Autor Tópico: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta  (Lida 13699 vezes)

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta
« Online: 09 de Agosto de 2012, 09:39 »
caros amigos usuários do melhor sistema do mundo(Linux).

Não sei, mas o Ubuntu está com um comportamento mais lento que o o novo sistema operacional da Microsoft o win 8, ao fazer um teste do win 8(beta) e uma comparação com o Ubuntu 12.04, percebi que o boot do win 8 é de 2 a 5 segundos mais rápido que o Ubuntu 12.04, e de 2 a 4 segundos mais rápido que o Xubuntu, além de que mesmo trabalhando com a interface metro o win 8 tem um desempenho semelhante ao do Ubuntu na navegação interna (mexendo normalmente: pastas,...) (e uma estabilidade incrível, mesmo sendo uma versão beta).

Os únicos pontos em que notei grande vantagem do pinguim querido é quanto ao desempenho quando executando gráficos que exigem do hardware, pois o open gl apresentou uma velocidade superior(mais fps, que o direct X), outro ponto que ainda vale frisar é que o Linux dificilmente fragmenta o disco, por usar outra estrategia para guardar dados.)

Também percebi que no Ubuntu aquela característica do sistema não ficar lento com o tempo está mudando, sendo que no 12.04 o desempenho do sistema é consideravelmente menor depois de uns meses ( uns 6 para ser mais preciso) (existe justificativa para a perda de desempenho do 12.04 para o 10.;; e ela se chama Unity, que é um ambiente gráfico mais belo, porem mais pesado)

A questão é a seguinte, será que estamos prestes a contemplar uma "virada no jogo" no que tange desempenho"?
os dados dos meus testes são equivocados? (obs.: os testes foram feitos com sistemas 64 bit, em todos os sistemas testados).

-----
Como adição, e complemento a questões que vejo nesse tópico, o critério de avaliação, foram inúmeras cronometragens para a abertura e utilização dos mesmos programas nos 2 sistemas operacionais, como navegadores, e office, além de alguns outros aplicativos que usava no dia a dia nas duas plataformas.

Creio não ser ilusão , tanto pela questão repetições do teste feito,(até perdi as contas entre os meses) e de não ser o único a fazer essas cronometragens, tenho dois amigos que trabalham com informática que se interessaram pela temática que me auxiliaram.

Outro ponto é a questão utilidade desse tópico, vejam bem não estou dizendo que que sistema da microsoft (win8) está mais rápido somente no boot, mas também que esse não está apresentando os "típicos" delays”, que aconteceram no Ubuntu.

sei que com um pouco de tempo e esforço e fazendo alterações "básicas" o sistema se torna mais rápido do que um projetil de metralhadora,mas a questão MOR é: Qual sistema se apresentava maior desempenho da forma que estava no CD, na época?,dessa forma o kernel não foi atualizado e nem foram feitos outros ajustes que auxiliam, e muito, o desempenho do Ubuntu.

Coloco somente uma discussão, que acredito que são seja interessante a todo usuário, não quero ofender ninguém, e não fui ofendido, somente senti a obrigação sobre esclarecer critérios.

Concordo que como colocado por um usuário que postou aqui no no tópico que alguns usuários busquem o Ubuntu por causa da interface metro, que é diferente da que costumavam usar(barra do menu iniciar),...

Como declaração final, vejo que ainda é necessário uma melhora no Ubuntu no que tange estabilidade/velocidade na combinação AMD/ATI, isso será um grande avanço, vi que um usuário do fórum postou aqui nesse tópico que conseguiu um desempenho excelente  no Open Suse, mas teve que ajustar o Ubuntu. volto a frisar, o Ubuntu é um sistema maravilhoso, que tem um futuro grande, mas que ainda necessita de alguns ajustes por parte do usuário para voar. Esse ponto pode dificultar a vinda de usuários leigos que não tenham tempo, ou simplesmente, não tenham afinidade com informática, para colocarem-se na curva de aprendizagem.

Obrigado pela atenção!
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 09:05 por lucas 94 »

Willder

  • Visitante
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2012, 09:46 »
Também já vi pessoas aqui com problema de perda de performance com o passar do tempo, ainda acho o Ubuntu 12.04 x64 mais rápido que o Windows 7 x64, mas sem dúvida o Windows 7 para mim é mais estável.

Não fiz testes no Windows 8, mas se ele seguir o caminho do Windows 7 deve ser mais rápido que o Ubuntu mesmo, pois o Windows 7 é estável, mas tem o Aero para atrapalhar na performance, Já no Windows 8 é só o Metro, além de receber mais polimento internamente.

