Autor Tópico: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?  (Lida 12351 vezes)

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #15 Online: 06 de Agosto de 2012, 14:26 »
Também acho que o Unity poderia listar os programas instalados por categoria, e é muito fácil pensar em como ele poderia fazer isso. Por exemplo, ao clicar no botão Aplicativos, poderia aparecer ícones em um dos lados (esquerdo ou direito) que representassem as categorias e rótulos flutuantes para descrevê-los em texto. Ou seja ao colocar o mouse sobre o ícone de um joystick, o texto Jogos poderia aparecer, e ao clicar apenas os jogos instalados apareceriam onde antes estavam todos os programas.

Não há porque dizer que o Unity não foi feito para menus clássicos, é claro que é possível fazer isso, basta apenas pensar, mas parece que as pessoas não gostam muito disso.

Ah, e melhor ainda seria se o usuário pudesse facilmente escolher isso, e nativamente, sem ter de instalar nada.

Afinal, "Ubuntu, Linux para seres humanos."
Canonical, você está fazendo isso errado!

Mas você está esquecendo que os SO estão se voltando para a forma "tela de toques", para a forma dos tablets (até o windows será assim), então menus com submenus, da forma clássica, não tem razão de ser, pois o toque em uma opção ficará difícil devido ao espaço do campo num menu estilo clássico. Tudo vai ficar na forma de ícones mesmo para tocar.

Um detalhe nas primeiras opções do Ubuntu com unity havia sim um menu com o clique direito do botão do mouse sobre a barra que mostrava as categorias e nas versões mais novas isso não aparece mais. É mais um indício que o modo clássico morreu de vez e o futuro é o modo touch screen.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Unity deveria ter pelo menos um botão de menu completo. Porque afirmo isso...?
« Resposta #16 Online: 06 de Agosto de 2012, 14:41 »
 linuser104

Concordo contigo.
O Windows 8 já abandonou aquela barrinha embaixo, o ubuntu tá indo pro mesmo caminho.
Particularmente eu prefiro o unity do que o windows 7 (visualmente falando).
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Willder

• Visitante
« Resposta #17 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:12 »
Mas você está esquecendo que os SO estão se voltando para a forma "tela de toques", para a forma dos tablets (até o windows será assim), então menus com submenus, da forma clássica, não tem razão de ser, pois o toque em uma opção ficará difícil devido ao espaço do campo num menu estilo clássico. Tudo vai ficar na forma de ícones mesmo para tocar.

Um detalhe nas primeiras opções do Ubuntu com unity havia sim um menu com o clique direito do botão do mouse sobre a barra que mostrava as categorias e nas versões mais novas isso não aparece mais. É mais um indício que o modo clássico morreu de vez e o futuro é o modo touch screen.
Não, é justamente o que falei, os menus de categorias poderiam ser exibidos em ícones, por exemplo um joystick representa a categoria jogos, e por ai vai. Mesmo em uma tela pequena, se o Unity exibe nela apenas 4 aplicativos seguidos, poderiam ser deixados 3 e, ao lado, uma barra com os ícones representando as categorias.

Deixa eu tentar explicar melhor. Sabe os ícones pequenos no lançador na parte de baixo que lhe levam para os arquivos e programas mais usados, ou para todos os programas instalados e por ai vai? Exatamente assim, só que na vertical esquerda de Todos os os aplicativos, bastando clicar em um para filtrar os resultados.

linuser104

Concordo contigo.
O Windows 8 já abandonou aquela barrinha embaixo, o ubuntu tá indo pro mesmo caminho.
Particularmente eu prefiro o unity do que o windows 7 (visualmente falando).
O Windows 8 não abandonou a "barrinha embaixo" (Barra de Tarefas), ele abandonou o Menu Iniciar.

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
« Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:27 »

O Windows 8 não abandonou a "barrinha embaixo" (Barra de Tarefas), ele abandonou o Menu Iniciar.
[/quote]

Então isto mesmo que eu quis dizer, visualmente ele é um tablet mesmo o cara tendo um monitor acima de 17" + fica ridiculo aquele visual. O pessoal está colocando o stardock - star8 para dar um tapa visual no win8.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

redstormwind

• Visitante
« Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:32 »
Bem, minha idéia de ter uma divisão de categorias também não deixa de lado o recurso touchscreen, conforme Wilder mencionou.
Não é um menu clássico estilo gnome e xp, como já mencionei, com menus e submenus, mas uma nova forma de menu já pronto dividido em categorias no botão dash do Unity. Sei que dá para fazer, por isso tenho (temos) essa idéia.
acrescentar um menú clássico seria um comportamento muito retrógrado, já que sabemos que Ubuntu quer ser disponível tanto para desktops como para dispositivos móveis. Acho eu que a idéia de ter um menu uniria o melhor do mundo desktop/notebook e dispositivos móveis, agradando pelo menos a maioria.
Enviei a sugestão para o canonical e mandaram-me um e-mail dizendo que minha sugestão será avaliada pela equipe de desenvolvimento.
Vamos ver...

