Bugs no Ubuntu 12.04 - Precise Pangolin

Iniciado por Sergio Benjamim, 17 de Agosto de 2012, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Citação de: cygnusx-1 online 07 de Setembro de 2012, 20:57
Citação de: Sergio Benjamim online 07 de Setembro de 2012, 20:44
Citação de: cygnusx-1 online 07 de Setembro de 2012, 20:38
Citação de: Sergio Benjamim online 17 de Agosto de 2012, 14:39
- Alt+(botão que fica acima do tab), que alterna entre uma janela e outra do mesmo aplicativo (duas janelas do Firefox, por exemplo), não está funcionando da forma esperada (veja o vídeo! difícil explicar, rsrs);

Com o gnome-shell esse atalho também não funciona. Ele alterna de área de trabalho ao invés de alternar entre as janelas de um mesmo programa, kkkkkkk.

Mas ocorre do mesmo jeito que aparece no vídeo?

Não, o atalho só não funciona pra alternar entre as janelas de um mesmo programa.

cygnusx-1, não entendi direito o seu problema. Teste o alt+(botão acima do tab, no meu teclado: ' ), e funcionou a contento. Abri duas janelas do firefox, e alternou perfeitamente. Abri um outro programa, e o alt+tab também está funcionando.

***

Acabei me confundindo com o bug do Libre, pus o link de um bug antigo tido como corrigido, a intenção era colocar um bug mais recente. Já está trocado lá em cima, dêem uma olhada.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

cygnusx-1

Citação de: Sergio Benjamim online 10 de Setembro de 2012, 00:44
cygnusx-1, não entendi direito o seu problema. Teste o alt+(botão acima do tab, no meu teclado: ' ), e funcionou a contento. Abri duas janelas do firefox, e alternou perfeitamente. Abri um outro programa, e o alt+tab também está funcionando.
Acho q o problema era só comigo, pois criei um tópico sobre ele no fórum gringo do ubuntu mas ngm confirmou que ele existia. Nâo faz mal, eu já troquei pelo beta 1 da versão 12.10 por causa de outros problemas. Obrigado pela atenção.

Sergio Benjamim

Estou tendo um problema com o Alacarte no Ubuntu 12.04. Quando tento deletar certos itens, ele não deleta. Alguém podia confirmar isso? Me parece que os itens de programas instalados normalmente pelos repositórios oficiais não tem esse problema. Mas se for um programa instalado por scripts (preciso confirmar isso) ou programas do Wine (esse é certeza) não dá para deletar pelo Alacarte. É preciso ir em seu_diretório/.local/share/applications/ e procurar o item para deletar (se for do wine entrar na pasta do wine, dentro desse diretório).
Esse problema vem ocorrendo há quase 4 anos! Encontrei algo na Launchpad: Cannot delete some items e Alacarte should avoid retaining unneeded files in ~/.local/share/applications.

Outra coisa esquisita q notei no Alacarte, é que é necessário excluir um item para que ele não apareça mais no dash do Unity, tirar a seleção dele não é suficiente. Por exemplo: vc não usa o XTerm, e quer tirar do dash do Unity, abra o Alacarte e procure por ele em Aplicativos -> Ferramentas do sistema. Tire a seleção dele, e veja se aparece no dash do Unity. O XTerm continuará lá. Agora delete o item do XTerm, vá no dash e digite xterm, não vai aparecer nada (é necessário esperar um pouco para o Unity atualizar).
Desse não achei nada ainda, quando tiver um tempo vejo mais a fundo isso.

Acho o Alacarte tão prático, principalmente para editar os aplicativos no Dash do Unity.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

cygnusx-1

Eu usava o gnome-shell e com ele o alacarte tinha um monte de problema também.
algumas categorias no lado direito do GS não estavam disponíveis no alacarte para serem desativadas, alguns programas também não apareciam para terem o ícone desativado. Alguns programas q eu desativava continuavam sendo exibidos, hehe.
Resumindo: uma tremenda porcaria.

Mas no beta da versão 12.10 pelo menos essas coisas não acontecem mais.
Com o unity eu não sei como está.

haereticus

O bug mais chato é com os notebook's da samsung.

