Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação? (Resolvido)  (Lida 3701 vezes)

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Faz um tempo que não uso ubuntu, por inúmeros motivos, mas com pc novo, quero voltar a usar.
Inf basica: PC novo com placa de vídeo dedicada da Nvidia, 6 GB de Ram DDRIII e um HD sobrando de 320GB.

As questões que faço é:
Qual o espaço, se for necessário, de swap no hd já que tem 6 gb de ram?
O suporte a drivers da Nvidia (gforce) no ubuntu como anda? Existe problemas com placas de video desse tipo?
E o espaço para a raiz/root no hd, já que irei usar muitos programas para trabalho com audio, como o ardour, por exemplo. E jogos, claro :P?

Visto que o ubuntu precisa de atualizações e que vou instalar muitos programas que, pelo jeito, ficam instalados na raiz, como ficaria a instalação nesse HD sem me preocupar com espaço da raiz? Sei que o ubuntu usa menos espaço que o Windows, por exemplo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, 14:30 por Donald Francis »
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline ebmm01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2012, 20:24 »
Com 6 gb de ram, na minha opinião pelo menos, usar swap só deixará o computador mais lento.Recomendo que não use.
Se você especificar qual placa está usando, posso falar mais sobre isso. Pórem, o suporte a drivers da Nvida tem melhorado muito, principalmente com o Kernel 3.4.
Quanto ao espaço para raiz, isso vai de você mesmo.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2012, 20:48 »
se for instalar apenas ubuntu:
sda1/ext4/20 a 30gb/raiz
sda2/swap/1 a 2gb
sda3/ext4/home/restante do hd

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2012, 21:28 »
Eu deixaria o próprio ubuntu escolher o tamanho do swap na hora da instalação. O suporte pra drivers da Nvidia tá ok. O driver de código aberto nouveau evoluiu muito e também tá muito bom. Quanto aos jogos, o Windows é [bem] melhor nesse quesito.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Willder

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2012, 01:19 »
Eu também acho que você deveria deixar o Ubuntu escolher o tamanho da swap, e depois de instalado basta seguir essa dica para reduzir a prioridade dela e fazer com que ela seja usada apenas quando não houver mais RAM mesmo.

[...]Quanto aos jogos, o Windows é [bem] melhor nesse quesito.
+1

:(

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2012, 08:01 »
Com 6 gb de ram, na minha opinião pelo menos, usar swap só deixará o computador mais lento.Recomendo que não use.
Se você especificar qual placa está usando, posso falar mais sobre isso. Pórem, o suporte a drivers da Nvida tem melhorado muito, principalmente com o Kernel 3.4.
Quanto ao espaço para raiz, isso vai de você mesmo.

A placa de vídeo é uma bem simples: GeForce GT 520. Eu ainda não instalei o Ubuntu, mas rodei pelo live cd e notei que o vídeo aparentemente ficou bom. Exceto que em live cd não tem drivers, só instalando mesmo.

A respeito da swap, por que ficaria lento?
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2012, 08:02 »
se for instalar apenas ubuntu:
sda1/ext4/20 a 30gb/raiz
sda2/swap/1 a 2gb
sda3/ext4/home/restante do hd

Sim apenas ubuntu nesse HD. A tua dica me parece ser boa, mas vou esperar mais dicas antes de fechar o tópico como resolvido. ::)
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2012, 12:14 »
Uma instalação tipica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

-eu prefiro um /raiz de pelo menos 20gb pq assim vc pode instalar muitos programas extras sem sufoco
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 12:15 por clodoaldops »

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:54 »
Uma instalação tipica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

-eu prefiro um /raiz de pelo menos 20gb pq assim vc pode instalar muitos programas extras sem sufoco

Sim, por isso também me preocupo com espaço na "raiz". Também, coisa que esqueci de mencionar, prefiro usar versões LTS do ubuntu. Seis em seis meses ficar mudando não fica bem pra mim não. Acho que as versões "normais" são como um campo de testes para versões LTS. (não digo que são, pois não sei se é, apenas encaro assim. Ou seria? E também as LTS são mais estáveis)
Pelo que sei é necessário mesmo uma partição swap, como menciona o link que tem aqui. Só não entendi o que alguém aqui falou de que com 6GB, no meu caso, ser desnecessário uma swap. ???
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2012, 12:47 »
"Para além da partição do próprio Ubuntu e da partição dos seus dados pessoais, é aconselhável que faça também uma partição “Swap“, que servirá como ajuda da memória RAM aquando de possíveis excessos de memória usada (é também importante para o Ubuntu hibernar!). Na teoria, esta partição deverá ter o dobro do tamanho da RAM que o seu computador tem, no entanto, a equipa do Ubuntued não acha necessário criar uma partição superior a 2GB para memória auxiliar. Mas, caso você pense em hibernar o seu computador, visto que esse processo passa toda a memória RAM para a Swap, então convém que essa partição tem mais espaço que o tamanho da memória RAM. Como no exemplo deste artigo se tem apenas 1GB de memória RAM, neste artigo a partição da SWAP irá ter 2GB de espaço. Esta partição, nos computadores novos que têm mais de 1GB de memória, poderá ser abdicada em prol de mais espaço para os seus dados, no entanto não é recomendado."
http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos

-num desktop com 6gb/ram deixar 1gb/swap "tá bão dimais"

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu 12.04 nessa configuração. Que recomendação?
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2012, 14:29 »
"Para além da partição do próprio Ubuntu e da partição dos seus dados pessoais, é aconselhável que faça também uma partição “Swap“, que servirá como ajuda da memória RAM aquando de possíveis excessos de memória usada (é também importante para o Ubuntu hibernar!). Na teoria, esta partição deverá ter o dobro do tamanho da RAM que o seu computador tem, no entanto, a equipa do Ubuntued não acha necessário criar uma partição superior a 2GB para memória auxiliar. Mas, caso você pense em hibernar o seu computador, visto que esse processo passa toda a memória RAM para a Swap, então convém que essa partição tem mais espaço que o tamanho da memória RAM. Como no exemplo deste artigo se tem apenas 1GB de memória RAM, neste artigo a partição da SWAP irá ter 2GB de espaço. Esta partição, nos computadores novos que têm mais de 1GB de memória, poderá ser abdicada em prol de mais espaço para os seus dados, no entanto não é recomendado."
http://ubuntued.info/como-particionar-o-disco-para-instalar-o-ubuntu-em-5-minutos

-num desktop com 6gb/ram deixar 1gb/swap "tá bão dimais"

Vou seguir essas dicas, obrigado!
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!