Autor Tópico: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?  (Lida 11035 vezes)

Willder

  • Visitante
Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Online: 06 de Agosto de 2012, 14:17 »
Talvez eu seja novo demais no mundo do Software Livre para entender isso, então gostaria de saber a opinião de vocês.

Já vi grandes discussões sobre o assunto [1, 2] e ainda estou me perguntado o motivo.

Parece ser algo além de simplesmente gostar do software livre, o que gera comentários como a recente afirmação do Richard Stallman, “Steam no Linux é antiético”.

Uso o Ubuntu porque para mim ele é bom, mas prefiro o Microsoft Office ao LibreOffice e o Mario Kart ao Super Tux Kart :P. E usaria o Windows se ele fosse menos ruim.

Ok, esse último não.

Edit:
Complemento ao texto do tópico: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,98441.msg541566.html#msg541566
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, 10:09 por Willder »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2012, 14:45 »
Tipo eu gosto do windows para jogos, uso ele desde o começo da década de 90. Nunca o larguei ate hoje 2012.
O linux eu já usei uma porrada de distros a que mais dediquei tempo foi o kurumin (saudade da poxa) e de lá para cá também não deixei de usar, apesar de ter passado 2 anos sem nenhuma distro no meu pc devido a uns trabalhos que tava fazendo a um tempo atrás.

Dá para coexistir os 2 num HD tranquilamente. Windows (somente jogos), Linux (estudo, trabalho, internet).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 14:50 »
Citar
Microsoft Office ao LibreOffice
prefiro ao contrário, o libreoffice é objetivo, tem mais funções, etc... fora que a interface carnavalesca do ms-office, que é um parto para achar alguma função.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:00 »
Por falar em software livre, vejam esse anúncios feitos com o Blender rodando no .
Outra coisa, depois da falha encontrada nos drivers da Nvidia, estou usando e gostando dos drivers abertos da comunidade.

Fonte.
Usuário Linux- 449417

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:09 »
Eu não vejo como "quero ficar livre de software proprietário", mas como "quero software livre", porque as vantagens proporcionadas me interessam (muito!).

Outra coisa, o segundo blog é uma péssima fonte, pelo menos quando o assunto é software livre. Se você conhecer um pouco a história do Stallman, e ler o texto de onde a frase veio, vai ver que não é uma "pérola".

Willder

  • Visitante
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:20 »
Dá para coexistir os 2 num HD tranquilamente. Windows (somente jogos), Linux (estudo, trabalho, internet).
Eu também deveria usar o Windows apenas para jogos, fiz um dual-boot apenas para isso mas agora estou com um bom exemplo aqui: Estava jogando quando comecei um download, agora estou apenas navegando e não tenho vontade de fechar 15 guias para reiniciar o computador e usar o Ubuntu, mas ainda assim é meu sistema preferido.
prefiro ao contrário, o libreoffice é objetivo, tem mais funções, etc... fora que a interface carnavalesca do ms-office, que é um parto para achar alguma função.
Talvez eu não tenha me adaptado bem ao LibreOffice, mas há algumas coisas no Microsoft Office que o LibreOffice não tem. Por exemplo eu baixo alguns vários wallpapers para o computador e as vezes gosto de transferir eles para o celular também, mas não tem sentido (nem é recomendado) transferir um wallpaper de 6000x3000 pixels para um celular com tela 320x240. Ai tenho que reduzir o tamanho vários de uma vez para passar para o celular, mas o LibreOffice não tem programa para fazer isso em lote, ou seja comprimir várias imagens ao mesmo tempo. O Microsoft Office tem.

Por falar em software livre, vejam esse anúncios feitos com o Blender rodando no .
Outra coisa, depois da falha encontrada nos drivers da Nvidia, estou usando e gostando dos drivers abertos da comunidade.

Fonte.
Possibilidade de escolha é um dos pontos mais fortes, mas tem pessoas que chegam a ser fanáticas pelo software que usa, seja ele livre ou não.

Offline jleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:31 »
Não vejo nada demais o usuário usar software proprietário em qualquer distribuição linux, essa preferência exagerada pelo open source, na minha opnião, atrapalha o crescimento do linux. Antes eu sempre via o pessoal dos foruns linux recomendar o k3b ou brasero e deixar de lado o nero linux, ja experimentei os 3 e o nero funcionou bem pra mim e penso em compra-lo. Como vai existir MS Office, Photoshop (versao linux), por exemplo, se o usuario só quer saber do libreoffice e Gimp? :-\

Willder

  • Visitante
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:37 »
Eu não vejo como "quero ficar livre de software proprietário", mas como "quero software livre", porque as vantagens proporcionadas me interessam (muito!).

Outra coisa, o segundo blog é uma péssima fonte, pelo menos quando o assunto é software livre. Se você conhecer um pouco a história do Stallman, e ler o texto de onde a frase veio, vai ver que não é uma "pérola".
Eu também não gosto muito do site, mas meu inglês ainda está engatinhando para ler direto da fonte, mas vejamos:
Citar
[...]
No entanto, nosso objetivo vai além de fazer do sistema um "sucesso", o objetivo é trazer a liberdade para os usuários.
[...]
Programas de jogos não livres (como outros programas não livres) são antiéticos, porque eles negam a liberdade aos seus usuários.
[...]
Assim, em termos práticos, este desenvolvimento pode fazer tanto mal e bom.
[...]
Meu palpite é que o efeito bom será maior do que o mal. Mas há também um efeito indireto: o que é que o uso desses jogos ensinam pessoas da nossa comunidade?
[...]
Qualquer distro GNU/Linux que vem com software para oferecer estes jogos irão ensinar aos usuários que o ponto não é liberdade.
Acho que o site traduz bem o que ele quis dizer. Liberdade é algo muito além de apenas uma filosofia.