Eu, claro, não estou nem ai para isso.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2012, 10:22 »
Fiz umas mudanças na máquina e não uso mais nenhum painel disponivel pela canonical.

Simplesmente instalei no Ubuntu o Cairo-desktop + Opengl que me deu um belo visual com consumo de memória baixissimo. Quanto ao tempo de boot eu optei pelo Zram que realmente deixa mais rápido que o win 7 que tenho em dual boot, fora isto é besteira poucos segundos a mais ou a menos não afeta a performance in-loco do sistema.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,98511.0.html
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2012, 10:38 »
Como o assunto aqui não se refere a suporte, movido para => café com Ubuntu

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2012, 11:52 »
caros amigos usuários do melhor sistema do mundo(Linux).

não sei, mas o Ubuntu está com um comportamento mais lento que o o novo sistema operacional da microsoft o win 8, ao fazer um teste do win 8(beta) e uma comparação com o ubuntu 12.04, percebi que o boot do win 8 é de 2 a 5 segundos mais rápido que o ubuntu 12.04, e de 2 a 4 segundos mais rápido que o Xubuntu, além de que mesmo trabalhando com a interface metro o win 8 tem um desempenho semelhante ao do linux na navegação interna (mexendo normalmente: pastas,...) (e uma estabilidade incrível, mesmo sendo uma versão beta).

os únicos pontos em que notei grande vantagem do pinguim querido é quanto ao desempenho quando executando gráficos que exigem do hardware, pois o open gl apresentou uma velocidade superior(mais fps, que o direct X), outro ponto que ainda vale frisar é que o linux dificilmente fragmenta o disco, por usar outra estrategia para guardar dados.)

também percebi que no ubuntu aquela característica do sistema não ficar lento com o tempo está mudando, sendo que no 12.04 o desempenho do sistema é consideravelmente menor depois de uns meses ( uns 6 para ser mais preciso) (existe justificativa para a perda de desempenho do 12.04 para o 10.;; e ela se chama unity, que é um ambiente gráfico mais belo, porem mais pesado)

a questão é a seguinte, será que estamos prestes a contemplar uma "virada no jogo" no que tange desempenho"?
os dados dos meus testes são equivocados (obs.: os testes foram feitos com sistemas 64 bit, em todos os sistemas testados).

obrigado pela atenção!


Só uma pergunta meu querido Lucas 94 .
Você fez o teste com o windows recém formatado ou fez o teste com o Windows a vários dias instalado e com alguns aplicativos já instalado ?
por que é fácil, todo mundo sabe que o Ruindows recém instalado boota rapidinho.

Willder

  • Visitante
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2012, 12:07 »
Só uma pergunta meu querido Lucas 94 .
Você fez o teste com o windows recém formatado ou fez o teste com o Windows a vários dias instalado e com alguns aplicativos já instalado ?
por que é fácil, todo mundo sabe que o Ruindows recém instalado boota rapidinho.
Eu tenho um dual-boot com o Windows 7 para jogos (falo por ele agora) e mesmo depois de um mês e vários jogos e programas instalados, ele está tão rápido como antes, assim como era antes deu passar a usar o Ubuntu, usei a mesma instalação por um ano e meio mais ou menos.

E isso sem contar os "anti-tudo" instalado para proteger o sistema.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2012, 12:33 »
Acho que esse tipo de comparação depende muito do hardware/compatibilidade do mesmo com o Sistema Operacional, mas para mim, ou seja, na minha máquina que uso Ubuntu em dual boot com Windows, ele (Ubuntu) foi sempre mais rápido em tudo, exceto jogos que não uso para comparar, em comparação com o Windows (boot, desligamento, uso do sistema em geral, navegação na internet, etc.) e de forma alguma o meu Ubuntu perde em desempenho com o tempo de uso como acontece com o Windows que mesmo usando a tal desfragmentação de horas, muda pouca coisa, para não dizer nada.

Se isso de perda de performance no Ubuntu acontece com alguns deve ser por algum tipo de incompatibilidade do seu hardware com ele.

Desempenho sempre o mesmo, estabilidade e leveza, se essas características não estão presentes na sua distro linux, pode ter certeza que algum problema você tem e apostaria em compatibilidade de hadware com linux. Atenção que problemas de compatibilidade não são diretamente proporcional a hadware ruim, mas sim que ele não é compatível com linux por vários motivos.

