Autor Tópico: Já está disponível o Calligra 2.5  (Lida 1527 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Já está disponível o Calligra 2.5
« Online: 15 de Agosto de 2012, 20:20 »
No segundo lançamento estável da coleção de aplicativos de produtividade orientados para o KDE, o Calligra foi atualizado para a versão 2.5 com, entre suas diversas mudanças, melhorias em seus componentes de planilhas, processador de texto, banco de dados e pintura. O Calligra foi desenvolvido como uma derivação interna do KOffice em 2010.

Mudanças nos aplicativos de produtividade incluem melhor edição de tabelas e manipulação de bordas no processador de texto Words. O aplicativo de planilhas Sheets ganhou um editor de células que é mais fácil de usar e visualizar e uma nova janela de ferramentas de célula que une as ferramentas comuns de formatação. O aplicativo de diagramas Flow ganhou suprote para novos formatos personalizados de estêncil ODF de o Kexi, o aplicativo para base de dados, agora possui um modo em tela cheia e novos elementos de formulário incluindo um slider, barra de progresso e um botão de link de comando.

Os aplicativos artísticos na coleção Calligra também trazem novos recursos com o Krita, o aplicativo de pintura, ganhando um novo docker de composições, suporte a pintura em textura, melhorias de desempenho e um subsistema de manipulação de tela aprimorado que permite que ela seja rotacionada e escalonada mesmo quando outra ferramenta está ativa.

Os desenvolvedores também tem que acrescentar novos filtros para importação do Visio, MS Works e xfig e também melhoraram os filtros de importação do Office. Em todos os aplicativos, a coleção ganhou também um recurso de auto-salvar e gerenciamento de perfis de usuários aprimorados, um novo sistema para conectar formas em diversos aplicativos Calligra, e suporte para efeitos de imagens e espelhamento.

Os desenvolvedores também lançaram uma versão baseada em QML do Calligra para tablets e smartphones, o Calligra Active, que será o foco do trabalho da equipe de desenvolvimento para dispositivos móveis no futuro.

O código-fonte licenciado sob a GPLv2 para o Calligra 2.5 está disponível como um instantâneo. Versões binárias estão sendo disponibilizadas para diversas distribuições, por exemplo, o Kubuntu disponibilizou a coleção de aplicativos com um backport do KDE SC 4.9 em seu Backports PPA, as outras distribuições estão atualizando seus repositórios.

FONTE: Linux Magazine OnLine
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz