Autor Tópico: Não consigo instalar um programa (Alice)  (Lida 7181 vezes)

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Não consigo instalar um programa (Alice)
« Online: 24 de Junho de 2008, 11:59 »
Aloha pessoas!
Eu venho aqui com mais uma duvida, mas antes de posta-la quero agradecer a todos pela ajuda que tenho recebido no forum.

euEu quero para de usar o windows de uma vez, por isso to instalando alguns programs aqui no ubuntu 8.04, programas que uso para estudos na facu, um deles é o ALICE que baixei do site http://www.alice.org

Lá no site tem uma versão para linux, baixei ela e salvei na area de trabalho está com o nome de Alice-2.0.0.tar.gz

Bom lá no site tem dicas de como instalar, mas como sou novato no mundo linux ñ consegui interpleta o que tenho que fazer direito, esta escrito assim.

Linux-apenas instruções (Thanks, Charles!):

(...)

Faça o download do arquivo Alice-2.0.0.tar.gz.
Abra um terminal para o diretório onde é feito o download do arquivo.
 Execute o comando: tar xvfz Alice-2.0.0.tar.gz então execute: cd Alice / Obrigatório então executar:. / Run-alice


Alguem pode me dizer o que tenho que fazer, ñ entendi essa parte

Abra um terminal para o diretório onde é feito o download do arquivo.
 Execute o comando: tar xvfz Alice-2.0.0.tar.gz então execute: cd Alice / Obrigatório então executar:. / Run-alice


Obrigado pessoas.
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 23:02 por Rudy »

Offline SuperFab

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: o que diz aqui?
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2008, 12:48 »
Abra o terminal e entre no local onde esta o arquivo... Que como voce disse é a area de trabalho...

Ai você digita dir para ver os arquivos daquela pasta e confirme se o arquivo Alice-2.0.0.tar.gz esta la mesmo.

Se ele estiver la voce digita tar xvfz Alice-2.0.0.tar.gz no terminal.

Ai ele vai extrair e criar uma pasta: Alice

Para entrar na pasta voce digita cd alice

Quando voce estiver dentro da pasta você digita ./Run-alice

Acho que ai o programa ja vai abrir...
 
« Última modificação: 24 de Junho de 2008, 13:55 por SuperFab »
Onde cresce o perigo, nasce também o que salva.

Offline Librarian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Y ddraig Goch ddyry cychwyn
    • Ver perfil
    • Ubuntex
Re: o que diz aqui?
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2008, 12:52 »
Seu tópico deveria ter um título mais informativo.

1. Clique em Aplicações | Acessórios | Consola. Isto vai abrir uma janela do terminal.

2. Navegue para a pasta onde você salvou o .tar.gz usando o comando cd Você pode usar a tecla Tab do seu teclado para auto-completar um caminho de diretório, digitando uma parte da pasta e depois usando Tab. Por exemplo, se você tiver salvo na área de trabalho, digite cd Área e depois tecle Tab para que o caminho seja preenchido.

3. Descompacte com tar xzvf nome-do-arquivo lembrando-se de usar Tab para auto-completar (acredite, isto é uma mão na roda).

4. Depois do arquivo ter sido descompactado, entre na pasta criada com cd nome-da-pasta, completado com Tab. Por exemplo, já que você está instalando o Alice, digite cd Alice e aperte Tab para completar o nome da pasta (lembrando que o Linux diferencia maiúsculas de minúsculas).

5. Dentro da pasta, execute a instalação com ./Run-alice.
João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
Linux User  #442101  * Ubuntu User #20728

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: o que diz aqui?
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2008, 14:03 »
Seu tópico deveria ter um título mais informativo.

1. Clique em Aplicações | Acessórios | Consola. Isto vai abrir uma janela do terminal.

2. Navegue para a pasta onde você salvou o .tar.gz usando o comando cd Você pode usar a tecla Tab do seu teclado para auto-completar um caminho de diretório, digitando uma parte da pasta e depois usando Tab. Por exemplo, se você tiver salvo na área de trabalho, digite cd Área e depois tecle Tab para que o caminho seja preenchido.