Com o meu notebook com quase tudo intel o linux é ótimo não tenho do que reclamar.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 12:41 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2012, 12:44 »
Respondendo a pergunta do Marcelo_walmart fiz os testes com os sistemas recém formatados, para que seja justo, mas pretendo continuar testando e usando os diferentes sistemas operacionais, para executar tarefas semelhantes, e ver se com o passar do tempo a historia muda de figura.

sobre o dado apresentado da perda de desempenho do linux com o passar dos meses, isso foi concluido em outro teste que fiz.

sobre o que você disse do windows dar boot rapidinho recém formado: O linux também deveria ser mais rápido, afinal, também está recém formatado.

obs.: Os dois sistemas tinham aplicativos semelhantes instaladas(editor de textos, editos de imagens(gimp), editos de videos básico (cortes e efeitos básicos).

obs.2: Acho que os desenvolvedores do sistema devem começar a se preocupar, pois uma das vantagens que chama o pessoal para o linux é o desempenho superior, mas com o lançamento do win 8 parece que as coisas vão mudar.
A equipe Ubuntu tem ate o final de outubro para melhorar a velocidade do sistema(data de lançamento do win 8 ) porque se não é bem provável que usuários linux voltem para o windows, afinal, porque ficar em um sistema mais lento.

obs.3: se o ubuntu ficar mais lento que o win 8 estarei migando para o Debian, ou outra distro.KKK

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2012, 12:58 »
Acho que esse tipo de comparação depende muito do hardware/compatibilidade do mesmo com o Sistema Operacional, mas para mim, ou seja, na minha máquina que uso Ubuntu em dual boot com Windows, ele (Ubuntu) foi sempre mais rápido em tudo, exceto jogos que não uso para comparar, em comparação com o Windows (boot, desligamento, uso do sistema em geral, navegação na internet, etc.) e de forma alguma o meu Ubuntu perde em desempenho com o tempo de uso como acontece com o Windows que mesmo usando a tal desfragmentação de horas, muda pouca coisa, para não dizer nada.

Se isso de perda de performance no Ubuntu acontece com alguns deve ser por algum tipo de incompatibilidade do seu hardware com ele.

Desempenho sempre o mesmo, estabilidade e leveza, se essas características não estão presentes na sua distro linux, pode ter certeza que algum problema você tem e apostaria em compatibilidade de hadware com linux. Atenção que problemas de compatibilidade não são diretamente proporcional a hadware ruim, mas sim que ele não é compatível com linux por vários motivos.

Com o meu notebook com quase tudo intel o linux é ótimo não tenho do que reclamar.


amigo os dois sistemas foram testados na mesma maquina e a maquina era completamente compatível com os dois sistemas.
(usei um computador modesto: maquina: Pentium dual-core 2.5 ghz; 2 gb memoria ddr2; vídeo  HD radeon 4200 512mb; hd 500 gb.

Willder

  • Visitante
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:00 »
Respondendo a pergunta do Marcelo_walmart fiz os testes com os sistemas recém formatados, para que seja justo, mas pretendo continuar testando e usando os diferentes sistemas operacionais, para executar tarefas semelhantes, e ver se com o passar do tempo a historia muda de figura.

sobre o dado apresentado da perda de desempenho do linux com o passar dos meses, isso foi concluido em outro teste que fiz.

sobre o que você disse do windows dar boot rapidinho recém formado: O linux também deveria ser mais rápido, afinal, também está recém formatado.

obs.: Os dois sistemas tinham aplicativos semelhantes instaladas(editor de textos, editos de imagens(gimp), editos de videos básico (cortes e efeitos básicos).

obs.2: Acho que os desenvolvedores do sistema devem começar a se preocupar, pois uma das vantagens que chama o pessoal para o linux é o desempenho superior, mas com o lançamento do win 8 parece que as coisas vão mudar.
A equipe Ubuntu tem ate o final de outubro para melhorar a velocidade do sistema(data de lançamento do win 8 ) porque se não é bem provável que usuários linux voltem para o windows, afinal, porque ficar em um sistema mais lento.

obs.3: se o ubuntu ficar mais lento que o win 8 estarei migando para o Debian, ou outra distro.KKK
O Ubuntu 12.10 pode trazer melhorias de desempenho, mas fico com a impressão que ele pode não ficar polido, 6 meses de desenvolvimento é muito pouco para um sistema. Não acho que alguém vá mudar para o Windows 8 por causa de desempenho, o Ubuntu já tem os seus adeptos e, no máximo, se de fato o Windows 8 for mais rápido, ele apenas vai ter uma boa aceitação por parte dos que usam o Windows e pronto.

A degradação do Windows é um grande problema do sistema, mas talvez comigo ela não ocorra porque eu aprendi a contornar isso, meu computador sempre foi focado em desempenho.

Comecei a usar o Ubuntu apenas uns dois meses atrás e não notei lentidão nele até agora, mas ele dá umas engasgadas quando está usando muita RAM, a janela de notificação que O sistema encontrou em erro interno aparece com frequência e o desempenho em jogos é mais baixo que o Windows.