Nenhum deles salva o brilho, você configura ele e quando reinicia ou desliga ele volta com brilho no máximo é um saco.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Sergio Benjamim

Citação de: clockworklinux online 17 de Setembro de 2012, 10:59
O bug mais chato é com os notebook's da samsung.

Nenhum deles salva o brilho, você configura ele e quando reinicia ou desliga ele volta com brilho no máximo é um saco.

Vi pelo fórum que o pessoal tem muito problema com esses notes da Samsung mesmo. Aqueles drivers lá do outro tópico não deu certo para vc né


***

Mudando de assunto, eu to com um problema muito chato. As vezes abro um programa, mas ele não mantém o foco, o outro programa que estava aberto anteriormente é q continua com o foco, dá para ver pela cor do X de saída na barra superior da janela, ou pela barra de menus integrados ao painel. E o pior, é que se vc clicar no aplicativo de trás, não muda o foco para ele, pois ele já está no foco, e fica a janelinha q vc abriu recentemente bem na frente. Vc precisa clicar no aplicativo recente, aí sim ele pega o foco, e então vc clica no outro q está lá.

Isso acontece direto entre o Chrome e Empathy, por exemplo, o Chrome ocupa toda tela, e quando abro o Empathy, ele fica lá, com a janela pequena dele e sem foco.

Isso tá me irritando profundamente. O Alt+Tab pira com isso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Dei uma editada lá na primeira mensagem, coloquei mais alguns links de bug do Launchpad e coloquei uma solução de um bug que acontecia comigo no Mame.

cygnusx-1, não fui lá no Gnome-shell ainda, para ver as coisas q vc falou. Vc achou algum report lá no Launchpad?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

cygnusx-1

Citação de: Sergio Benjamim online 30 de Setembro de 2012, 00:02

cygnusx-1, não fui lá no Gnome-shell ainda, para ver as coisas q vc falou. Vc achou algum report lá no Launchpad?
Ainda não.

Sergio Benjamim

Estava me deparando com um problema no Ubuntu já faz um tempão. Quando tenho um programa aberto, como o Nautilus, e abro um arquivo, ou abro um outro aplicativo pelo launcher, a nova janela que abre por vezes não fica no foco, ficando o programa que está lá atrás no foco. Tenho o costume de usar muito o teclado, e as vezes abria imagens lá pelo Nautilus, abria o visualizador de imagens (Eye of gnome) mas o foco permanecia no Nautilus, e as setas esquerda ou direita não funcionavam para mudar de imagem. Outra situação irritante era de abrir um programa, e ao tentar fechá-lo, eu acabava fechando o programa de trás (os dois se encontravam maximizados), pois o foco tinha permanecido no de trás. Descobri como remediar a situação:

Ask Ubuntu - When I launch an app, the focus doesn't move to the opened app

É só abrir o CCSM (Gerenciador de configurações do Compiz, é preciso instalá-lo), vá em "Opções Gerais", vá na aba "Comportamento de Focar e Elevar", e mude a opção "Nível Prevenção Foco" para Desligado (estava previamente selecionado em Baixo). Parece que resolveu, tenho q continuar usando aqui para ver se resolveu mesmo.

Há bug aberto para esse problema de foco no Unity: New windows are moved to front but don't take focus
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

guripreto

#24
Olá Pessoal,

só para acrescentar: tenho os mesmos problemas com o Libre Office no Unity, com o Alt+Tab para alternar janelas - as vezes alguma some e não aparece mais. Tipo, as vezes miniminizo uma janela e na hora de ampliá-la o menu até está ativo, mas a janela em si necas - e isso acontece com Libre Office ou não.
Uso um recurso do compiz, aquele de mouse nos cantos - no direito em baixo aparece todas as janelas abertas no espaço de trabalho atual, e as vezes quando faço isso o Unity fica todo maluco, piscando freneticamente e parece que fica todo desorientado.

