Autor Tópico: [Pesquisa de Mestrado - USP] Você usa Cloud Computing na sua empresa?  (Lida 1587 vezes)

Offline neilsoncarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Olá Pessoal,

Meu nome é Neilson Ramalho e eu sou mestrando em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Estou fazendo uma pesquisa sobre o uso de Cloud Computing (Computação em Nuvem) no Brasil e gostaria de pedir a ajuda de vocês nesta etapa da minha dissertação.

A empresa na qual você trabalha utiliza algum software sob a abordagem de cloud computing?

Exemplos desses softwares são: Gmail, Dropbox, Google Docs, Salesforce, UOL Host Cloud Computing,  Amazon S3, Amazon EC2, Google App Engine, LocaWeb Cloud Pro, etc.

São perguntas rápidas e o tempo para responder todas as questões fica em torno de 8 minutos.

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDhMbmlEdFBVclJwNGlMdkdMQ19Wa3c6MQ#gid=0

Desde já agradeço a sua boa vontade e disposição em responder o questionário.

Este trabalho não tem nenhum interesse comercial. Vou disponibilizar os resultados a quem interessar. A dissertação final também ficará disponível online.

Muito obrigado,
Neilson Ramalho

ThiagoNalli

  • Visitante
Re: [Pesquisa de Mestrado - USP] Você usa Cloud Computing na sua empresa?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2012, 16:29 »
Posso dar uma dica? rsrsrs

Aqui no fórum tem pessoas de várias áreas de atuação, como já vi enfermeiros, médicos, pedagogos, marceneiros, e etc.


No formulário que mandou a pergunta já começa por trabalhar com T.I, porem aqui você perguntou:
A empresa na qual você trabalha utiliza algum software sob a abordagem de cloud computing?

Exemplos desses softwares são: Gmail, Dropbox, Google Docs, Salesforce, UOL Host Cloud Computing,  Amazon S3, Amazon EC2, Google App Engine, LocaWeb Cloud Pro, etc.


Apenas para dar idéia do que digo, Eu sou de T.I mas não trabalhamos com Cloud, já minha esposa trabalha com contabilidade e no escritório dela tudo esta em Cloud da UOL Host  ;D, além de umas 3 Dentistas que conheço que também usa GoogleDocs e LocaWeb ;D
Não sei qual o foco do seu mestrado, se é uso de Cloud em T.I ou uso de Cloud no Geral, caso seja o Geral, fica a dica  ;)

PS: Após sua resposta mando o Link para essas pessoas responderem sua pesquisa.

Offline neilsoncarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: [Pesquisa de Mestrado - USP] Você usa Cloud Computing na sua empresa?
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2012, 08:47 »
Thiago,
Seu comentário faz muito sentido. Agora me recordo que até recebi um e-mail de uma usuária que perguntava se ela poderia responder o questionário, mesmo não sendo da área de TI.
A ideia dessa pergunta sobre o tempo de atuação em TI era apenas captar alguma variável ligada ao perfil do respondente e "tentar" validar outras questões, já que para responder algumas das perguntas é necessário algum conhecimento técnico (bem pouco, na verdade).
Mas é realmente uma pena que eu não possa mais modificar o questionário. Fica como lição aprendida para os próximos trabalhos.
Seria excelente se vc pudesse encaminhar o questionário.
Cara, muito obrigado mesmo!!!
abraços,