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: 06 de Agosto de 2012, 16:54 »

Não, é justamente o que falei, os menus de categorias poderiam ser exibidos em ícones, por exemplo um joystick representa a categoria jogos, e por ai vai. Mesmo em uma tela pequena, se o Unity exibe nela apenas 4 aplicativos seguidos, poderiam ser deixados 3 e, ao lado, uma barra com os ícones representando as categorias.

Deixa eu tentar explicar melhor. Sabe os ícones pequenos no lançador na parte de baixo que lhe levam para os arquivos e programas mais usados, ou para todos os programas instalados e por ai vai? Exatamente assim, só que na vertical esquerda de Todos os os aplicativos, bastando clicar em um para filtrar os resultados.

No momento não estou no meu pc com ubuntu para falar com mais propriedade, mas por exemplo aqueles ícones pequenos no lançador na parte debaixo que lhe levam para determinados lugares estão no clique do botão direito do mouse sobre o ícone do Ubuntu, o primeiro do lançador. Antes aparecia as categorias (jogos, acessórios, internet) nas versões anteriores do Unity/Ubuntu.

O que continuo falando e sinto, posso estar errado, é que as pessoas ainda não viram os filtros, por exemplo, na categoria todos os programas. Lá na parte superior direita tem acho que assim Filtros de Resultados... aí ao clicar nele tem várias opções: Acessórios, internet, sistema, jogos....

Para mim isso faz exatamente o que alguns aqui estão propondo, não vejo qual seria a queixa quanto a querer algo parecido, não igual, ao modo clássico de disposição por categorias.

O filtro só irá mostrar os ícones por categorias de filtros e caso só mostre os mais recentes usados naquela categoria, tem uma seta ao lado (mostrar n resuntaldos) para mostrar todos daquela categoria e por ordem alfabética dos ícones dos aplicativos.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 16:58 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
« Resposta #21 Online: 06 de Agosto de 2012, 17:26 »
E aquelas lentes lá além dos filtros dá para adicionar ou remover algumas dependendo do gosto.

Willder

• Visitante
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2012, 17:31 »
No momento não estou no meu pc com ubuntu para falar com mais propriedade, mas por exemplo aqueles ícones pequenos no lançador na parte debaixo que lhe levam para determinados lugares estão no clique do botão direito do mouse sobre o ícone do Ubuntu, o primeiro do lançador. Antes aparecia as categorias (jogos, acessórios, internet) nas versões anteriores do Unity/Ubuntu.
[...]
E no momento estou no Windows com 13 abas abertas no navegador, não posso reiniciar agora para verificar (o Windows está em dual-boot com o Ubuntu).

Mas o Unity deveria ser voltado para dispositivos móveis, e esses dispositivos tem tela pequena... percorrer por mais de 100 programas nessas condições para achar e abrir 1 deles não parece ser muito agradável.

Continuo com a ideia de que filtrar os resultados clicando nos ícones da forma que falei parece melhor (e mais intuitivo), mesmo que seja na escolha do usuário. Ou seja, os ícones ficam lá, você clica para filtrar se quiser.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 06 de Agosto de 2012, 17:55 »

E no momento estou no Windows com 13 abas abertas no navegador, não posso reiniciar agora para verificar (o Windows está em dual-boot com o Ubuntu).

Mas o Unity deveria ser voltado para dispositivos móveis, e esses dispositivos tem tela pequena... percorrer por mais de 100 programas nessas condições para achar e abrir 1 deles não parece ser muito agradável.

Continuo com a ideia de que filtrar os resultados clicando nos ícones da forma que falei parece melhor (e mais intuitivo), mesmo que seja na escolha do usuário. Ou seja, os ícones ficam lá, você clica para filtrar se quiser.

Vejo o Ubuntu com Unity um sistema híbrido, um meio termo, feito para usar em computadores desktops/notebook/netbook e para usar em tablet/Tvs não é um SO para usar em telefones celulares, acho que esse ainda não é o foco dele (unity).

Quando me acostumei com o Unity nunca mais usei menus (aquelas lentes de categorias) e portanto sei que esteticamente não é muito agradável aquela lista enorme de ícones, passando a só usar a barra lateral esquerda (lançador) e a tecla super (winkey)+campo de pesquisas ao qual só digito as iniciais dos meus programas para abri-los depois, pois sei os nomes dos meus aplicativos instalados e o que quero usar.

Como disse antes a dificuldade é inicial, pois com o tempo todos sabem o que utilizam e seus respectivos nomes, então para que ficar percorrendo menus, submenus para abrir o que deseja?

« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 18:03 por linuser104 »

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #24 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:03 »

Vejo O Ubuntu com Unity um sistema híbrido, um meio termo, feito para usar em computadores desktops/notebook/netbook e para usar em tablet/Tvs não é um SO para usar em telefones celulares, acho que esse ainda não é o foco dele (unity).