Mas o sistema ainda assim é ótimo.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2012, 13:44 »
amigo os dois sistemas foram testados na mesma maquina e a maquina era completamente compatível com os dois sistemas.
(usei um computador modesto: maquina: Pentium dual-core 2.5 ghz; 2 gb memoria ddr2; vídeo  HD radeon 4200 512mb; hd 500 gb.

Aqui Intel® Core™2 Duo CPU T7250 @ 2.00GHz × 2 com 2GB de ram com placa de vídeo onboard Intel reconhecida no Ubuntu como Intel Corporation Mobile GM965/GL960 e como disse antes em comparação ao Windows que está em dual boot com o Ubuntu, este último ganha disparado em estabilidade, leveza e rapidez.

Uso Ubuntu desde 2007 e de lá para cá nunca ocorreu do sistema ficar com desempenho alterado (ruim) com o tempo de uso. Não posso dizer o mesmo do windows....

É fácil de perceber que aos que chegam no linux a coisa mais notada é a leveza do sistema, mas é claro que isso não é uma unanimidade, entretanto creio que mais gente acha o sistema leve, em comparação com o windows, do que o contrário.


obs: Uso Windows e Ubuntu na versão 32bits apenas.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 13:46 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2012, 17:40 »
Apenas um adendo a como você chama os seus testes: comparação entre Ubuntu 12.04 e Windows 8 Beta, não entre Linux e Windows 8. Existem muitas distros Linux além do Ubuntu, assim como esse Windows ainda não foi lançado e deve sofrer modificações até o lançamento(e é bem provável que na data o Ubuntu atualizado não seja mas o 12.04).
« Última modificação: 09 de Agosto de 2012, 17:43 por Falco90 »

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2012, 10:17 »
Apenas um adendo a como você chama os seus testes: comparação entre Ubuntu 12.04 e Windows 8 Beta, não entre Linux e Windows 8. Existem muitas distros Linux além do Ubuntu, assim como esse Windows ainda não foi lançado e deve sofrer modificações até o lançamento(e é bem provável que na data o Ubuntu atualizado não seja mas o 12.04).

muito agradecido! Realmente o nome sugerido por ti é bem mais esclarecedor que o que usei, e sei que muito provavelmente não será mais o ubuntu 12.04 a versão mais recente desse sistema apos o lançamento do win 8.

as versões definitivas costumam ser mais rápidas e estáveis que as beta o que me assusta mais ainda,

grato pela resposta, faz com que os leitores e também os autores do texto fiquem mais esclarecidos
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, 10:23 por lucas 94 »

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: velocidade linux / comparaçao ao win 8
« Resposta #13 Online: 10 de Agosto de 2012, 10:30 »
amigo os dois sistemas foram testados na mesma maquina e a maquina era completamente compatível com os dois sistemas.
(usei um computador modesto: maquina: Pentium dual-core 2.5 ghz; 2 gb memoria ddr2; vídeo  HD radeon 4200 512mb; hd 500 gb.

Aqui Intel® Core™2 Duo CPU T7250 @ 2.00GHz × 2 com 2GB de ram com placa de vídeo onboard Intel reconhecida no Ubuntu como Intel Corporation Mobile GM965/GL960 e como disse antes em comparação ao Windows que está em dual boot com o Ubuntu, este último ganha disparado em estabilidade, leveza e rapidez.

Uso Ubuntu desde 2007 e de lá para cá nunca ocorreu do sistema ficar com desempenho alterado (ruim) com o tempo de uso. Não posso dizer o mesmo do windows....





É fácil de perceber que aos que chegam no linux a coisa mais notada é a leveza do sistema, mas é claro que isso não é uma unanimidade, entretanto creio que mais gente acha o sistema leve, em comparação com o windows, do que o contrário.


obs: Uso Windows e Ubuntu na versão 32bits apenas.



realmente sobre a questão ficar lento com o tempo, é algo de difícil ocorrência e muitas vezes insignificante no Ubuntu, o mesmo não se pode falar do. windows

você usa dual boot com o win 7, e sei e confirmo que realmente o ubuntu é mais veloz e estável que o win 7, esse teste que fiz foi em relação com o win 8(beta).

agradeço a resposta! isso ajuda na compreensão de quem lê e até mesmo dos autores dos textos.

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: velocidade ubuntu 12.04 / comparaçao ao win 8 Beta
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2012, 14:30 »
Pergunta ?
A final de contas á que que isso vai nos levar ? só pra saber quem boota primeiro ?
to mais preocupado com o desempenho e segurança do sistema, por exemplo o Mac leva um tempo considerável
para bootar, não vejo os macmaniacos reclamando disso.