrom201209022.png/

Offline MaRCx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Separe PRIORY, essencial e descartável. Poizé UAI!
    • Ver perfil
Re: Experimentar Ubuntu pelo HD externo?
« Resposta #6 Online: 04 de Setembro de 2012, 23:39 »
Usou uma imagem .iso devidamente testada? A gravação tá ocorrendo, mas não corretamente.

irtigor, qual ubuntu 12.04 vc usa? 32 ou 64 bits?
Notebook: Inspiron 15 Intel Core i5-450M, 6GB DDR3-1333MHZ, 500GB 5400rpm.
Lei anti-Murphy: Se alguma coisa pode dar certo resultará melhor que o esperado em momento inesperado. EUREKA!!