Enfim, além destes bugs aqui mencionados, também estou reparando que a reprodução de audio também está comprometida. Já reinstalei o 12.04 duas vezes, agora estou com o 12.04.01 e ainda assim este problema persiste. No início achei que tinha relação com algum aplicativo em especial, tipo vlc ou mplayer. No entanto, reparo que não, que parece algo do sistema mesmo. Estou ouvindo uma música (rhythmbox, gnome-mplayer, tanto faz) ou um vídeo (you tube, p. exemplo) e as vezes o som dá uma leve travada, tipo fica gaguejando alguns segundos até voltar, como um loop rápido e sequencial. No Youtube, várias vezes quando estou assistindo, a reprodução "dispara" loucamente, tipo como se tivesse assistindo em "Fast Forward", bem rapidinho mesmo. Acho esses bugs muito irritantes, já que uso muito audio e vídeo em meu trabalho.

Bem, era isso!

abraços,
marcelo

antoniocaser

Amigos,

o Ubuntu é cheio de "entraves", alternar janelas chega a beira do ridículo, você não sabe qual janela está selecionada, outro problema é criar atalhos na área de trabalho, pelo modo normal não existe opção, mas tem alternativas que descobri por acaso é arrastando o ícone da pasta Applications para o desktop.

Porque "bloquearam" a área de trabalho, ela serve para que, é uma área só para inglês ver?

No Ubuntu, se você quer modificar ou alterar ao seu gosto tem que fazer "gambiarra". Assim não dá!

Alô desenvolvedores, estou vendo muita gente "fugindo" para outras versões Linux. Quando abrirem os olhos a vaca já foi para o brejo.

Poderiam deixar o Ubuntu mais flexível, a barra Unity é outra encrenca, que para alterar tem que fazer "gambiarra", não gosto dela no lado esquerdo, quero colocá-la no lado direito, em baixo, em cima, no meio, enfim, onde eu quiser, mas não, tem que ser do jeito que eles querem. Alô Comunidade, não compliquem, facilitem!

Era uma das minhas distros preferida. 

Abraços.

haereticus

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
Amigos,

o Ubuntu é cheio de "entraves", alternar janelas chega a beira do ridículo, você não sabe qual janela está selecionada, outro problema é criar atalhos na área de trabalho, pelo modo normal não existe opção, mas tem alternativas que descobri por acaso é arrastando o ícone da pasta Applications para o desktop.

Porque "bloquearam" a área de trabalho, ela serve para que, é uma área só para inglês ver?

No Ubuntu, se você quer modificar ou alterar ao seu gosto tem que fazer "gambiarra". Assim não dá!

Alô desenvolvedores, estou vendo muita gente "fugindo" para outras versões Linux. Quando abrirem os olhos a vaca já foi para o brejo.

Poderiam deixar o Ubuntu mais flexível, a barra Unity é outra encrenca, que para alterar tem que fazer "gambiarra", não gosto dela no lado esquerdo, quero colocá-la no lado direito, em baixo, em cima, no meio, enfim, onde eu quiser, mas não, tem que ser do jeito que eles querem. Alô Comunidade, não compliquem, facilitem!

Era uma das minhas distros preferida. 

Abraços.
"Alô Comunidade, não compliquem, facilitem!"
Acho que você deu uma viajada na maionese bem legal... o que você tomou filho ?

Ubuntu não é uma distro comunitária, é mantida por uma empresa chamada Canonical e tem fins lucrativos e é privada. Portanto ela tem de se adequar ao mercado, talvez por isto hoje em dia está crescendo e aparecendo bastante nos PCs e futuramente nos smartphones e tablets.

Este fórum serve para dar suporte a esta distro de forma cooperativa e livre, mais ninguém aqui trabalha para canonical ou tem voto para indicar algo no sistema operacional.

Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Tota

Ola

Vejo aqui alguma falha de interpretação, do que é o GNU/Linux, do que são distribuições, e da filosofia (Prática) do que é software livre.

Neste contexto, e só neste contexto vejamos:

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
o Ubuntu é cheio de "entraves", alternar janelas chega a beira do ridículo, você não sabe qual janela está selecionada, outro problema é criar atalhos na área de trabalho, pelo modo normal não existe opção, mas tem alternativas que descobri por acaso é arrastando o ícone da pasta Applications para o desktop.

