Autor Tópico: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...? [Resolvido]  (Lida 2532 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Há aproximadamente 3 dias venho verificando esse tipo de erro quando vou atualizar meu sistema, ou mesmo que ele "tentou" atualizar.

Não foi possível inicializar as informações do pacote
Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.
Por favor relate este erro do pacote 'update-manager' e inclua a seguinte mensagem de erro:
'E:Encountered a section with no Package: header, E:Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_i18n_Translation-pt%5fPT, E:As listas de pacotes ou os arquivos de estado não puderam ser analisados ou abertos.'

O que é isso? Há algum erro na minha SourceList? Como resolver?


Valeu.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2012, 08:45 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2012, 11:34 »
Tinha uma dica aqui no fórum sobre como resolver esses erros com os caches locais... algo sobre remover os arquivos em /var/lib/apt/lists.
Mas não tente fazer antes de encontrar os comandos exatos, senão vc pode piorar o que já está ruim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2012, 12:06 »
Há algum erro na minha SourceList? Como resolver?

Ola

Sim, é um erro em suas sources.

Entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo nautilusCuidado, voce ira acessar o gerenciador de arquivos como root, qualquer erro e seu sistema pode ficar inoperante!

Com o nautilus aberto navegue até a pasta:

/var/lib/apt/lists

Remova o arquivo =>dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_i18n_Translation-ptPT

feche o nautilus e ainda em terminal digite
Código: [Selecionar]
sudo apt-get updatepara atualizar os repositórios

[]'s

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...? [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2012, 13:14 »
Mais uma vez muito obrigado pela celeridade para solucionar um determinado problema. Só uma dúvida: "Tota sua dica foi 100% resolveu tudo aqui, porém, se estava tudo "normal" aqui no meu sistema, então por que esse erro apareceu"?


Muito obrigado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2012, 13:20 »
Como tudo o que é "importado" pela rede está sujeito a corrupção de dados.

Com voce aconteceu.

'E:Encountered a section with no Package: header, E:Problem with MergeList /var/lib/apt/lists/dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_i18n_Translation-pt%5fPT

"Foi encontrada uma sessão sem cabeçalhos no arquivo dl.google.com_linux_chrome_deb_dists_stable_main_i18n_Translation-pt%5fPT

Por algum motivo, o "header" do repositório foi removido, ou porque foi editado por alguém, ou pelo processo de reescrita no hd, ou por corrupção ao baixar um novo header.

O repo é do google chrome mais especificamente o pacote de linguagem Português. Se voce tem o chrome, refaça o repositorio no grenciador de atualizações => aba => configurações.

Se não tem, não irá fazer falta.

[]'s

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2012, 13:47 »
ok... Valeu e tudo de bom.

Offline VanessaBS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2012, 17:47 »
Olá! tive o mesmo problema, mas foi na instalação do mendeley... e agora a Central de Programas não abre!
Estou tentando resolver de todas as formas e não to conseguindo! Não tenho muito entendimento sobre os comandos do linux...
seguindo a sugestão: "sudo nautilus" e ...

vanessa@vanessa:~$ sudo nautilus
Initializing nautilus-dropbox 0.7.1
Initializing nautilus-gdu extension
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório não encontrado
Please ask your system administrator to enable user sharing.


(nautilus:3859): GLib-GIO-WARNING **: Missing callback called fullpath = /root/.config/user-dirs.dirs

Shutting down nautilus-gdu extension

fiquei com receio de tentar algo, devido ao alerta "qualquer erro e seu sistema pode ficar inoperante!"


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Não foi possível inicializar as informações do pacote"...?
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2012, 06:48 »
fiquei com receio de tentar algo, devido ao alerta "qualquer erro e seu sistema pode ficar inoperante!"

Ola

Esta mensagem é apenas um alerta informando que voce não tem o pacote samba completamente instalado / configurado

Ignore o alerta

[]'s