Quando me acostumei com o Unity nunca mais usei menus (aquelas lentes de categorias) e portanto sei que esteticamente não é muito agradável aquela lista enorme de ícones, passando a só usar a barra lateral esquerda (lançador) e a tecla super (winkey)+campo de pesquisas ao qual só digito as iniciais dos meus programas para abri-los depois, pois sei os nomes dos meus aplicativos instalados e o que quero usar.

Como disse antes a dificuldade é inicial, pois com o tempo todos sabem o que utilizam e seus respectivos nomes, então para que ficar percorrendo menus, submenus para abrir o que deseja?

Tudo indica que as telas touch vão dominar o mercado, aí só com ícones.Não dá para menus, sub-menus.
Usuário Linux- 449417

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #25 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:07 »

Tudo indica que as telas touch vão dominar o mercado, aí só com ícones.Não dá para menus, sub-menus.

Mas se tudo for tecla de toque como fica a edição de um texto, criação de uma planilha, elaboração de um projeto vetorial em AutoCAD? Nem tudo pode ser em tela de toque e isso para mim é algo mais para tablets onde o foco é o consumo de mídia, entretenimento, leitura apenas e não produtividade em alguns aspectos.

Sei que existe o teclado virtual, mas como fica a ergonomia com ele num trabalho produtivo e trabalhoso?
« Última modificação: 06 de Agosto de 2012, 18:08 por linuser104 »

Willder

• Visitante
« Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:11 »
Vejo O Ubuntu com Unity um sistema híbrido, um meio termo, feito para usar em computadores desktops/notebook/netbook e para usar em tablet/Tvs não é um SO para usar em telefones celulares, acho que esse ainda não é o foco dele (unity).
[...]
Concordo que a dificuldade é inicial ou melhor, até discordo porque eu não senti dificuldade, mas acho bagunçado demais para qualquer novato todos os aplicativos juntos e pouco intuitivo essas tais lentes... inclusive eu fiquei até curioso agora para ver o que são, eu acho que deve ter deixado passar despercebido elas...

Em todo caso, reforço ainda mais minha opinião pensando na vinda do Steam e seus jogos para cá, vai aumentar consideravelmente mais o número de ícones lá.

Para mim tudo bem, penso apenas nos usuários iniciantes, gostaria muito que o número deles aumentasse. E penso também que a opção de escolha é importante, e mais ainda se ela for possibilitada nativamente.
Mas se tudo for tecla de toque como fica a edição de um texto, criação de uma planilha, elaboração de um projeto vetorial em AutoCAD? Nem tudo pode ser em tela de toque e isso para mim é algo mais para tablets onde o foco é o consumo de mídia, entretenimento, leitura apenas e não produtividade em alguns aspectos.

Sei que existe o teclado virtual, mas como fica a ergonomia com ele num trabalho produtivo e trabalhoso?
+1

E acho que todas as empresas estão matando o desktop comum em pró desse tipo de dispositivo.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #27 Online: 06 de Agosto de 2012, 18:22 »
@linuser104, disse que a tendência do mercado é para tela touch, não disse que o desktop ia acabar, continuará, mas em proporção menor(nichos).
Veja você que MS, Apple estão caminhando nessa direção.
Usuário Linux- 449417

Darcamo

• Visitante
« Resposta #28 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:14 »
Acho que o X da questão é justamente uma mudança de paradigmas, onde temos agora um desktop "voltado a buscas".

Quer gravar um CD?
Você pode buscar (apenas um pedaço da palavra basta) por "brasero", por "CD", por "grav", etc..
Não precisa saber em que menu ou categoria o brasero está. Nem precisa saber o nome dele. Acho isso muito mais fácil do a melhor estrutura de menus que alguém possa pensar.

As categorias ainda existem (e devem existir), mas como filtros para as (raras) vezes em que você quer realmente ver a lista de todos os programas isntalados.
Acho que é assim que o Unity (e o Gnome Shell) foram pensados para serem usados (posso estar errado, claro, e cada um também tem sua preferência).

Claro que nem sempre funciona bem. Acho que a busca do dash ainda não é tão boa quanto o gnome-do, por exemplo, mas o melhor é aperfeiçoar a busca para que qualquer pessoa possa encontrar facilmente o que quer ao invés de voltar atrás e retomar o velho paradigma da estrutura de menus.

O hud é outro que vem nessa linha, mas ao invés de aplicativos ele serve para as opções nos menus dos programas. Esse eu acho que ainda tem muito a melhorar e nesse caso acho que os menus precisam continuar, mas o futuro promete.

Offline linuser104

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #29 Online: 06 de Agosto de 2012, 20:37 »
@linuser104, disse que a tendência do mercado é para tela touch, não disse que o desktop ia acabar, continuará, mas em proporção menor(nichos).
Veja você que MS, Apple estão caminhando nessa direção.

Ok, aí sim um complementa o outro, mas não tomar o "mercado" do outro como alguns pensam que os tablets vão fazer. Sabe às vezes fico pensando aqui se os tablets não são modismos.