3. Descompacte com tar xzvf nome-do-arquivo lembrando-se de usar Tab para auto-completar (acredite, isto é uma mão na roda).

4. Depois do arquivo ter sido descompactado, entre na pasta criada com cd nome-da-pasta, completado com Tab. Por exemplo, já que você está instalando o Alice, digite cd Alice e aperte Tab para completar o nome da pasta (lembrando que o Linux diferencia maiúsculas de minúsculas).

5. Dentro da pasta, execute a instalação com ./Run-alice.

Pessoa eu segui passo-a-passo o que vc escrevei ai, mas quando vou executar o "run-alice" aparece diretorio inexistente assim

rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho$ cd Alice/
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice$ /Run-alice
bash: /Run-alice: Arquivo ou diretório inexistente
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice$ cd Required
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice/Required$ cd run-alice
bash: cd: run-alice: Não é um diretório
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice/Required$ cd run.alice
bash: cd: run.alice: Arquivo ou diretório inexistente
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice/Required$ /run-alice
bash: /run-alice: Arquivo ou diretório inexistente
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice/Required$ cd run-alice
bash: cd: run-alice: Não é um diretório
rudy@rudy-desktop:~/Área de Trabalho/Alice/Required$


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: o que diz aqui?
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2008, 15:18 »
Rudy,

Por favor altere seu título para dar uma idéia melhor do seu problema.

Você está esquecendo do ponto em ./Run-alice

Digite ls para ver o conteúdo da pasta.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: o que diz aqui?
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2008, 22:13 »
Salve!
Só um detalhe , eu acho que é ./run-alice (com r minúsculo mesmo) :P
Outra maneira é você clicar em cima do arquivo run-alice 
Aí você escolhe :
"Executar em Terminal" ou simplemente "Executar"

Obs: só não esqueça de alterar o título do tópico (o que diz aqui?;) porque se alguem tiver a mesma dúvida  e usar a pesquisa , provavelmente não encontrará o seu tópico .

abraços

 

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: o que diz aqui?
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2008, 23:18 »
Rudy,

Por favor altere seu título para dar uma idéia melhor do seu problema.

Você está esquecendo do ponto em ./Run-alice

Digite ls para ver o conteúdo da pasta.


Já mudei o titulo do topico, e estava faltando mesmo o ponto, corrigido o erro eu executei o run-alice, ele começa a instalar, mas para em cert ponto e ñ acontece mais nada, eu tbm tentei do jeito que o K7br disse, cliquei em run-alice e em seguida selecinei "Executar no terminal" e aconteceu a mesma coisa inicia a instalação e para no mesmo ponto, olhem as linha do terminhal onde começa e onde para sem acontecer mais nada.