O Ubuntu não é cheio de "entraves", mas talvez a falta de conhecimento do sistema o seja.
Se está se referindo ao Unity, é possivel se criar atalhos editando-se alguns arquivos em sua pasta pessoal sem o menor problema.
Arrastar e soltar você já descobriu como fazer, assim não vejo entraves a isto.

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
Porque "bloquearam" a área de trabalho, ela serve para que, é uma área só para inglês ver?

O desktop não é bloqueado, haja visto ter conseguido criar seus atalhos.

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
No Ubuntu, se você quer modificar ou alterar ao seu gosto tem que fazer "gambiarra". Assim não dá! 

Aqui existe um grande equivoco! O que é o Ubuntu, o Unity? Não.
Num sistema aberto, não existe o que se refere por "gambiarra". Existe a maneira certa de fazer com conhecimento. Sem ele, nem "gambiarra" é possível.

Assim, O ideal seria um bom conhecimento do ambiente Gnome, e após isto um bom estudo do Unity.

Como têm seus códigos abertos e disponibilizados para modificações, sabendo como funcionam nada fica dificil.

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
Alô desenvolvedores, estou vendo muita gente "fugindo" para outras versões Linux. Quando abrirem os olhos a vaca já foi para o brejo. 

Isto é ótimo ao um sistema livre. A diversidade está aí para isto mesmo.

Mas qual a diferença do Ubuntu e de outras distros baseadas no Debian? Nenhuma em essência. O que serve para uma distro, tem obrigatóriamente que servir a outra distro, pois são em pacotes a mesma coisa, com a mesma compilação e forma de compressão (.deb).

O que diferencia o Ubuntu das demais é seu suporte aos repositórios, um dos maiores entre todas as distribuições.

O que não impede que, caso se deseje, utilizar repositórios de outras distros para funções particulares, como por exemplo, se colocar o ambiente do mint no Ubuntu. Basta acrescentar os repos do Mint nos repos do Ubuntu e vice versa.

Só migra de distro quem não conhece o que é uma distro. Ou só migra quem nào gosta de .deb e prefere .rpm ou .tar.gz. Só migra quem não gosta de /dev/sda e prefere /dev/dsk1s1, ou quem prefere /mnt ao invés de /media.

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
Poderiam deixar o Ubuntu mais flexível, a barra Unity é outra encrenca, que para alterar tem que fazer "gambiarra", não gosto dela no lado esquerdo, quero colocá-la no lado direito, em baixo, em cima, no meio, enfim, onde eu quiser, mas não, tem que ser do jeito que eles querem. Alô Comunidade, não compliquem, facilitem!

Acho que isto já foi esclarecido. Pegue o código, estude, leia, instale o gconf-editor, o alacarte, o unity-launcher-editor, e outros.

Se quer simplificar, use o Unity como ele vem, nem tente personalizar, ou migre para outro ambiente dentre os mais de 20 disponíveis.

"O que irá funcionar melhor é aquele que voce domina"

Citação de: antoniocaser online 04 de Abril de 2013, 08:32
Era uma das minhas distros preferida. 

Qual é agora sua distro? Mandriva, freebsd? Pois se for alguma baseada em Debian, trocou "6 por meia dúzia".  ;D

Finalmente uma pequena paródia:

CitarUma grande empresa contratou um especialista para consertar com urgência um servidor de missão crítica

Como era uma máquina de vital importância, o técnico foi acompanhado pelo diretor da companhia.

Ao chegarem ao servidor, em menos de trinta segundos o técnico abriu a máquina, apertou um parafuso, fechou a maquina e foi se embora, deixando uma nota de serviços de R$ 10.000,00

O Diretor ficou surpreso com o preço cobrado, um absurdo para um trabalho de menos de um minuto.

Solicitou então ao técnico uma nota discriminada dos serviços.

Este então descreveu:

1) Abrir a maquina e apertar um parafuso => R$ 1,00
2) Saber qual parafuso apertar=> R$ 9.999,00

[]'s