Em uma mensagem para a lista de discussão do GNOME, o desenvolvedor do Ubuntu Jeremy Bicha começou uma discussão sobre o nome de uma variação do Ubuntu que usará o GNOME como sua área de trabalho padrão. A necessidade de uma nova derivação GNOME do Ubuntu foi discutida pela primeira vez em maio por diversos desenvolvedores durante a Ubuntu Developer Summit (UDS) na Califórina, nela o grupo percebeu que as tradicionais convenções de nomenclatura para as diferentes variedades do Ubuntu poderia causar alguma confusão. Apesar desse tópico ter sido discutido durante a UDS, o esforço não receberá suporte da Canonical.
Simplesmente nomeá-lo "Gubuntu", por exemplo, poderia causar confusão com a distribuição Goobuntu, que é usado internamente no Google. Por conta disso, a equipe propôs o nome "GNObuntu". Bicha afirmou que querem deixar que a comunidade discuta o nome sugerido para evitar quaisquer problemas ou conflitos que poderiam forçar o projeto a renomear a distribuição no futuro. Contudo, Bicha não deu indicação de quando uma versão do Ubuntu com o GNOME "relativamente puro" será lançada.
Enquanto isso, o projeto GNOME está celebrando seu 15º aniversário e criou o site Happy Birthday GNOME que faz uma retrospectiva do desenvolvimento do projeto. O site também inclui uma imagem de disco OVA, que os usuários podem baixar e experimentar uma das primeiras versões do GNOME, o GNOME 1.4, em uma máquina virtual para ver como o ambiente de trabalho evoluiu.
FONTE: Linux Magazine OnLine