rudy@rudy-desktop:~/Alice/Required$ ./run-alice
attempting to register mp3 capability...
Registered succesfully
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/gnu/getopt-1.0.7.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/jython-2.1/jython.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/lib/alice.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/jogl/lib/jogl.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/xerces-2_6_2/resolver.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/vecmath/lib/ext/vecmath.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/xerces-2_6_2/xercesImpl.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/xerces-2_6_2/xml-apis.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/xerces-2_6_2/xmlParserAPIs.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/JMF-2.1.1e/lib/customizer.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/JMF-2.1.1e/lib/jmf.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/JMF-2.1.1e/lib/mediaplayer.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/JMF-2.1.1e/lib/multiplayer.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/home/rudy/Alice/Required/mp3/lib/ext/mp3plugin.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/resources.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/rt.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/jsse.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/jce.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/charsets.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/sunpkcs11.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/localedata.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/sunjce_provider.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/gnome-java-bridge.jar'
*sys-package-mgr*: processing new jar, '/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/lib/ext/dnsns.jar'
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException
   at javax.swing.plaf.basic.BasicTreeUI.getLeadSelectionPath(BasicTreeUI.java:2415)
   at javax.swing.plaf.basic.BasicTreeUI.updateLeadRow(BasicTreeUI.java:2419)
   at javax.swing.plaf.basic.BasicTreeUI.access$1100(BasicTreeUI.java:62)
   at javax.swing.plaf.basic.BasicTreeUI$Handler.treeStructureChanged(BasicTreeUI.java:3868)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.util.TreeModelSupport$4.run(TreeModelSupport.java:91)
   at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(InvocationEvent.java:226)
   at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:602)
   at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:275)
   at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:200)
   at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:190)
   at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:185)
   at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:177)
   at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:138)
java.lang.UnsatisfiedLinkError: /home/rudy/Alice/Required/jogl/lib/linux-i586/libjogl_drihack.so: /home/rudy/Alice/Required/jogl/lib/linux-i586/libjogl_drihack.so: wrong ELF class: ELFCLASS32 (Possible cause: architecture word width mismatch)
   at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1767)
   at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1692)
   at java.lang.Runtime.loadLibrary0(Runtime.java:840)
   at java.lang.System.loadLibrary(System.java:1047)
   at com.sun.opengl.impl.NativeLibLoader$DefaultAction.loadLibrary(NativeLibLoader.java:78)
   at com.sun.opengl.impl.NativeLibLoader.loadLibrary(NativeLibLoader.java:101)
   at com.sun.opengl.impl.NativeLibLoader.access$100(NativeLibLoader.java:47)
   at com.sun.opengl.impl.NativeLibLoader$3.run(NativeLibLoader.java:141)
   at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
   at com.sun.opengl.impl.NativeLibLoader.loadDRIHack(NativeLibLoader.java:139)
   at com.sun.opengl.impl.x11.DRIHack.begin(DRIHack.java:105)
   at com.sun.opengl.impl.x11.X11GLDrawableFactory.<clinit>(X11GLDrawableFactory.java:66)
   at java.lang.Class.forName0(Native Method)
   at java.lang.Class.forName(Class.java:186)
   at javax.media.opengl.GLDrawableFactory.getFactory(GLDrawableFactory.java:111)
   at javax.media.opengl.GLCanvas.<init>(GLCanvas.java:113)
   at javax.media.opengl.GLCanvas.<init>(GLCanvas.java:82)
   at javax.media.opengl.GLCanvas.<init>(GLCanvas.java:75)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.scenegraph.renderer.joglrenderer.OnscreenRenderTarget.getAWTComponent(OnscreenRenderTarget.java:57)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.util.RenderTargetPickManipulator.setRenderTarget(RenderTargetPickManipulator.java:74)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.util.RenderTargetPickManipulator.<init>(RenderTargetPickManipulator.java:45)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.util.RenderTargetMultiManipulator.<init>(RenderTargetMultiManipulator.java:33)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.editors.sceneeditor.CameraViewPanel.renderInit(CameraViewPanel.java:867)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.editors.sceneeditor.SceneEditor.setAuthoringTool(SceneEditor.java:215)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.JAliceFrame.guiInit(JAliceFrame.java:157)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.JAliceFrame.<init>(JAliceFrame.java:71)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.AuthoringTool.mainInit(AuthoringTool.java:456)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.AuthoringTool.<init>(AuthoringTool.java:408)
   at edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.JAlice.main(JAlice.java:131)


por que sera que ñ contnia a instalação.

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2008, 23:46 »
Ruby , no meu caso abriu normal (só para teste)
No meu caso instalei todos os codec do tutorial do sylvester, que contem também o sun-java ,entre outros .

Só um equívoco :
Ele não instala .Roda a partir do executável run-alice

Abraços

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2008, 00:54 »
Ruby , no meu caso abriu normal (só para teste)
No meu caso instalei todos os codec do tutorial do sylvester, que contem também o sun-java ,entre outros .