E por fim, softwares proprietários bons podem surgir na mesma proporção que os softwares livres bons, cabe o usuário decidir qual usar e poder usar ele no sistema que quiser.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 15:39 por Willder »

Willder

  • Visitante
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:41 »
Não vejo nada demais o usuário usar software proprietário em qualquer distribuição linux, essa preferência exagerada pelo open source, na minha opnião, atrapalha o crescimento do linux. Antes eu sempre via o pessoal dos foruns linux recomendar o k3b ou brasero e deixar de lado o nero linux, ja experimentei os 3 e o nero funcionou bem pra mim e penso em compra-lo. Como vai existir MS Office, Photoshop (versao linux), por exemplo, se o usuario só quer saber do libreoffice e Gimp? :-\
+1

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:46 »
Uso o Nero linux como principal gravador, o Brasero e o K3B são excelentes também.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:47 »
willder, não é conveniente tratar imagens em suite de escritório, se perde qualidade de resolução das mesmas, tente usar o gimp, ou um visualizador de figura, aqui eu uso o geeqie; e também há os scripts que podem ser usado no nautilus, para esse e outras funções: http://pprjbgbo.wordpress.com/2011/11/04/scripts-que-uso-no-ubuntu/
no caso o script de conversão de imagem que uso converte em lote
recomendo também a leitura: http://wiki.ubuntu-br.org/ImageMagick
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Willder

  • Visitante
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:54 »
willder, não é conveniente tratar imagens em suite de escritório, se perde qualidade de resolução das mesmas, tente usar o gimp, ou um visualizador de figura, aqui eu uso o geeqie; e também há os scripts que podem ser usado no nautilus, para esse e outras funções: http://pprjbgbo.wordpress.com/2011/11/04/scripts-que-uso-no-ubuntu/
no caso o script de conversão de imagem que uso converte em lote
recomendo também a leitura: http://wiki.ubuntu-br.org/ImageMagick
Ah, obrigado pelo link. Mas é como disse, sou novo no mundo do software livre, não encontrei um programa similar ao que o software do Office faz (redimensionar todas as imagens de uma vez), é possível fazer isso com o Gimp? Mas quanto a qualidade não há problemas, deixo em tamanho grande suficiente para que não se note perda nenhuma de qualidade no celular, mesmo que eu aplique zoom, mas ainda assim bem menor que o original.
Edit:
O objetivo é justamente remover boa parte da resolução da imagem, para algo mais próximo da tela do celular.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 15:56 por Willder »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2012, 15:58 »
Eu espero nunca ficar livre do software proprietário. Ele é bom, ele funciona, ele é divertido (no caso de jogos).

Usar somente software "livre" é meio que utopia, pois sempre terá alguma coisa proprietária rodando por debaixo dos panos* (além do hardware, que com certeza é/será proprietário, lol). E o artigo referido disse o que eu penso faz tempo sobre esse Stallman: ele é um verdadeiro mala, que quer impor não a liberdade, mas o que ele gosta e acha bom [segundo as visões malucas dele]. Não há liberdade quando te dizem o que fazer/usar.


*fora alguns promotores do software "livre" que tem Windows em dual-boot e vem com aquelas desculpinhas de sempre "ah não, eu só uso Windows por causa dos jogos...", "Ah, eu deixo o windows só pra alguma eventualidade, se algum programa não rodar no linux, mimimi..." Aham, sei, sei... hipocrisia do caramba.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #13 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:08 »
willder, acho que para trabalhar ação, conforme o photoshop, é preciso de um plugin
particularmente, quando preciso fazer essas coisas que você citou, uso o script, ou o imagemagick pelo terminal.
continue estudando o linux, o software livre, e veja até que ponto ele lhe pode ser útil
o que importa é o software servir aos propósitos do usuário, mas ressalto que tecnicamente a filosofia do código livre é muito mais benéfica do que a do proprietário.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Você quer ficar livre do software proprietário? Sério mesmo?
« Resposta #14 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:10 »
Acho que o site traduz bem o que ele quis dizer. Liberdade é algo muito além de apenas uma filosofia.

Não, o texto todo é uma piada de mau gosto, pra começar com a imagem do Alan Moore, nomeada "euseiquenaoehap****odstallman". Fora que pra intender o original, como eu já havia falado, você precisa antes conhecer um pouco o Stallman/fsf pra pegar o sentido empregado nas palavras, como "liberdade". E pra deixar claro, você não é obrigado a concordar, mas com certeza não chamaria de "pérola", já que ele só foi coerente com o que acredita.

----
@Garfo, "esquecendo" que eu não intendi muito bem o propósito do seu comentário, digo que o inverso também é verdade, vários dizem que nunca usariam software livre, mas nem por isso deixam de ir a bancos, navegar na internet, tomar vacinas, assistir filmes... coisas que direta e indiretamente envolvem programas livres.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 16:30 por irtigor »