Só um equívoco :
Ele não instala .Roda a partir do executável run-alice

Abraços

Cara eu dei uma olhada nos codec e atualizei o java, mas mesmo assim quando tento rodar o run-alice, acontece o mesmo erro que estava acontecendo anteriormente.

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2008, 21:00 »
Bem...também tenho instalado o driver da minha placa de vídeo ,talvez falte isso na sua .   

Boa sorte! ;)

Offline Rudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2008, 22:43 »
Bem...também tenho instalado o driver da minha placa de vídeo ,talvez falte isso na sua .   

Boa sorte! ;)

Aqui tbm o drive da placa de video esta instalado e o video tah normal.

Offline Librarian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Y ddraig Goch ddyry cychwyn
    • Ver perfil
    • Ubuntex
Re: o que diz aqui?
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2008, 23:04 »
Rudy,

Por favor altere seu título para dar uma idéia melhor do seu problema.

Você está esquecendo do ponto em ./Run-alice

Digite ls para ver o conteúdo da pasta.


(...) estava faltando mesmo o ponto, (...)

Rudy, desculpe pelo erro. Escrevi baseado em sua mensagem, logo coloquei ./Run-alice porque foi o que li.
João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
Linux User  #442101  * Ubuntu User #20728

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2008, 01:37 »
Hunm....está estranho..
Rudy , infelizmente vou ficar devendo  :'( , agora.. vamos esperar mais dicas da comunidade.

Librarian , o importante é participar  ;)


Abraços

Offline ProgDan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar um programa (Alice)
« Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2012, 22:18 »
Olá pessoal,

Ao analisar o script de inicialização do software Alice (run-alice), identifiquei que ele tenta usar o JRE que ele distribui embutido em seu pacote. Por algum motivo, esta versão não está funcionando no Ubuntu Linux.

Para funcionar, eu instalei normalmente o Java diretamente do site da Oracle (JDK 7). Um bom tutorial de instalação e configuração do Java no Ubuntu está disponível - http://www.wikihow.com/Install-Oracle-Java-on-Ubuntu-Linux.

E, depois, eu alterei o arquivo de inicialização do software Alice para utilizar o Java instalado no sistema, e não o que é distribuído.

O arquivo run-alice está com o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
./jre/bin/java -classpath ./lib/alice.jar:./externalLib/customizer.jar:./externalLib/getopt-1.0.7.jar:./externalLib/javazoom.jar:./externalLib/jmf.jar:./externalLib/jogl.jar:./externalLib/jython.jar:./externalLib/mediaplayer.jar:./externalLib/mp3plugin.jar:./externalLib/multiplayer.jar:./externalLib/resolver.jar:./externalLib/vecmath.jar:./externalLib/xercesImpl.jar:./externalLib/xml-apis.jar:./externalLib/xmlParserAPIs.jar -Dpython.home=./jython-2.1 -Djava.library.path=./lib/linux-i586 -Xmx512m edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.JAlice

Após a minha alteração, ficou da seguinte forma:

Código: [Selecionar]
java -classpath ./lib/alice.jar:./externalLib/customizer.jar:./externalLib/getopt-1.0.7.jar:./externalLib/javazoom.jar:./externalLib/jmf.jar:./externalLib/jogl.jar:./externalLib/jython.jar:./externalLib/mediaplayer.jar:./externalLib/mp3plugin.jar:./externalLib/multiplayer.jar:./externalLib/resolver.jar:./externalLib/vecmath.jar:./externalLib/xercesImpl.jar:./externalLib/xml-apis.jar:./externalLib/xmlParserAPIs.jar -Dpython.home=./jython-2.1 -Djava.library.path=./lib/linux-i586 -Xmx512m edu.cmu.cs.stage3.alice.authoringtool.JAlice

Pronto. Tudo funcionou perfeitamente!